Recursos Naturais

Recursos energéticos

Recursos renováveis e não renováveis


Os recursos naturais incluem todos os materiais  disponíveis no planeta e que o Homem pode usar para seu próprio benefício.

Os recursos geológicos  incluem os recursos energéticos, recursos minerais, recursos hídricos e o solo.

Os recursos podem classificar-se em renováveis e não renováveis.

 

 

Os recursos renováveis são aqueles cuja taxa de produção supera a sua taxa de utilização.

Os recursos não renováveis são aqueles que a humanidade consome a uma velocidade superior  à de produção desse mesmo recurso.

 

No entanto, como a terra é um sistema fechado todos os recursos acabam por ser finitos e limitados.

 

Assim, define-se como recurso  a quantidade de qualquer material geológico potencialmente explorável e  reserva os recursos que existem no solo/subsolo,  e cuja exploração é economicamente  viável.

 

O crescimento populacional, o desenvolvimento da indústria conduziu ao aumento do consumo de recursos com consequente sobreexploração dos mesmos, o que poderá conduzir a um rápido e precoce esgotamento dos mesmo.

Assim, entre as medidas que visam compensar o consumo excessivo de recursos não renováveis salienta-se  a procura de novas fonte de recursos, como a exploração dos fundos marinhos, a exploração  de recursos renováveis e a reciclagem de materiais.

Hoje em dia,   existe  a necessidade  de efetuar um desenvolvimento sustentável, o que implica a utilização dos recursos no presente sem comprometer a sua utilização pelas gerações futuras.

 

Recursos energéticos

  • O desenvolvimento da indústria desde a revolução industrial intensificou o consumo dos recursos energéticos.
  • Os recursos energéticos podem classificar-se em renováveis e não renováveis.
   
 
Fontes de Energia Não Renováveis
  • As fontes de energia não renováveis incluem os combustíveis fósseis e a energia nuclear.

 

  • A utilização de combustíveis fósseis constitui uma fatura elevada para o ambiente, na medida em que o seu consumo liberta gases de carbono que estão na origem do efeito de estufa e, consequentemente do aquecimento global, e gases de enxofre e de azoto que estão a origem das chuvas ácidas.

 

  • Dos combustíveis fósseis , o que apresenta maior procura é o petróleo.
  • O que ainda apresenta uma maior reserva é o carvão mas é o mais poluente.

 

  • A distribuição do petróleo e restantes combustíveis fósseis não é uniforme a nível mundial e por causa da disputa dos mesmos ocorrem graves conflitos.

 

  • Nos últimos anos, com a redução das reservas de combustíveis fósseis têm aumentando a utilização da energia nuclear.
  • Esta energia apresenta grande rentabilidade e baixo custo, no entanto os riscos associados à sua utilização, nomeadamente o risco de fugas radioativas dos reatores nucleares e o tratamento/armazenamento dos resíduos radioativos tem constituído  um importante entrave à sua utilização.
Fontes de energia renováveis
  • As fontes de energia renováveis incluem a energia geotérmica, hidroelétrica, solar (fotovoltaica e térmica), eólica, marinha e biomassa.

Energia Geotérmica

  • Durante o seu  processo de formação a terra acumulou grande quantidade de energia interna, que tem vindo continuamente a dissipar.
  • À quantidade de energia dissipada por unidade de área e de tempo dá-se o nome de fluxo geotérmico.
  • Os valores de fluxo geotérmico variam em diferentes locais da superfície terrestre, podendo registar-se anomalias geotérmicas.
  • Em regiões onde o gradiente geotérmico é elevado, como por exemplo, em regiões vulcânicas o calor interno da terra poderá ser usado como fonte de energia.

 

  • Quando as águas de infiltração, armazenadas em profundidade, são aquecidas podem (devido à variação da densidade) ascender e transportar o calor para a superfície.
  • É, no entanto importante, que a taxa de infiltração seja superior à taxa de extração, de forma a manter a sua recarga.

 

  • Os jazigos geotérmicos podem classificar-se em jazigos de baixa entalpia ou jazigos de alta entalpia.
  • Quando as temperaturas são superiores a 150ºC  diz-se de alta entalpia , permitindo assim a produção de energia elétrica.
  • Quando as temperaturas atingidas pelos fluídos são inferiores aos valores acima referidos diz-se de baixa entalpia e servem para aquecimento de águas sanitárias.

 

 

 

  •  

 

Energia Eólica

A energia eólica é usada para produzir eletricidade a partir da energia mecânica do vento, através da utilização de aerogeradores.

Energia solar

O calor e a luz do sol podem ser usadas para a produção de energia.

A instalação de painéis fotovoltaicos permite a produção de energia elétrica a partir da energia solar.

A energia solar pode ainda ser usada para o aquecimento de águas sanitárias.

Energia da Biomassa

A queima de resíduos orgânicos poderá ser usada como uma fonte de energia.

A biomassa pode ser usada para a produção de energia elétrica ou para a produção de óleos e de álcool de origem vegetal que podem ser usados como combustíveis.

  •  

Energia das marés

A energia do mar, mais precisamente a das ondas e das marés poderá ser usada para a produção de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
× Como podemos ajudar?