Prova Escrita de  Física e Química  – Versão 1

Prova: Teste nº 19ºAno 

Duração do Teste: 90 minutos

  • Conteúdo : Movimentos e Forças

 


Grupo I


 

  • Descrição do movimento ( 20 pontos ) 

1. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações. (5 pontos)

A – Para descrever o movimento de um corpo é necessário conhecer as sucessivas posições o corpo vai ocupando, ao longo do tempo, relativamente a um referencial. 

B – A distância percorrida por um corpo não depende da trajetória. 

C – Um corpo pode estar simultaneamente em movimento e em repouso em relação a um mesmo referencial. 

D – Um corpo que se encontra em repouso relativamente a uma pessoa também se encontra em repouso relativamente a qualquer outra pessoa. 

E – Um corpo está em movimento independentemente do referencial escolhido. 

Resolução

Verdadeiras: A

Falsas : B ; C ; D ; E ;  

 

2. Conhecer a trajetória de um corpo entre duas posições é importante, pois permite-nos obter a distância percorrida por esse corpo entre essas duas posições. (2 + 2 pontos)

2.1. O que é a distância percorrida ou espaço percorrido por um corpo?

2.2. Porque é que se diz que a distância percorrida ou espaço percorrido é uma grandeza escalar?

Resolução

2.1.

⇒ A distância percorrida ou espaço percorrido por um corpo no seu movimento entre duas posições é o comprimento da trajetória do corpo entre essas duas posições.

2.2.

⇒ A distância percorrida. ou espaço percorrido é uma grandeza escalar, pois é uma grandeza que fica completamente caracterizada pelo seu valor.

 

3. Qual é a direção e o sentido do deslocamento? (2 pontos)

Resolução

⇒ A direção do deslocamento é a da reta que une a posição inicial com a posição final;

⇒ O sentido do deslocamento é da posição inicial para a posição final.

 

4. Quando a Inês foi a Londres deu uma volta numa roda gigante de raio 67,5 m, chamada “The London Eye”. (3 + 3 + 3 pontos)

 

4.1. Determina, a distância percorrida, s, e o deslocamento, ∆x, quando a Inês vai do ponto A até B.

4.2. Determina, a distância percorrida, s, e o deslocamento, ∆x, quando a Inês vai do ponto A até C.

4.3. Calcula, a distância percorrida, s, e o deslocamento, ∆x, quando a Inês dá uma volta completa.

Resolução

4.1.

⇒ Distância percorrida:

  • s = 2π r = 424/4 = 106 m

⇒ Deslocamento:

  • ∆x2 = 67,52 + 67,52 ⇔  ∆x = 95,5 m

4.2.

⇒ Distância percorrida:

  • s = 2π r/2 = 212 m

⇒ Deslocamento:

  • ∆x = 2 r  ⇔ ∆x = 135 m

4.3.

⇒ Distância percorrida:

  • s = 2π r = 424 m

⇒ Deslocamento:

  • ∆x = 0 m

 


Grupo II


 

  • Descrição do movimento ( 20 pontos ) 

1. Para carregar umas caixas, uma empilhadeira, partindo da posição A, dirige-se às caixas que se encontram na posição B. Depois de as carregar recua até à posição C onde se encontra o camião. (2 + 2 + 4 + 2  pontos)

Nota: A representação não está à escala.

1.1. Identifica a posição inicial e a posição final da empilhadeira.

1.2. Se a origem do referencial fosse a posição B, qual seria a coordenada cartesiana da posição da máquina empilhadeira no final do movimento?

1.3. A componente escalar do deslocamento no percurso descrito no texto é …

      (A) … – 45 m.

      (B) … – 35 m.

      (C) … 35 m.

      (D) … 45 m.

1.4. Calcula a distância total percorrida pela empilhadeira. Compara o valor obtido com o módulo do deslocamento.

Resolução

1.1 

  • xi = -10 m ;
  • xf = – 45 m ;

1.2

  • xf = – 70 m

1.3 Opção (B)

1.4 d = 105 m

Embora a trajetória efetuada pela empilhadeira tenha sido retilínea, como houve inversão no sentido do movimento, a distância percorrida é superior ao módulo do deslocamento.

 

2. No estudo do movimento de uma partícula material, a definição de posição está associada à ideia de lugar; já os conceitos de distância percorrida e de deslocamento estão relacionados com a variação da posição da partícula material. (4 + 4 pontos)

2.1. Quando, durante o movimento de um corpo, a posição inicial coincide com a posição final, …

(A) … o módulo do deslocamento é nulo, independentemente do tipo de trajetória.

(B) … a distância percorrida é nula, independentemente do tipo de trajetória.

(C) … o módulo do deslocamento é nulo, se a trajetória for retilínea.

(D) … a distância percorrida é nula, se a trajetória for retilínea.

2.2. Quando um corpo efetua um movimento ao longo de uma trajetória …

(A) … retilínea, a distância percorrida é sempre igual ao módulo do deslocamento sofrido pelo corpo.

(B) … retilínea, a distância percorrida é sempre superior ao módulo do deslocamento sofrido pelo corpo.

(C) … curvilínea, a distância percorrida é sempre superior ao módulo do deslocamento sofrido pelo corpo.

(D) … curvilínea, a distância percorrida é sempre igual ao módulo do deslocamento sofrido pelo corpo.

Resolução

2.1 Opção (A)

2.2 Opção (C)

 

3. O que podemos utilizar para descrever ou conhecer as sucessivas posições que um corpo vai ocupando relativamente a um referencial? (2 pontos)

Resolução

⇒ Para descrever ou conhecer as sucessivas posições que um corpo vai ocupando relativamente a um referencial podemos utilizar imagens, onde se mostram as posições que o corpo ocupa ao longo do tempo, ou tabelas, onde se mostra a posição ocupada pelo corpo em sucessivos instantes, ou ainda gráficos.

 


Grupo III


 

  • Gráficos posição-tempo ( 20 pontos ) 

1. A figura apresenta o gráfico visualizado no ecrã de um computador ligado a um sensor de movimento. (4 + 3 pontos)

1.1. Para fazer a correspondência ao gráfico, deverá começar por _____ do sensor e inverter _______ vez(es) o sentido do movimento.

     (A) … afastar-se … uma

     (B) … afastar-se … duas

     (C) … aproximar-se … uma

     (D) … aproximar-se … duas

1.2. Descreve o movimento deverá efetuar em frente ao sensor para obter a correspondência entre o gráfico proposto e o gráfico do movimento executado.

Resolução

1.1 Opção C

1.2

Partindo de uma posição inicial de cerca de 2.5 m em relação ao sensor,  deverá estar em movimento de aproximação ao sensor quando este for ligado.

Passados cerca de 3.0 s, deverá inverter o sentido do movimento e, ao fim de cerca de 6,5 s, deverá continuar a afastar-se do sensor, mas mais lentamente.

 

2. Comenta a afirmação seguinte: (1 + 2 pontos)

“Se dois carros, que se deslocam ao longo de uma trajetória retilínea e sem inversão do sentido do movimento, percorrerem distâncias iguais, apresentam o mesmo deslocamento”.

Resolução

  • Falsa.

Nestas condições o deslocamento efetuado pelos dois carros tem a mesma direção, o mesmo módulo, mas poderão ter sentidos diferentes, logo o deslocamento, que é uma grandeza física vetorial, pode não ser igual.

 

3. Considera o seguinte gráfico posição-tempo que diz respeito ao movimento de um carro que se move em linha reta durante 30 minutos. (2 + 2 + 2 + 2 + 2 pontos)

3.1.  Indica a posição do automóvel nos instantes t = 6 min e t = 26 min;

3.2. Indica os intervalos de tempo em que o automóvel se deslocou no sentido positivo e negativo do eixo xx;

3.3. Indica quanto tempo o automóvel esteve parado.

3.4. Determina a distância percorrida, s, pelo automóvel no intervalo de tempo [ 0 ; 30 ] min;

3.5. Calcula o deslocamento escalar, ∆x, do automóvel no intervalo de tempo [ 0 ; 26 ] min;

Resolução

3.1.

⇒ t = 6 min x = 20 m

⇒ t = 26 min x = 30 m

3.2.

⇒ Sentido positivo [0 ; 18] s ∆t = 18 min

⇒ Sentido negativo [22 ; 30] s ∆t = 4 min

3.3.

⇒ [18 ; 22] s ∆t = 4 min

3.4.

⇒ s = | x18 – x0 | + | x30 – x22| = | 60 – 0 | + | 0 – 60 | = 120 km

3.5.

⇒ ∆x = xf – xi =  x26 – x0 = 30 – 0 = 30 km

 


Grupo IV


 

  • Rapidez e velocidade ( 20 pontos ) 

1. Num exercício de treino de basquetebol, o Duarte corre a distância de 14,0 m do campo e volta para a posição inicial. (4 + 4  pontos)

O Duarte faz este exercício três vezes em 60 s.

1.1 Ao fim dos 60 s, o valor da componente escalar do deslocamento no percurso feito pelo Duarte é

      A. 0,0 m

      B. 28 m

      C. 56 m

     D. 84 m

1.2 Durante a totalidade do exercícios, a rapidez média do Duarte e a componente escalar da velocidade média são, respetivamente,

     A. 0,0 m s-1  e 1,4 m s-1.

     B. 0,50 m s-1 e 1,4 m s-1

     C. 1,4 m s-1 e 0,0 m s-1

     D. 2,8 m s-1 e 0,0 m s-1

Resolução

1.1 Opção (A)

1.2 Opção (C)

 

2. Um avião de longo curso demora 6 h 30 m a ir de Lisboa a Nova Iorque com uma rapidez média de 930 km/h. (4 pontos)

Seleciona a opção que corresponde ao valor da rapidez média do avião expressa em metros por segundo.

Resolução

  • Opção (B) 

 

3. Um ciclista percorreu uma distância de 160 km em 4 horas, com movimento retilíneo uniforme. (3 + 2 + 3 pontos)

3.1. Calcula a sua rapidez média em km/h.

3.2. Indica a distância percorrida pelo ciclista em 1 hora de viagem.

3.3. Calcula a distância percorrida pelo ciclista no intervalo de tempo de 1 min.

Resolução

3.1.

⇒  rm = s/∆t = 160/4 = 40 km/h

3.2.

  • A distância percorrida foi de 40 km, em 1 hora de viagem.

3.3.

⇒ ∆t = 1 min = 60 s

⇒  rm = s/∆t = 160/4 = 40 km/h = 40 000/3600 = 11,1 m/s

  • rm = s/∆t ⇔ 11,1 = s/60 ⇔ s = 667 m

 


Grupo V


 

  • Rapidez e velocidade ( 20 pontos ) 

1. No dia a dia, podes verificar que há movimentos que são mais rápidos do que outros. (4 pontos)

O que é rapidez média, rm?

Resolução

⇒ A rapidez média, rm, é uma grandeza escalar que nos indica a distância percorrida ou espaço percorrido por um corpo por unidade de tempo.

⇒ A rapidez média calcula-se dividindo a distância ou espaço percorridos, s, pelo intervalo de tempo, ∆t, que demora a percorrer essa distância.

 

2. Considera uma roda gigante cujo movimento é no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio. (4 pontos)

Esquematiza o vetor velocidade nas cadeiras A e B. Tem em conta o tamanho relativo dos vetores.

Resolução

 

 

3. O gráfico da figura mostra como variou a posição de um corpo que se move em linha reta, em função do tempo. (3 + 3 + 6  pontos)

3.1. Calcula a componente escalar da velocidade média entre as posições A e G.

3.2. Determina a rapidez média entre as posições A e G.

3.3. Classifica de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.

(A) O gráfico permite concluir que o corpo descreveu uma trajetória curvilínea de A a G.

(B) O corpo deslocou-se 30 m no sentido positivo.

(C) O corpo inverteu o sentido do movimento na posição F.

(D) A rapidez média entre as posições A e B foi superior à rapidez média entre as posições E e F.

(E) A rapidez média entre as posições A e B foi igual à rapidez média entre as posições E e F.

(F) A componente escalar da velocidade média entre as posições E e G foi de – 1,0 m s-1

Resolução

3.1

3.2  

3.3

(A) Falso ;

(B) Falso ;

(C) Falso ;

(D) Falso ;

(E) Verdadeiro ;

(F) Verdadeiro ;

 

FIM

 

 


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