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Ficha nº3
Exercícios de exames e testes intermédios (2011 – 2014)
11ºano – Física – Domínio 1 – Subdomínio 3 (Forças e movimentos)
1. (2011 – EE) Considere um carrinho que se move segundo uma trajetória retilínea e horizontal, coincidente com o eixo Ox de um referencial unidimensional.
Na Figura 2, encontra-se representado o gráfico da componente escalar da posição, x, desse carrinho, segundo esse eixo, em função do tempo, t , decorrido desde que se iniciou o estudo do movimento.
Admita que no intervalo de tempo [0,0 ; 2,0] s a curva representada é um ramo de parábola.
1.1. Qual das seguintes figuras pode ser uma representação estroboscópica do movimento do carrinho no intervalo de tempo [0,0 ; 2,0] s ?
- Opção (B)
⇒ Da análise do gráfico x = f(t), um ramo de uma parábola, representado na figura 2, conclui-se que o carrinho no intervalo de tempo [0,0; 2,0] s está animado de movimento retilíneo uniformemente retardado, pois a variação da posição para o mesmo intervalo de tempo está a diminuir, acabando por parar a partir do instante t = 2,0 s.
- Opção (B)…………. 5 pontos
1.2. Qual dos esboços seguintes pode representar a componente escalar da aceleração, ax , do carrinho, em função do tempo, t , no intervalo de tempo [0,0 ; 2,0] s ?
- Opção (C)
⇒ De acordo com o referido em 1.1., como o carrinho está animado de movimento retilíneo uniformemente retardado o valor da aceleração é constante, sendo as opções (A) (movimento retilíneo uniforme) e (D) (movimento não uniformemente variado) eliminadas, e negativo, pois tem sentido contrário ao do movimento, pelo que a opção correta é a (C).
- Opção (C)…………. 5 pontos
2. (2011 – EE) O telescópio espacial Hubble descreve, em torno da Terra, uma órbita praticamente circular, com velocidade de valor constante, v , a uma altitude de cerca de 5,9 × 102 km.
2.1. Conclua, justificando, se a aceleração do telescópio Hubble é nula.
⇒ O telescópio está animado de movimento circular uniforme, pois o módulo da velocidade é constante.
⇒ Como a velocidade é, em cada instante, tangente à trajetória e esta é circular, então, a direção da velocidade não é constante, logo a aceleração do telescópio é não nula (radial e centrípeta).
- A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:
A) A trajetória não é retilínea (ou equivalente), pelo que a [direção da] velocidade é diferente em cada ponto da trajetória [descrita pelo telescópio].
B) Assim, [como a velocidade não se mantém constante,] a aceleração do telescópio não é nula.
ou
A) A trajetória não é retilínea (ou equivalente), pelo que a resultante das forças aplicadas no telescópio não é nula.
B) Assim, [pela segunda lei de Newton,] a aceleração do telescópio não é nula.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.
2.2. Calcule o tempo que o telescópio Hubble demora a descrever uma órbita completa.
Considere:
Apresente todas as etapas de resolução.
mT (massa da Terra) = 5,98 × 1024 kg
rT (raio da Terra) = 6,4 × 103w km
- h = 5,9 x 102 km = 5,9 x 105 m;
- mT = 5,98 x 1024 kg;
- rT = 6,4 x 103 km = 6,4 x 106 m
- G = 6,67 x 10-11 N m2 kg-2
⇒ Para determinar o período, T, do movimento do telescópio, há que calcular o módulo da velocidade, v, pois:
onde r representa o raio da órbita cujo valor é:
- r = rT + h ⇔ r = 6,4 x 106 + 5,9 x 105 = 6,99 x 106 m
Recorrendo à expressão:
determina-se o módulo da velocidade:
Substituindo na expressão, tem-se:
⇒ O período do movimento do telescópio, tempo necessário para descrever uma órbita completa, é de 5,8 x 103 s.
- A resolução deve apresentar as seguintes etapas:
A) Determinação do valor da velocidade do telescópio (v = 7,55 × 103 m s-1).
B) Determinação do tempo que o telescópio demora a descrever uma órbita completa (t = 5,8 × 103 s).
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
Um carrinho de brincar desloca-se sobre uma pista que pode ser montada com diferentes formatos.
3. (2012 – 1ªF) Considere que a pista é montada de modo que o carrinho descreva sobre ela uma trajetória circular, num mesmo plano horizontal, com velocidade de módulo constante.
3.1. Caracterize os vetores velocidade e aceleração do carrinho quanto à sua direção e quanto ao seu sentido, relativamente à trajetória descrita.
- Como o carrinho descreve uma trajetória circular com velocidade de módulo constante está animado de movimento circular uniforme.
⇒ O vetor velocidade do carrinho tem, em cada instante, direção tangente à trajetória e sentido do movimento e o vetor aceleração tem, em cada instante, direção perpendicular à trajetória (radial) e sentido para o centro da trajetória (centrípeto).
- A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:
A) O vetor velocidade [do carrinho] tem direção tangente à trajetória [em cada ponto] e sentido do movimento OU equivalente.
B) O vetor aceleração [do carrinho] tem direção perpendicular à trajetória [em cada ponto] e sentido para o centro da trajetória OU equivalente.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.
3.2. Considere que a trajetória circular descrita pelo carrinho tem 50,0cm de diâmetro e que o carrinho demora, em média, 47,6 s a descrever 5 voltas completas.
Determine o módulo da aceleração do carrinho.
Apresente todas as etapas de resolução.
- Processo de resolução 1
⇒ Cálculo do período do movimento:
⇒ Cálculo do raio da trajetória:
⇒ Obtenção da relação entre o módulo da aceleração, o período do movimento e o raio da circunferência descrita:
Determinação da aceleração do carrinho:
- Processo de resolução 2
⇒ Cálculo do período do movimento:
⇒ Cálculo do raio da trajetória:
⇒ Cálculo do módulo da velocidade do carrinho:
⇒ Determinação da aceleração do carrinho:
- A resolução deve apresentar as seguintes etapas:
A) Cálculo do módulo da velocidade do carrinho (v = 1,650 x 10–1 m s–1).
OU
Cálculo do módulo da velocidade angular do carrinho (ω = 6,600 x 10–1 rad s–1).
B) Cálculo do módulo da aceleração do carrinho (a = 1,09 x 10–1 m s–2).
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.
3.3. Admita que se colocaram sobrecargas de massa sucessivamente maior no carrinho e que os conjuntos carrinho + sobrecarga se deslocaram sobre a pista demorando o mesmo tempo a descrever uma volta completa.
Qual das opções seguintes apresenta os esboços dos gráficos que podem representar corretamente o módulo da aceleração, a, dos conjuntos carrinho + sobrecarga e a intensidade da resultante das forças neles aplicadas, F, em função da massa, m, daqueles conjuntos?
- Opção (A)
⇒ Como o período do movimento e o raio da trajetória são constantes, o módulo da aceleração não se altera com o aumento da massa, pois só depende destas grandezas:
pelo que as opções (C) e (D) são eliminadas.
⇒ De acordo com a 2.ª lei de Newton, a intensidade da resultante das forças que atuam sobre o sistema, FR = m a, é diretamente proporcional à sua massa, logo a opção (B) é eliminada.
⇒ De acordo com o referido, a opção que apresenta os esboços de gráficos que podem representar a = f(m) e FR = f(m) é a (A).
- Opção (A)…………. 5 pontos
4. (2012 – 2ªF) Um pequeno objeto de papel, abandonado de uma certa altura, cai verticalmente até ao solo, segundo uma trajetória retilínea, coincidente com o eixo Oy de um referencial unidimensional.
Admita que o objeto de papel pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Considere, numa primeira situação, que o objeto de papel cai no ar.
Na Figura 2, está representado o gráfico da componente escalar, segundo o eixo Oy, da posição, y, do objeto de papel em função do tempo, t. Os dados registados foram adquiridos com um sensor de movimento.
4.1. Qual é o esboço do gráfico que pode representar a distância percorrida pelo objeto de papel durante o intervalo de tempo em que os dados foram registados?
- Opção (B)
⇒ A distância percorrida é uma grandeza sempre positiva.
⇒ Inicialmente é nula mas vai aumentando à medida que o objeto se move.
⇒ Quando o papel atinge o solo a distância percorrida não aumenta mais, permanecendo com um valor constante.
- Opção (B)…………. 5 pontos
4.2. Em qual dos esquemas seguintes estão corretamente representadas, para o intervalo de tempo [0,90; 1,30] s, as forças que atuam no objeto de papel?
- Opção (C)
⇒ Do gráfico representado na figura 2, verifica-se que no intervalo de tempo [0,90; 1,30] s a variação da posição do objeto varia linearmente com o tempo, donde se conclui que a velocidade é constante (igual ao declive da reta que traduz y = f(t) no intervalo de tempo [0,55 ; 1,45] s).
⇒ Como a velocidade é constante, então a resultante das forças que atuam sobre o objeto é nula, logo a for a de resistência do ar é simétrica da força gravítica (mesma intensidade e mesma direção, mas sentido oposto).
- Opção (C)…………. 5 pontos
5. (2012 – 2ªF)Considere agora, numa segunda situação, que o objeto de papel, abandonado da mesma altura, tem um movimento de queda livre.
Admita que o eixo Oy do referencial tem origem no solo e sentido positivo de baixo para cima.
5.1. Apresente o esboço do gráfico da componente escalar, segundo o eixo Oy, da posição, y, do objeto de papel em função do tempo, t, desde o instante em que é abandonado até chegar ao solo.
5.2. A equação v(t ) da componente escalar, segundo o eixo Oy, da velocidade, vy, do objeto de papel é
(A) vy = 10 t
(B) vy = -10 t
(C) vy = 1,20 – 10 t
(D) vy = 1,20 + 10 t
- Opção (B)
⇒ O papel inicia o movimento com velocidade nula e a aceleração é a da gravidade que aponta para baixo (sentido negativo de acordo com a convenção escolhida):
- vy = voy – gt = 0 – 10t = – 10t
- Opção (B)…………. 5 pontos
5.3. Qual das expressões seguintes permite calcular o tempo, em segundos (s), que o objeto de papel demorará a chegar ao solo se a altura da qual é abandonado se reduzir a metade?
- Opção (D)…………. 5 pontos
6. (2012 – EE) Na Figura 4, está esquematizado um automóvel que se move, com aceleração constante, segundo uma trajetória retilínea, coincidente com o eixo Ox de um referencial unidimensional.
Na figura, estão ainda representados os vetores velocidade, v, e aceleração, a, num certo instante, t1.
6.1. Em que sentido se move o automóvel no instante considerado?
⇒ No instante considerado o automóvel desloca-se no sentido negativo do referencial, visto que é neste sentido que está orientado o vetor velocidade, v.
- No sentido negativo [do referencial] Ou [da direita] para a esquerda …………. 5 pontos
6.2. Considere o intervalo de tempo [t0, t1], sendo t0 um instante anterior a t1.
Conclua, justificando, como variou o módulo da velocidade do automóvel no intervalo de tempo considerado, admitindo que em t0 o automóvel se movia no mesmo sentido que em t1.
⇒ O vetor velocidade e o vetor aceleração têm sentidos contrários, logo temos um movimento retilíneo e uniformemente retardado (m.r.u.r.).
⇒ Conclui-se, assim, que o módulo da velocidade do automóvel diminui nesse intervalo de tempo.
- A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:
A) [No intervalo de tempo considerado,] os vetores velocidade e aceleração têm sentidos opostos.
B) Conclui-se, assim, que o módulo da velocidade do automóvel diminuiu nesse intervalo de tempo.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.
7. (TI – 29/04/2013) A Figura 3 (que não está à escala) representa uma pequena bola, colocada sob um sensor de movimento, e um referencial unidimensional de eixo vertical, Oy.
A bola foi abandonada, caindo no ar até atingir o solo.
A bola foi abandonada, no instante t = 0 s, da posição representada na figura, caindo 1,40 m até ao solo.
A partir dos dados adquiridos com o sensor de movimento, concluiu-se que a componente escalar, segundo o eixo Oy, da posição, y, da bola variava com o tempo, t, de acordo com a equação
y = 0,20 + 5,0 t 2 (SI)
7.1 Apresente o gráfico da componente escalar da posição, y, da bola em função do tempo, t , desde o instante em que a bola foi abandonada até ao instante em que atingiu o solo.
Utilize a calculadora gráfica.
Na sua resposta, deve reproduzir o gráfico obtido com a calculadora, no intervalo de tempo considerado, indicando no gráfico:
• as grandezas representadas e as respetivas unidades;
• as coordenadas dos pontos que correspondem ao instante em que a bola foi abandonada e ao instante em que a bola atingiu o solo.
⇒ Antes de recorrer à calculadora gráfica, determina-se analiticamente a posição inicial da bola em relação à origem do referencial (sensor), y0, a sua posição ao atingir o solo, ys, e o tempo de queda, ts, de modo a conseguir visualizar na janela da calculadora o gráfico y = f(t).
- y = 0,20 + 5,0 t2 (SI)
⇒ Para t = 0 s, y0 = 0,20 m;
⇒ Como ys – y0 = 1,40 m, então, ys – 0,20 = 1,40 ⇔ ys = 1,60 m;
⇒ Para ys = 1,60 m, tem-se 1,60 = 0,20 + 5,0 t2 ⇔ t = 0,53 s
- Na resposta, é reproduzido o gráfico obtido com a calculadora, com indicação, no gráfico, das:
⇒ grandezas representadas (ver notas 1 e 2) ……………………………………………… 4 pontos
⇒ unidades em que estão expressas as grandezas representadas .. (1 + 1) …….. 2 pontos
⇒ coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que a bola foi abandonada ………….. 3 pontos
⇒ coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que a bola atingiu o solo …………….. 3 pontos
Notas:
1. Se o aluno não indicar corretamente as grandezas representadas, esta etapa não é considerada para efeito de classificação.
2. Se o aluno apresentar um gráfico que não corresponda ao intervalo de tempo considerado, ou se apresentar um gráfico no qual esse intervalo de tempo não se encontre definido, a pontuação a atribuir nesta etapa deverá ser desvalorizada em dois pontos.
7.2 Que distância percorreu a bola desde o instante em que foi abandonada até ao instante t = 0,30 s?
(A) 0,85 m
(B) 0,75 m
(C) 0,65 m
(D) 0,45 m
- Opção (D)
⇒ A distância percorrida até t = 0,30 s é d = |y – 0,20|
- d = 5,0 x 0,302 = 0,45 m
- Opção (D)…………. 8 pontos
7.3 Explique porque é que se pode admitir que a força de resistência do ar não influenciou o movimento de queda da bola.
⇒ Comparando a equação do movimento da bola, y = 0,20 + 5,0 t2, com a equação y = y0 + ½ a t2, constata-se que a aceleração de queda é de 10 m s-2, pois ½ a = 5,0 m s– 2, igual ao módulo da aceleração gravítica, g, de um corpo junto à superfície terrestre (ver Tabela de Constantes).
⇒ De acordo com a 2.ª Lei de Newton, Fr = m a , o valor da aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que sobre ele atuam.
⇒ Como a = g e considerando-se que sobre a bola apenas atuam a força gravítica, Fg = m g, e a resistência do ar, conclui-se que esta força não influenciou o movimento de queda da bola, pois a força resultante é igual à gravítica.
- Na resposta, são apresentados os seguintes tópicos:
A) [De acordo com a equação do movimento,] a bola caiu com uma aceleração de módulo 10 ms-2, que corresponde ao módulo da aceleração gravítica [de um corpo junto à superfície da Terra].
B) Considerando [ainda] que as únicas forças que atuam na bola [durante o seu movimento de queda no ar] são a força gravítica e a força de resistência do ar, a resultante das forças que atuam na bola pode [assim] ser identificada com a força gravítica, pelo que se poderá admitir que a força de resistência do ar não influenciou o movimento de queda da bola.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.
8. (TI – 29/04/2013) Uma bola, de massa 57,0 g, foi atada a uma corda e posta a rodar, num mesmo plano horizontal, descrevendo circunferências de raio 0,30 m, com velocidade de módulo constante.
8.1. Considere o trabalho realizado pela força gravítica que atua na bola, WFg .
Quando a bola descreve metade de uma circunferência, a energia potencial gravítica do sistema bola + Terra
(A) não se mantém constante e WFg = 0
(B) não se mantém constante e WFg ≠ 0
(C) mantém-se constante e WFg = 0
(D) mantém-se constante e WFg ≠ 0
- Opção (C)
⇒ A energia potencial gravítica do sistema bola + Terra (Ep = m g h) mantém-se constante, pois a bola roda num mesmo plano horizontal, logo a altura a que se encontra do solo é constante.
⇒ O trabalho realizado pela força gravítica, WFg, é nulo, pois a força gravítica é em cada instante perpendicular à trajetória.
- Opção (C)…………. 8 pontos
8.2. Admita que a bola descreve cada uma das circunferências em 1,0 s.
Determine a intensidade da resultante das forças que atuam na bola.
Apresente todas as etapas de resolução.
m = 57,0 g = 57,0 x 10-3 kg;
R = 0,30 m; T = 1,0 s
- FR = ?
⇒ Como a bola descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante, conclui-se que está animada de movimento circular uniforme, sendo a resultante das forças igual à força centrípeta.
- FR = m ac
⇒ ac = w2 R = (2 π)2 x 0,30 = 11,8 m s-2
- FR = 57,0 x 10-3 x 11,8 = 0,67 N
⇒ A intensidade da resultante das forças que atuam sobre a bola é igual a 0,67 N.
- Na resposta, são apresentadas as seguintes etapas de resolução:
A) Cálculo do módulo da velocidade da bola (v = 1,88 m s-1)
ou
- Cálculo do módulo da velocidade angular da bola (ω = 6,28 rad s-1).
B) Cálculo do módulo da aceleração da bola (a = 11,8 m s-2).
C) Cálculo da intensidade da resultante das forças que atuam na bola (F = 0,67 N).
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos
9. (2013 – 2ªF) Em 1945, Arthur C. Clarke, numa revista de eletrónica amadora, avançou com uma das maiores ideias das ciências espaciais: o satélite geoestacionário.
O artigo especulava sobre a possibilidade de uma rede de satélites fornecer uma cobertura radiofónica à escala mundial.
Um satélite geoestacionário devia situar-se numa órbita especial, a chamada órbita de Clarke. Essa órbita, sobre o equador da Terra e a cerca de 3,6 ×104 km de altitude, está hoje povoada de satélites, não só de comunicações, como de meteorologia. Porquê 3,6 ×104 km? É só fazer as contas, usando a segunda lei de Newton e a lei da gravitação universal. Aprende-se na Física do 11º ano que um satélite a essa altitude demora um dia a dar a volta à Terra. Como a Terra também dá uma volta completa em torno do seu eixo nesse intervalo de tempo, um satélite geoestacionário é visto do equador da Terra como estando permanentemente parado.
Carlos Fiolhais, «Arthur C. Clarke: da órbita ao elevador espacial», Gazeta de Física, vol. 30, n.o 3/4, 2007 (adaptado)
Verifique, partindo da segunda lei de Newton e da lei da gravitação universal, que um satélite a 3,6 × 104 km de altitude demora um dia a dar a volta à Terra.
Apresente todas as etapas de resolução.
raio da Terra = 6,4 × 106 m
massa da Terra = 5,98 × 1024 kg
- Na resposta, são apresentadas as seguintes etapas de resolução:
A) Determinação, a partir da expressão
- do módulo da aceleração do satélite (a = 0,222 m s-2).
B) Determinação do módulo da velocidade do satélite (v = 3,07 × 103 m s-1)
ou
- do módulo da velocidade angular do satélite (ω = 7,23 × 10-5 rad s-1).
C) Determinação do período do movimento de um satélite a 3,6 × 104 km de altitude (T = 8,7 × 104 s = 24 h) (ver nota).
ou
A) Substituição adequada de a por v2/r OU por ω2 r , na expressão
B) Substituição adequada, na expressão obtida,
⇒ de v por
ou
⇒ de ω por
C) Determinação do período do movimento de um satélite a 3,6 × 104 km de altitude (T = 8,7 × 104 s = 24 h) (ver nota).
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos
Nota – A ausência de conversão de unidades do período do movimento (de segundos a horas ou a dias), ou a ausência de um procedimento equivalente, será considerada um erro de tipo 2.
10. (2013 – 2ªF) Considere uma bola que, tendo sido abandonada, no instante t = 0,0 s, de uma determinada altura em relação ao solo, cai em queda livre.
Em qual dos seguintes diagramas se encontram corretamente marcadas as posições da bola nos instantes t = 0,0 s, t = 0,2 s e t = 0,4 s, em relação ao referencial unidimensional representado?
- Opção (D) …………. 5 pontos
11. (2013 – 2ªF) Considere uma bola, de massa 4,0 g, que cai verticalmente, acabando por atingir uma velocidade terminal.
Admita que a bola pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Calcule a energia dissipada pelo sistema bola + Terra quando a bola percorre 50,0 cm com velocidade terminal.
Apresente todas as etapas de resolução.
⇒ A energia dissipada traduz-se numa diminuição de energia mecânica do sistema bola + Terra.
⇒ A velocidade terminal é constante logo a variação de energia cinética da bola é nula.
⇒ Variação de energia potencial gravítica do sistema bola + Terra:
Como a variação de energia mecânica é igual à soma da variação de energia cinética com a variação de energia potencial, conclui-se que a variação de energia mecânica é igual à variação de energia potencial:
⇒ Assim a energia dissipada é, 2,0 x 10-2 J
ou
A energia dissipada corresponde ao simétrico do trabalho das forças dissipativas.
⇒ Como o movimento é uniforme a resultante das forças é nula.
⇒ Assim a resultante das forças dissipativas (resistência do ar) é simétrica do peso e o seu trabalho é:
⇒ Conclui-se que a energia dissipada é 2,0 x 10-2 J
ou
Como a velocidade terminal é constante, a variação de energia cinética é nula e, consequentemente, o trabalho da resultante das forças é também nulo.
⇒ Assim o trabalho da resistência do ar (força dissipativa) é simétrico do trabalho do peso:
⇒ O módulo do trabalho da resistência do ar é igual à energia dissipada: 2,0 x 10-2 J
- Na resposta, são apresentadas as seguintes etapas de resolução:
A) Determinação da variação da energia potencial gravítica do sistema bola + Terra, no percurso considerado (ΔEp = -2,00 x 10-2 J).
ou
- Determinação do trabalho realizado pela força gravítica que atua na bola, no percurso considerado (WFg = 2,00 x 10-2 J).
B) Determinação da variação da energia cinética da bola, no percurso considerado (ΔEc = 0 J).
ou
- Determinação do trabalho realizado pela força de resistência do ar que atua na bola, no percurso considerado (WFresistência do ar = -2,00 x 10-2 J).
C) Determinação da energia dissipada pelo sistema bola + Terra, no percurso considerado (Ed = 2,0 x 10-2 J).
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.
12. (2013 – 2ªF) A Figura 3 representa um plano inclinado, no topo do qual se colocou um sensor de movimento, S.
Uma pequena bola foi lançada de modo a subir o plano, segundo uma trajetória retilínea com a direção do eixo Ox do referencial unidimensional representado na figura.
Admita que a bola pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
12.1 Em qual dos seguintes esquemas se encontram corretamente representados os vetores velocidade, v , e aceleração, a, num instante em que a bola se encontra a subir o plano?
- Opção (A)
⇒ A velocidade da bola tem a direção e o sentido do movimento, ou seja, direção paralela ao plano e sentido negativo do eixo dos xx (subida).
⇒ Como o movimento de subida é retardado, a aceleração tem sentido oposto à velocidade (sentido positivo do eixo dos xx).
- Opção (A) …………. 5 pontos
12.2 A partir dos dados adquiridos com o sensor de movimento, concluiu-se que, durante a subida, a componente escalar, segundo o eixo Ox, da posição, x, da bola sobre o plano variava com o tempo, t, de acordo com a equação
x = 1,5t2 − 2,4 t + 2,0 (SI)
Apresente o gráfico da componente escalar da posição, x, da bola em função do tempo, t, desde o instante em que a bola foi lançada (t = 0 s) até ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento.
Utilize a calculadora gráfica.
Na sua resposta, deve reproduzir o gráfico obtido com a calculadora, no intervalo de tempo considerado, indicando no gráfico:
• as grandezas representadas e as respetivas unidades;
• as coordenadas dos pontos que correspondem ao instante em que a bola foi lançada e ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento.
Na resposta, é reproduzido o gráfico obtido com a calculadora, com indicação, no gráfico, das:
⇒ grandezas representadas (ver notas 1 e 2) ………….. 4 pontos
⇒ unidades em que estão expressas as grandezas representadas …. (1 + 1) ….. 2 pontos
⇒ coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que a bola foi lançada ……… 2 pontos
⇒ coordenadas do ponto que corresponde ao instante em que, sobre o plano, a bola inverteu o sentido do movimento ……….. 2 pontos
Notas:
1. Se o examinando não indicar corretamente as grandezas representadas, esta etapa não é considerada para efeito de classificação.
2. Se o examinando apresentar um gráfico que não corresponda ao intervalo de tempo considerado, ou se apresentar um gráfico no qual esse intervalo de tempo não se encontre definido, a pontuação a atribuir nesta etapa deverá ser desvalorizada em dois pontos.
13. (2013 – EE) Admita que, no seu movimento de translação em torno da Terra, a Lua descreve uma órbita circular, de raio 3,84 × 105 km.
Determine o quociente entre o módulo da aceleração da Lua, no movimento de translação referido, e o módulo da aceleração do fruto, no movimento de queda considerado.
Apresente todas as etapas de resolução.
Massa da Lua = 7,35 × 1022 kg
Massa da Terra = 5,98 × 1024 kg
- R = 3,84 x 105 km;
- mLua = 7,35 x 1022 kg;
- mTerra = 5,98 x 1024 kg
- G = 6,67 x 10-11 N m2 kg-2;
- g = 10 m s–2
A aceleração do fruto, afruto, durante o movimento de queda é igual à aceleração gravítica, g.
A resultante das forças que atuam sobre a Lua, no seu movimento de translação em torno da Terra, é igual à força gravítica.
- A razão entre os módulos da aceleração da Lua e da aceleração do fruto é igual a 2,7 x 10-4.
- Na resposta, são apresentados as seguintes etapas de resolução:
A) Cálculo da intensidade da força gravítica exercida pela Terra sobre a Lua (Fg = 1,988 x 1020 N).
B) Cálculo do módulo da aceleração da Lua, no movimento de translação referido (a = 2,70 x 10-3 m s-2).
C) Determinação do quociente entre o módulo da aceleração da Lua, no movimento de translação referido, e o módulo da aceleração do fruto, no movimento de queda considerado (aLua /afruto = 2,7 x 10-4)
A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.
A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.
14. (TI – 12/02/2014) Na Figura 3, está representado o perfil de um troço de uma ponte, que se admite formar um arco de circunferência num plano vertical. As posições P e Q estão situadas num mesmo plano horizontal.
Sobre essa ponte, desloca-se um automóvel com velocidade de módulo constante.
Considere que o automóvel pode ser representado pelo seu centro de massa.
A figura não se encontra à escala.
14.1. Em qual das figuras seguintes se encontra corretamente representada a resultante das forças, FR, que atuam sobre o automóvel?
- Opção (B)
⇒ O carro descreve um movimento circular uniforme porque o módulo da velocidade é constante, assim a força resultante que atua no automóvel deverá ser radial (tem a direção do raio) e centrípeta (aponta para o centro da trajetória), o que apenas valida a representação da resultante das forças, R, que atuam sobre o automóvel na figura (B)
- Opção (B)…………. 8 pontos
14.2. Admita que, entre as posições P e Q, o automóvel percorre 300m com velocidade de módulo 54 km h-1.
Qual das seguintes expressões permite calcular o tempo, em segundos (s), que o automóvel demora a percorrer o troço entre as posições P e Q?
- Opção (B)…………. 8 pontos
14.3. Justifique a afirmação seguinte.
A energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.
⇒ A energia cinética do automóvel, Ec,a = ½ mava2, é igual nas posições P e Q uma vez que o automóvel se move com velocidade de módulo constante e que a massa do automóvel não se altera.
⇒ A energia potencial gravítica do sistema automóvel + Terra, Epa + Terra = m g h é igual nas posições P e Q, uma vez que essas posições se encontram num mesmo plano horizontal, isto é à mesma altura em relação ao nível de referência e porque a massa do automóvel não se altera.
⇒ Sendo a energia mecânica a soma das energias cinética e potencial gravítica, conclui-se que a energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.
- Na resposta, devem ser apresentados os seguintes tópicos:
A) A energia cinética do automóvel é igual nas posições P e Q, uma vez que o automóvel se move com velocidade de módulo constante.
B) A energia potencial gravítica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q, uma vez que essas posições se encontram num mesmo plano horizontal (ou à mesma altura).
C) Sendo a energia mecânica a soma das energias cinética e potencial gravítica, conclui-se que a energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.
A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.
15. (2014 – 1ªF) A Figura 2 (que não está à escala) representa uma criança a descer um escorrega cuja secção inclinada tem um comprimento de 4,0 m.
Considere que a criança desce o escorrega partindo do repouso, e que a sua aceleração se mantém constante durante a descida.
Admita que a criança pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).
Considere que a criança, de massa 30 kg, demora 2,1s a percorrer a secção inclinada do escorrega.
Calcule a intensidade da resultante das forças que atuam na criança, na situação considerada.
Apresente todas as etapas de resolução.
- Etapas de resolução:
A) Determinação do módulo da aceleração da criança, na situação considerada (a = 1,81 m s-2) …….. 5 pontos
B) Determinação da intensidade da resultante das forças que atuam na criança, na situação considerada (F = 54 N) …….. 5 pontos