Ficha nº3 : Exames e TI (2020 – 202*)

 


Ficha nº3

Exercícios de exames e testes intermédios (2020 – 202*)

11ºanoFísica  – Domínio 2 – Subdomínio 2 (Eletromagnetismo)


 

1. (2020 – 2ªFConsidere a agulha magnética, em equilíbrio, de uma bússola que se encontra num plano horizontal.

Em qual dos esquemas seguintes, nos quais o polo norte da agulha está assinalado a cinzento, está representada a componente horizontal do campo magnético, B , na posição em que a bússola se encontra?

Resolução

  • Opção (A)

Podendo a agulha mover-se livremente num plano horizontal, ela irá alinhar-se com a componente horizontal do campo magnético na posição em que se encontra.

O sentido dessa componente do campo magnético é do polo sul para o polo norte da agulha.

ou

Por convenção, as linhas de campo magnético saem do polo norte e entram no polo sul e o campo magnético, B, é tangente, em cada ponto, às linhas de campo e tem o sentido destas.

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

2. (2020 – EEAlgumas lanternas produzem luz quando são agitadas.

Nessas lanternas, o movimento de vaivém de um íman através de uma bobina, inserida num circuito com díodos emissores de luz (LED), origina uma corrente elétrica.

Na Figura 2, encontram-se representados esquematicamente a bobina, o íman e um LED de uma dessas lanternas.

Explique o aparecimento de uma corrente elétrica no circuito.

Escreva um texto estruturado, utilizando linguagem científica adequada.

Resolução

⇒ Segundo a lei de Faraday, uma diferença de potencial é induzida num circuito elétrico pela variação do fluxo magnético no circuito.

⇒ Neste caso, o movimento de vaivém do íman por dentro da bobina leva à variação do campo magnético sobre os pontos da área delimitada por cada espira da bobina, o que conduz à variação do fluxo magnético na bobina.

  • É assim induzida uma força eletromotriz nos terminais da bobina que conduz ao aparecimento de uma corrente elétrica que passa pelo LED, levando à emissão de luz.

ou

O íman existente na lanterna cria um campo magnético na região em que se encontra.

⇒ O movimento de vaivém do íman através da bobina cria um campo magnético variável na região onde se encontra a bobina. O fluxo do campo magnético, variável devido ao movimento do íman junto da bobina, que atravessa as superfícies delimitadas pelas espiras da bobina, provoca o aparecimento de uma corrente elétrica na bobina, que se designa por corrente elétrica induzida.

⇒ A diferença de potencial elétrico que é responsável pelo aparecimento da corrente elétrica induzida designa-se força eletromotriz induzida, ε.

De acordo com a lei de Faraday, a força eletromotriz induzida num circuito é, em módulo, igual à taxa de variação temporal do fluxo magnético que o atravessa.

  • A produção de corrente elétrica na bobina tem por base a lei de Faraday.

Critérios

  • Fundamentação:

existência de um campo magnético variável na região onde se encontra a bobina, devido ao movimento do íman;

variação de fluxo magnético através das superfícies delimitadas pelas espiras da bobina devida à variação do campo magnético;

variação de fluxo magnético, indução de uma força eletromotriz no circuito e aparecimento de uma corrente elétrica nesse circuito.

3. (2020 – EEO esboço de gráfico da Figura 3 representa o módulo da força eletromotriz induzida, |εi|, numa espira metálica, em função do tempo, t.

Qual dos esboços de gráfico pode representar o fluxo magnético, Φm , que atravessa uma superfície delimitada pela espira, em função do tempo, t ?

Resolução

  • Opção (B)

⇒ Antes de haver movimento do íman, a superfície delimitada pela bobina já era atravessada por um dado fluxo magnético não nulo.

De acordo com a lei de Faraday, em cada intervalo de tempo, o módulo da força eletromotriz induzida num circuito, é:

 No primeiro intervalo de tempo, como i| tem um valor diferente de zero, significa que ocorreu uma variação temporal de fluxo magnético.

⇒ No segundo intervalo de tempo, como i | = 0 V, o fluxo magnético que atravessa a espira não se altera, mantendo-se com o valor adquirido no final do primeiro intervalo de tempo.

Critérios

  • Opção (B)  ……………. 10 pontos

4. (2022 – 2ªFO Sol emite luz, mas também fluxos de partículas que constituem o vento solar.

Estas partículas carregadas eletricamente, como protões, eletrões e iões de hélio, interagem com o campo magnético terrestre, deformando-o.

A Figura 1 ilustra a deformação do campo magnético terrestre por interação com o vento solar.

 

O módulo do campo magnético é maior

(A) em P1 do que em P4.

(B) em P3 do que em P2.

(C) em P2 do que em P4.

(D) em P1 do que em P2.

Resolução

  • Opção (C)

O módulo do campo magnético é tanto maior quanto maior for a densidade das linhas de campo.

Na figura 1 do enunciado, verifica-se que, dos pontos assinalados (P1 ,P2 , P3  e P4 ), as linhas de campo são mais densas na região do campo que contém o ponto P2 .

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

5. (2022 – EEA indução eletromagnética, que permite a produção de corrente elétrica em muitos dispositivos, foi descoberta por Michael Faraday.

Algumas bicicletas dispõem de faróis cujas lâmpadas estão ligadas a um dínamo, que pode ser semelhante ao representado na Figura 4.

Quando a roda da bicicleta está em movimento, o eixo do dínamo gira, provocando a rotação do íman, e a lâmpada acende-se.

Quando a roda está parada, a lâmpada não se acende.


Fonte: www.lowgif.com (consultado em janeiro de 2022). (Figura adaptada)

Explique, com base na lei de Faraday, a diminuição da corrente elétrica induzida no circuito (constituído por dínamo e lâmpada) à medida que a ciclista sobe a rampa, entre B e C, sem pedalar.

Escreva um texto estruturado, utilizando linguagem científica adequada.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

Com o movimento da roda da bicicleta, que se encontra encostada à extremidade do eixo do dínamo, ocorre a rotação do íman, o que provoca uma variação do fluxo magnético através da espira da bobina.

A variação do fluxo magnético gera uma corrente elétrica.

De acordo com a lei de Faraday,

a força eletromotriz induzida no circuito é, em módulo, igual à taxa de variação temporal do fluxo magnético que o atravessa.

À medida que a ciclista sobe a rampa, entre B e C, ocorre uma diminuição da velocidade da roda traseira da bicicleta, diminuindo, assim, a velocidade de rotação do íman ao longo da subida. Então, a variação temporal do fluxo magnético através das espiras é cada vez menor.

  • Em conclusão, ao longo da subida há uma diminuição da força eletromotriz induzida e, consequentemente, uma diminuição da corrente elétrica no circuito.

Critérios

  • Elementos de resposta:

refere que há diminuição da velocidade de rotação do íman ao longo da subida [com a diminuição da velocidade de rotação da roda traseira da bicicleta] (ou equivalente);

refere que, ao longo da subida, uma mesma variação do fluxo magnético através das espiras da bobina ocorre em intervalos de tempo cada vez maiores;

refere que, [de acordo com a lei de Faraday,] ao longo da subida, há uma diminuição da força eletromotriz induzida e, consequentemente, da corrente elétrica induzida no circuito.

1 thought on “Ficha nº3 : Exames e TI (2020 – 202*)”

  1. Howdy! This is my first visit to your blog! We are a team of volunteers and starting a new project in a community in the same niche. Your blog provided us valuable information to work on. You have done a extraordinary job!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
× Como podemos ajudar?