Ficha n.º 5 –Efeito do pH sobre a atividade da enzima nitrogenase em Calopogonium mucunoides


A acidez dos solos representa um problema que afeta grandes áreas agrícolas pelo mundo, principalmente nos trópicos, onde os teores de fósforo e azoto são limitantes. No caso do azoto, a fixação biológica de azoto (FBN) realizada pela simbiose do rizóbio com leguminosas, pode suprimir as necessidades de azoto dessa cultura, quando a nodulação por estirpes eficientes é estabelecida.

É necessária a presença do complexo enzimático nitrogenase, produzido pelo rizóbio, num ambiente celular com baixa concentração de oxigénio, obtida pela estrutura de parede do nódulo radicular, a presença de leg-hemoglobina e disponibilidade de forte redutor bioquímico. Todas estas condições são encontradas nos nódulos funcionais do sistema radicular de leguminosas, resultado da interação simbiótica.

A espécie Calopogonium mucunoides  é uma leguminosa típica de cerrado[1], muito utilizada como adubo verde e forrageira, porém, poucas pesquisas são desenvolvidas com as mesmas.

Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a estabilidade do sistema simbiótico em Calopogonium mucunoides em condições de diferentes pHs, através da avaliação da atividade da enzima nitrogenase.

[1]Cerrado – O Cerrado é considerado a maior savana do mundo em biodiversidade e compreende grande parte do território brasileiro. O  solo do Cerrado apresenta um pH ácido, variando de 4.3 a 6.2 aproximadamente.

Material e Métodos

– Sementes de Calopogonium mucunoides foram colocadas para germinar em dois vasos , após a germinação foram transplantadas para vasos individuais, contendo areia lavada e vermiculite (1:1), duas plantas por vaso.

– As plantas foram submetidas à inoculação e receberam solução nutritiva incompleta  baseada na solução de Hoogland & Arnon (pH5,5) durante quatro semanas, após o que foram estabelecidos os tratamentos.

– Em três lotes com 15 plantas cada um, o primeiro lote recebeu a solução nutritiva em faixa de pH 4,0 ; o segundo em pH5,5 ; e o terceiro lote com pH 7,0.

– Após 25 dias de tratamento, foi realizada a análise da atividade da enzima nitrogenase in vivo, pela quantificação de H2 libertado. Os nódulos foram contados e pesados. Os dados foram apresentados representando a média de três repetições.

Resultados

Os resultados obtidos encontram-se representados nos gráficos das figuras 1 e 2.

Figura 1Atividade da enzima nitrogenase em plantas de Calopogonium mucunoides submetidas a diferentes pHs. Dados expressos em μmol de H2∕g de tecido fresco.

Figura 2 Número de nódulos em plantas de Calopogonium mucunoides submetidas a diferentes pHs. Os dados representam a média de três repetições.

adaptado de http://www.feis.unesp.br/Home/Eventos/encivi/viencivi-2012/ferreira_ph_atividade-da-enzima-nitrogenase-em-calopogonium_63_final.pd

1. Tendo por base os dados fornecidos justifique a capacidade de sobrevivência  de Calopogonium mucunoides no cerrado brasileiro.

Resolução

Tópico 1 : Referência a que o solo do Cerrado é um solo pobre em nutrientes minerais, nomeadamente azoto e apresenta um pH ácido, variando de 4.3 a 6.2 aproximadamente.

Tópico 2 : Referência a que de acordo com os resultados obtidos a actividade da enzima nitrogenase e o número de nódulos nas plantas é superior para valores de pH de 5,5 e 4.

Tópico 3 :Referência a que o maior número de nódulos formados e o aumento da atividade da enzima nitrogenase se  traduzem numa maior disponibilidade de azoto para a planta permitindo que a mesma sobreviva em solos tipicos do cerrado.

2. De acordo com o objetivo da investigação descrita __________pode ser considerada uma variável independente desta experiência.

(A) o número de nódulos em Calopogonium mucunoides.

(B) a atividade da enzima nitrogenase.

(C) o tipo de espécie de leguminosa utilizada.

(D) o pH da solução nutritiva.

Resolução

  • Opção (D) 

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a estabilidade do sistema simbiótico em Calopogonium mucunoides em condições de diferentes pHs, através da avaliação da atividade da enzima nitrogenase. Assim, o pH da solução nutritiva constitui uma variável independente, a atividade da nitrogenase e o número de nódulos constituem as variáveis dependentes.

3. Dos lotes que foram sujeitos a tratamento, o lote que representa o grupo  controlo corresponde ao _____.

(A) lote que recebeu a solução nutritiva em faixa de pH 4,0

(B) lote que recebeu a solução nutritiva em faixa de pH 5,5

(C) lote que recebeu a solução nutritiva em faixa de pH 7,0

(D) lote que ficou sujeito a condições de obscuridade.

Resolução

  • Opção (B)

O grupo controlo corresponde ao grupo que não foi sujeito à alteração do pH durante o período de tratamento, mantendo-se os valores de pH iniciais, ou seja, 5,5.

4. Uma das condições que garantiu a fiabilidade dos resultados foi a _________.

(A) utilização de sementes recolhidas em plantas jovens.

(B) utilização do mesmo tipo de solo nos dois vasos.

(C) utilização de plantas com desenvolvimento diferente.

(D) sujeição dos lotes a diferentes níveis de luminosidade.

Resolução

  • Opção (B)

A utilização do mesmo tipo de solo nos dois vasos aumenta a fiabilidade dos resultados, pois caso o solo usado fosse diferente poderia condicionar os resultados da experiência.

5. Os dados  registados nos gráficos representam a média de três repetições. A repetição da experiência permitiu ________ a fiabilidade da experiência, porque _______.

(A) diminuir ………. requer que os investigadores encontrem valores médios do número de  nódulos.

(B) diminuir ………. introduz mais variáveis em estudo e logo, mais fontes de erro.

(C) aumentar ……… permite demonstrar que os resultados podem ser reproduzidos.

(D) aumentar ……… permite testar um maior número de condições experimentais.

Resolução

  • Opção (C)

Para garantir a fiabilidade de uma experiência, a mesma deverá ser repetida várias vezes para garantir que os resultados possam ser reproduzidos.

6. A célula da bactéria é, inequivocamente, _______ porque _____ núcleo.

(A) eucariótica ………. possui.

(B) eucariótica ……….  não possui.

(C) procariótica………. possui.

(D) procariótica………. não possui.

Resolução

  • Opção (D)

As bactérias apresentam células procarióticas, uma vez que não apresentam núcleo individualizado.

7. Quando ocorre a redução do oxigénio ao nível do nódulo radicular, gera-se um ambiente _______ à atividade da nitrogenase. Nessas condições será de esperar um (a) ____ da disponibilidade de azoto para a planta.

(A) favorável ……….. aumento

(B) favorável ……….. diminuição

(C) desfavorável …….. aumento

(D) desfavorável …….. diminuição

Resolução

  • Opção (A)

A enzima nitrogenase é inibida pela presença de oxigénio. Assim, em condições de anaerobiose (ausência) de oxigénio a atividade da enzima nitrogenase é superior  aumentando a disponibilidade de azoto para a planta.

8. O material genético da bactéria e da leguminosa apresentam _____ composição química. Tanto a bactéria como a leguminosa apresentam parede celular, sendo que nesta última é constituída por ____.

(A) idêntica………. celulose.

(B) idêntica ………. quitina.

(C) diferente ……….celulose.

(D) diferente ……… quitina.

Resolução

  • Opção (A)

A composição química do DNA é idêntica em todos os seres vivos. As bactérias apresentam parede celular constituída por peptidoglicano enquanto que a parede celular das células vegetais é constituída por celulose.

9. A água é um composto fundamental à vida. As  suas propriedades fisíco-químicas resultam de esta ser uma molécula ______ e ter ________ poder de dissolução.

         (A) apolar………. elevado

(B) apolar ……….reduzido

(C) polar ………. elevado

(D) polar ……….reduzido

Resolução

  • Opção (C)

A água é uma molécula polar, essa característica confere-lhe propriedades de coesão e adesão e um elevado poder  de dissolução.

10.  As folhas de  Calopogonium mucunoides, apresentam elevada capacidade de produção de compostos orgânicos o que determina a presença de um elevado número de ________.

(A)  ribossomas

(B) cloroplastos

(C) lisossomas

(D) vacúolos

Resolução

  • Opção (B)

→  A produção de compostos orgânicos ocorre ao nível dos cloroplastos.

11. No DNA da leguminosa, o azoto está presente na constituição da ______ e os nucleótidos organizam-se ____.

(A) adenina ………… em duas cadeias

(B) adenina ………… numa única cadeia

(C) desoxirribose ………… em duas cadeias

(D) desoxirribose ………… numa única cadeia

Resolução

  • Opção (A)

O azoto está presente nas bases azotadas do DNA (adenina, timina, guanina e citosina). O DNA é constituído por duas cadeias polidesoxirribonucleotídicas.

12.  A leguminosa armazena como substância de reserva o  __________, que correponde  a um _________.

(A) glicogénio ……… monómero.

(B) glicogénio ……… polímero.

(C) amido ……… monómero.

(D) amido ……… polímero.

Resolução

  • Opção D

→  As plantas armazenam o amido (polímero) como substância de reserva. O glicogénio (polímero) constituí a substância de reserva nos animais.

13. Faça corresponder a cada uma das afirmações relativas aos constituintes moleculares dos seres vivos, expressas na coluna A, o respetivo termo que consta da coluna B. Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

Coluna A Coluna B

(a) Alteração da estrutura tridimensional de uma proteína por ação do pH.

(b) Monómero constituído pelo grupo carboxilo, grupo amina, um átomo de hidrogénio e um grupo radical variável, ligados a um átomo central.

(c) Biomolécula responsável pela transmissão da informação genética de geração em geração.

(d) Molécula constituída por três cadeias de ácidos gordos ligados a uma molécula de álcool.

(e) Hidratos de carbono mais simples incapazes de sofrerem hidrólise.

(1) Aminoácido

(2) Nucleótido

(3) Polissacarídeo

(4) Monossacarideo

(5) Desnaturação

(6) Polipéptido

(7) Ácido núcleico

(8) Triglicérido

Resolução

  • (a)5;
  • (b) 1;
  • (c) 7;
  • (d) 8;
  • (e)4;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
× Como podemos ajudar?