Ficha n.º 2 – Tipos de ciclos de vida

 


Ficha n.º 2 – Ciclos de vida e transmissão do património genético


Os elementos abióticos presentes na natureza  renovam-se ciclicamente, tais como a água, o carbono e o enxofre. Para os seres vivos não é diferente: as características contidas no genoma de um organismo são transmitidas de geração para geração. Este processo não consiste apenas na divisão de células e na reprodução dos organismos, mas também nos processos capazes de transmitir as informações contidas num indivíduo para as gerações seguintes. O conjunto dos eventos de desenvolvimento e reprodução que são contemplados durante a vida de um indivíduo, população ou espécie é conhecido como histórico de vida. Ciclo de vida é o termo mais conhecido quando nos referimos ao conjunto destes processos, no entanto é conveniente salientar que histórico é um termo mais apropriado uma vez que nem sempre um ciclo completo ocorre e  os desvios  são também comuns.

 

Figura 1 – Ciclo de uma alga verde (adaptado de: https://www.researchgate.net/publication/318429331_Nutricao_mineral_avaliando_a_escassez_nutricional_em_plantas)

 

Na natureza nem sempre o que está contemplado no histórico de vida acontecerá com os indivíduos de forma cíclica, seguindo as setas propostas em um esquema simplificado. Muitas vezes mais um modo de reprodução poderá  ocorrer: algas que são capazes de se reproduzir sexuadamente, também podem se reproduzir por fragmentação, por exemplo.

adaptado de:VI Botânica no Inverno 2016 / Org. Miguel Peña H. [et al.]. – São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Departamento de Botânica, 2016. 223p. : il.

 

1.Explique a importância das algas  no ciclo do carbono.

 

Resolução

  •  Tópico 1: Referência a que as algas são organismos autotróficos ou seja, usam o carbono inorgânico (CO2) para produzir  carbono orgânico que armazenam sob a forma de compostos orgânicos.
  •  Tópico 2: referência à utilização dos compostos orgânicos pelas algas ou  pelos organismos consumidores das algas   no processo de respiração aeróbia.
  •  Tópico 3: referência à  relação entre a oxidação dos compostos orgânicos na respiração aeróbia, a ocorrência de descarboxilações e a devolução do carbono  ao meio abiótico sob a forma de CO2.

 

2. A figura 1 representa um ciclo de vida _______ em que a meiose é ______.

 

(A) haplonte ….. pós-zigótica

(B) haplonte …. pré-gamética

(C) diplonte …. pós-zigótica

(D) diplonte …. pré-gamética

Resolução

  • Opção A

 O ciclo de vida representado na figura é um ciclo de vida haplonte. A meiose ocorre imediatamente após a formação do ovo ou zigoto dizendo-se pós-zigótica.

 

3. No ciclo de vida representado na figura a única entidade diplóide é ________.

 

(A) o indivíduo adulto.

(B) os gâmetas.

(C) a entidade multicelular.

(D) o ovo ou zigoto

Resolução

  • Opção D

 O ciclo representado na figura é um ciclo haplonte. Num ciclo de vida haplonte a única célula diplóide do ciclo é o ovo ou zigoto.

 

4.  A análise do cariótipo das diferentes entidades do ciclo de vida representado na figura 1, revelaria a presença de pares de cromossomas homólogos ______.

 

(A) no gâmeta + e no gâmeta –

(B) no ovo ou zigoto

(C) na entidade multicelular

(D) no indivíduo adulto

Resolução

  • Opção B

 Uma célula que apresenta pares de cromossomas homólogos é uma célula diplóide. A única célula diplóide deste ciclo é o ovo ou zigoto. Assim, será de esperar a presença de pares de cromossomas homólogos apenas no ovo ou zigoto.

 

5.  As recombinações génicas associadas ao processo de crossing-over   tem lugar em _______ e no ciclo de vida representado na figura 1 esse fenómeno tem lugar _____.

 

(A) Profase I ……  no ovo ou zigoto

(B) Profase I …….. no entidade multicelular.

(C) Profase II ……… no ovo ou zigoto

(D) Profase II …….. na entidade multicelular.

Resolução

  • Opção A

 O processo de crossing-over tem lugar na Profase I da meiose. Como no ciclo de vida representado na figura 1 a meiose é pós-zigótica o crossing-over tem lugar no ovo ou zigoto para a formação de células haplóides.

 

6.  Como crossing-over envolve  a troca de segmentos entre  ________  de cromossomas homólogos  e este processo apenas poderá ter lugar num núcleo  ______.

 

(A) cromatídeos irmãos ….. haplóide

(B) cromatídeos não irmãos ….diplóide

(C) cromatídeos irmãos …. diplóide

(D) cromatídeos não irmãos ….. haplóide

Resolução

  • Opção B

 O processo de crossing-over envolve a troca de segmentos entre cromatídeos não irmãos de cromossomas homologos. Este processo apenas poderá ter lugar num núcleo onde estejam presentes pares de cromossomas homólogos, ou seja num núcleo diplóide.

 

7.  A I divisão meiótica é  uma divisão_____ e no final desta primeira divisão cada cromossoma é constituído por ____.

 

(A) equacional ….. dois cromatídeos

(B) equacional ….. um cromatídeo

(C) reducional …. dois cromatídeos

(D) reducional …. um cromatídeo

Resolução

  • Opção C

 A primeira divisão meiótica é reducional pois consiste na separação dos cromossomas homólogos. No final da primeira divisão meiótica em cada núcleo resultante apresenta metade do número de cromossomas do núcleo que iniciou a divisão e cada cromossoma apresenta dois cromatídeos.

 

8. O ciclo de vida representado na figura 1 apresenta alternância de ______ e  a fase dominante é a _____.

 

(A) gerações ….. haplofase

(B) gerações ….. diplofase

(C) fases nucleares ….  haplofase

(D) fases nucleares …. diplofase

Resolução

  • Opção C

 O ciclo representado na figura é um ciclo haplonte. Num ciclo haplonte existe alternância de fases nucleares mas não existe alternância de gerações ( a alternância de gerações é característica dos ciclos haplodiplontes). Num ciclo haplonte a fase dominante é a haplofase.

 

9. Em condições ambientais desfavoráveis as algas recorrerem a processos de reprodução________ .

 

(A) sexuada, que permitem criar um elevado número de descendentes num  curto espaço de tempo.

(B) sexuada, que permitem aumentar a variabilidade genética da descendência.

(C) assexuada, que permitem um menor investimento energético na produção dos gâmetas.

(D) assexuada, que permitem criar um elevado número de descendentes num  curto espaço de tempo.

Resolução

  • Opção B

 Os seres que apresentam a capacidade de se reproduzir sexuada a assexuadamente, quando as condições ambientais são desfavoráveis, recorrem aos processos de reprodução sexuada, que permitem aumentar a variabilidade genética da descendência e assim aumentar a sua capacidade de sobrevivência face a um ambiente em constante mudança.

 

 

10.  Os gâmetas são sempre entidades ________ e no ciclo de vida 1 os gâmetas envolvidos na fecundação formam-se a partir da entidade multicelular adulta por _____.

 

(A) diploides ….. divisões mitóticas

(B) diploides …. divisões meióticas

(C) haploides ….. divisões mitóticas

(D) haploides …. divisões meóticas

Resolução

  • Opção C

 Os gâmetas são sempre entidadades haplóides. No ciclo de vida representado na figura 1 os gâmetas envolvidos na fecundação formam-se a partir da entidade multicelular. Como a entidade multicelular é haploide os gâmetas  envolvidos na fecundação formam-se a partir destas entidades multicelulares por mitose.

 

11. Ao contrário do que sucede nos processos de reprodução assexuada onde ________ , na reprodução sexuada constituem fontes de variabilidade genética _______.

 

(A) nunca existe variabilidade genética …… a fecundação, a meiose e as mutações.

(B)  nunca existe variabilidade genética ….. apenas a meiose e a fecundação.

(C) a única fonte de variabilidade são as mutações …… a fecundação, a meiose e as mutações.

(D) a única fonte de variabilidade são as mutações ….. apenas a meiose e a fecundação.

Resolução

  • Opção C

 Na reprodução assexuada a única fonte de variabilidade genética são eventuais mutações. Na reprodução sexuada constituem fontes de variabilidade genética, as mutações e as recombinações génicas resultantes da meiose e da fecundação.

 

12. Ordene pela sequência cronológica os acontecimentos envolvidos na formação de células haploides a partir de células diploides.

 

A. Formação de uma tétrada celular.

B. Disposição aleatória de pares de homólogos na zona equatorial.

C. Migração polar de cromatídeos.

D. Formação de uma díada celular.

E. Formação de uma tetrada cromatídica.

F. Rotura dos pontos de quiasma.

G. Formação do fuso acromático em células haplóides.

Resolução

  • E-B-F-D-G-C-A

 E- Profase I; B- Metafase I; F-Anafase I; D – final da primeira divisão/citocinese; G- Profase II; C- Anafase II;  A – final da segunda  divisão/citocinese.

 

13. Faça corresponder a cada afirmação da coluna A o respetivo termo que lhe corresponde.

 

Coluna A Coluna B
(A) Sinapse 

 

(B) Reconstituição do nucleólo em núcleos haplóides contendo cromossomas com um único cromatídeo.

(C) Desintegração do nucleólos em núcleos haplóides.

1. Prófase I 

 

2. Metafase I 

3. Anafase I 

4. Telofase I

5. Profase II

6. Metafase II

7. Anafase II

8. Telofase II

Resolução

  • A  1
  • B  8
  • C   5

 

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