2012 – Época Especial – Prova Escrita de FQ A

  • Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
  • Prova 715: Época especial – 2012

Grupo I

A elevada acidez da água da chuva, registada em diversos locais da Terra, é atribuída à emissão para a atmosfera de dióxido de enxofre, SO2 (g), e de óxidos de azoto.

Existem várias fontes de SO2 atmosférico, entre as quais as erupções vulcânicas e a queima de combustíveis fósseis em diversas atividades humanas.

Também a extração de alguns metais, a partir dos respetivos minérios, é uma importante fonte, de natureza antropogénica, de emissão daquele gás para a atmosfera.

Por exemplo, a obtenção de zinco, a partir do sulfureto de zinco, ZnS (s), envolve, numa primeira fase, a reação deste composto com o oxigénio atmosférico.

Nesta reação, forma-se óxido de zinco, ZnO (s), e dióxido de enxofre, SO2 (g).

Estima-se que sejam libertados para a atmosfera cerca de 6 × 1010 kg de SO2 (g) em cada ano.

Chang, R., Química, McGrawHill, 8.ª ed., 2005 (adaptado)

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

1. O número aproximado de moléculas de SO2 (g) libertadas para a atmosfera, por ano, pode ser calculado pela expressão

Resolução
  • Opção (C)

m (SO2)/ano = 6 x 1010 kg = 6 x 1010 x 103 g

M (SO2) = 64,07 g mol-1

  • Como n = m/M , a quantidade de SO2 existente em 6 x 1010 kg deste gás é :
⇒ O número de moléculas, N, correspondente a esta quantidade de SO2 é:
Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

2. Escreva a equação química que traduz a reação referida no segundo parágrafo do texto.

Resolução
  •  2 𝑍𝑛𝑆 (𝑠) + 3 𝑂2 (𝑔) → 2 𝑍𝑛𝑂 (𝑠) + 2 𝑆𝑂2 (𝑔) 
Critérios
  • 2 𝑍𝑛𝑆 (𝑠) + 3 𝑂2 (𝑔) → 2 𝑍𝑛𝑂 (𝑠) + 2 𝑆𝑂2 (𝑔) …………. 5 pontos

3. A reação do SO2 (g) com o oxigénio na atmosfera pode ser traduzida por

2 SO2 (g) + O2 (g) → 2 SO3 (g)

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Reações de oxidação redução)

3.1. Nesta reação, o número de oxidação do enxofre varia

(A) de +2 para +3

(B) de +4 para +6

(C) de – 4 para – 6

(D) de – 2 para – 3

Resolução
  • Opção (B)

⇒ O número de oxidação do elemento enxofre passa de + 4 em SO2 para + 6 em SO3

  •  2 𝑆𝑂2 (𝑔)+ 𝑂2 (𝑔) → 2 𝑆𝑂3 (𝑔) 
Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.2. Considere uma amostra de SO2 (g) com metade do volume de uma amostra de SO3 (g), nas mesmas condições de pressão e de temperatura.

Comparando com a amostra de SO3 (g), a amostra de SO2 (g) contém

(A) o dobro do número total de átomos.

(B) metade do número total de átomos.

(C) o dobro do número de átomos de enxofre.

(D) um terço do número de átomos de oxigénio.

Resolução
  • Opção (D)

Lei de Avogadro 

“ Volumes iguais de gases diferentes, nas mesmas condições de pressão e temperatura, contêm o mesmo número de moléculas.” 

  • 𝑽/𝒏 = 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 

⇒ 𝑽𝟏/𝒏𝟏 = 𝑽𝟐/𝒏𝟐 ou seja,  𝑠𝑒 𝑽𝟏 = 𝑽𝟐 𝑒𝑛𝑡ã𝑜 𝒏𝟏 = 𝒏𝟐 

  • V (SO2) = V(SO3)/2 (condições PTN) 

⇒ Numa metade do volume existem, nas mesmas condições de pressão e temperatura, a metade da quantidade de matéria e, em consequência, a metade do número de moléculas. 

Logo, n (SO2) = n(SO3)/2 ⟺ n (SO3) = 2 × n (SO2)

Critérios
  • Opção (D)…………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)

4. Os átomos de enxofre formam facilmente iões sulfureto.

Conclua, justificando com base na posição do elemento enxofre (S) na tabela periódica, qual será a carga desses iões.

Resolução

⇒  O enxofre encontra-se no grupo 16 da tabela periódica, o que significa que os átomos de enxofre têm seis eletrões de valência, apresentando uma grande tendência para ganhar 2 eletrões. 

  • Logo a carga dos iões de sulfureto será –2. 
Critérios
  • A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:

A) O enxofre encontra-se no grupo 16 da tabela periódica, o que significa que os átomos de enxofre têm seis eletrões de valência, apresentando uma grande tendência para ganhar dois eletrões.

B) Conclui-se, assim, que a carga dos iões sulfureto será –2.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

5. Qual é a representação da molécula de oxigénio utilizando a notação de Lewis?

Resolução
  • Opção (B)

⇒  Cada átomo de oxigénio tem 6 eletrões de valência (2 pares de eletrões emparelhados e 2 eletrões desemparelhados).

⇒  Na molécula de oxigénio, O2, os dois átomos unem-se compartilhando dois dupletos (quatro eletrões), de modo que cada átomo fique rodeado por oito eletrões, como o gás nobre mais próximo.

Assim, a ligação formada é uma ligação dupla, o que está de acordo com a opção (B).

⇒  As opções (A) e (C) não estão corretas pois têm eletrões de valência a menos: 10 e 6, respetivamente, e no total são 6 + 6 = 12.

⇒  A opção (D) está igualmente incorreta pois tem 4 eletrões de valência a mais.

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos

6. O número quântico secundário, l, é um dos números quânticos que caracterizam as orbitais atómicas.

Num átomo de oxigénio, no estado fundamental, os eletrões de valência encontram-se distribuídos apenas por orbitais com

(A) l = 0

(B) l = 1

(C) l = 0 e l = 1

(D) l = 0, l = 1 e l = – 1

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (C)

Número quântico secundário (ou número quântico de momento angular) (l) 

⇒  Orbitais s – l = 0; 

⇒  Orbitais p – l= 1; 

⇒  Orbitais d – l= 2; 

⇒  Orbitais f – l= 3… 

  • As orbitais de valência do átomo de oxigénio no estado fundamental são a orbital 2s e as orbitais 2p. 

⇒ Número quântico principal n = 2. 

⇒ Orbital s, momento quântico (ou angular) l = 0. 

⇒ Orbital p, momento quântico secundário (ou angular) l = 1. 

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)

7. Considere o período da tabela periódica onde se encontra o elemento oxigénio.

Qual é o elemento desse período cujos átomos, no estado fundamental, apresentam menor raio atómico?

Resolução
  • Neon (ou Ne). 

⇒  O elemento oxigénio encontra-se situado no período 2 da Tabela Periódica.

⇒  Como o raio atómico diminui ao longo do período, o elemento do 2.º período com menor raio atómico é o Ne.

⇒  O raio atómico diminui ao longo do período porque a carga nuclear e o número de eletrões da  última camada aumentam sucessivamente de uma unidade, aumentando a atração entre o núcleo e a nuvem eletrónica que, por esta razão, diminui o volume.

Critérios
  • Neon (ou Ne) …………. 5 pontos

Grupo II

1. O hidróxido de sódio, NaOH, é uma base que, em solução aquosa, se encontra

(A) totalmente ionizada.

(B) parcialmente ionizada.

(C) parcialmente dissociada.

(D) totalmente dissociada.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (D)

Como o hidróxido de sódio, NaOH, já contém o ião hidróxido (OH), e dado que já é um composto iónico, a água apenas facilita a dissociação nos seus iões. 

  NaOH é uma base forte, dissocia-se completamente. 

Critérios
  • Opção (D)…………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

2. Titulou-se uma solução contendo 0,328 g de um ácido monoprótico forte com uma solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH(aq), de concentração 0,200 mol dm-3.

O volume de NaOH (aq) gasto até ao ponto de equivalência da titulação foi 16,40 cm3.

Determine a massa molar do ácido monoprótico em solução.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Ácido monoprótico – cada unidade do ácido origina um ião H+. 

m(ácido monoprótico forte) = 0,328 g 

  • [NaOH] = 0,200 mol dm-3 
  • V(NaOH) = 16,40 cm3 = 16,40 × 10-3 dm3 

⇒ Ácido monoprótico forte, por exemplo (HÁcido)

  • NaOH (base monoprótica forte) 
  • HÁcido (aq) + NaOH (aq) → NaÁcido (aq) + H2O (l) 

Massa molecular do ácido monoprótico, M(HA)? 

⇒ 1.º Calcular a quantidade de substância de hidróxido de sódio (NaOH) quando atinge o ponto de equivalência.

  • 𝒄 = 𝒏/𝑽  ⟺ 𝒏=𝒄×𝑽 ⟺ 𝒏 = 𝟎,𝟐𝟎𝟎 × 𝟏𝟔,𝟒𝟎 × 𝟏𝟎−𝟑 ⟺ 𝒏 = 𝟑,𝟐𝟖 × 𝟏𝟎−𝟑 𝒎𝒐𝒍 𝒅𝒆 𝑵𝒂𝑶𝑯 

⇒ 2.º Calcular a quantidade de substância do ácido monoprótico forte (HÁcido) quando atinge o ponto de equivalência. 

Sendo o ácido monoprótico forte e a base monoprótica forte.

⇒ De acordo com a estequiometria da reação, 1 mol de ácido monoprótico reage com 1 mol de base monoprótica.

𝒏á𝒄𝒊𝒅𝒐 = 𝒏𝒃𝒂𝒔𝒆 

  • 𝒏á𝒄𝒊𝒅𝒐 = 𝟑,𝟐𝟖×𝟏𝟎−𝟑 𝒎𝒐l 

⇒ 3.º Calcular a massa molecular do ácido monoprótico, M(HA). 

  • 𝒏=𝒎𝑴  ⟺ 𝑴 = 𝒎/𝒏 ⟺ 𝑴 = 𝟎,𝟑𝟐𝟖/𝟑,𝟐𝟖×𝟏𝟎−𝟑 ⟺ 𝑴 = 𝟏𝟎𝟎 𝒈 𝒎𝒐𝒍−𝟏
Critérios
  • A resolução deve apresentar as seguintes etapas:

A) Cálculo da quantidade de NaOH (aq) adicionada até ao ponto de equivalência da titulação (n = 3,280 x 10-3 mol).

B) Cálculo da massa molar do ácido monoprótico em solução (M = 100 g mol-1).

A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.

A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3. Uma outra solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH (aq) (M = 40,00 g mol-1), contém 20%, em massa, de soluto. A densidade da solução é 1,219 g cm-3.

Determine a concentração, em mol dm- 3, desta solução.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒ Solução aquosa de hidróxido de sódio, NaOH 

  • M(NaOH) = 40,00 g mol-1 
  • 20% de massa de soluto (de NaOH) 
  • ρ = 1,219 g cm-3 

⇒ Concentração de hidróxido de sódio, em mol dm-3, [NaOH]? 

1.º Calcular o valor da massa da solução aquosa de hidróxido de sódio. 

Sabendo que a solução aquosa de hidróxido de sódio contém 20% de, em massa de soluto (NaOH), ou seja, 

20% massa de soluto _____________ 20 g de NaOH 

100% massa de solução ___________ 100 g de solução 

2.º Calcular o volume de 100g de solução aquosa de hidróxido de sódio.

  • ρ = 𝒎𝑽  ⟺ 𝑽 = 𝒎/ρ ⟺ 𝑽 = 𝟏𝟎𝟎/𝟏,𝟐𝟏𝟗 ⟺ 𝑽 = 𝟖𝟐,𝟎𝟑 𝒄𝒎𝟑 = 𝟖𝟐,𝟎𝟑 ×𝟏𝟎−𝟑 𝒅𝒎𝟑 

3.º Calcular a quantidade de hidróxido de sódio (NaOH) existentes em 100 g de solução.

  • 𝒏 = 𝒎/𝑴 ⟺ 𝒏 = 𝟐𝟎/𝟒𝟎,𝟎𝟎 ⟺ 𝒏 = 𝟎,𝟓𝟎𝟎 𝒎𝒐𝒍 

4.º Calcular a concentração de hidróxido de sódio, em mol dm-3, [NaOH]. 

  • 𝒄 = 𝒏/𝑽 ⟺ 𝒄 = 𝟎,𝟓𝟎𝟎/𝟖𝟐,𝟎𝟑 × 𝟏𝟎−𝟑 ⟺ 𝒄 = 𝟔,𝟏 𝒎𝒐𝒍 𝒅𝒎−𝟑 
Critérios
  • A resolução deve apresentar as seguintes etapas:

A) Cálculo do volume de 100 g da solução (V = 82,03 cm3).

B) Cálculo da quantidade de NaOH existente em 100 g de solução (n = 0,500 mol).

C) Cálculo da concentração da solução (c = 6,1 mol dm-3).

A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.

A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.

Grupo III

Um grupo de alunos sintetizou sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado, [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s) (M = 245,8 g mol-1).

Os alunos começaram por triturar e pesar 5,00 g de sulfato de cobre (II) penta-hidratado, CuSO4 .5 H2O (s) (M = 249,7 g mol-1), que dissolveram completamente em cerca de 5 cm3 de água.

Adicionaram depois solução aquosa de amoníaco, NH3 (aq), em excesso, à solução de sulfato de cobre.

A reação de síntese pode ser traduzida por

CuSO4 .5 H2O (aq) + 4 NH3 (aq) → [Cu(NH3)4] SO4 . H2O (s) + 4 H2O (l)

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

1. A quantidade de amoníaco adicionada à solução de sulfato de cobre poderá ter sido

(A) 0,100 mol.

(B) 0,0800 mol.

(C) 0,0400 mol.

(D) 0,0200 mol.

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Reagente limitante é o reagente que é completamente consumido. 

⇒ Reagente em excessoé o reagente (ou reagentes) que não será inteiramente consumido até a reação terminar. 

⇒ Quantidade de sulfato de cobre penta-hidratado, (CuSO4. 5 H2O):

  • 𝑛 = 𝑚𝑀 = 5,00/249,7 = 0,0200 𝑚𝑜𝑙 

⇒ Como o amoníaco (NH3) é o reagente em excesso, o sulfato de cobre penta-hidratado é o reagente limitante.

De acordo com a estequiometria da reação. 1 mol de CuSO4 . 5 H2O reage com 4 mol de NH3. 

1 mol de CuSO4 . 5 H2O _____ 4 mol de NH3 

0,0200 mol de CuSO4 . 5 H2O _____ x mol de NH3 

  • x = 0,100 mol de NH3 
Critérios
  • Opção (A)…………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

2. Admita que os alunos obtiveram, na prática, uma massa de 2,60 g de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s).

Determine o rendimento da reação de síntese.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Rendimento da reação de síntese, η? 

⇒ Sendo o sulfato de cobre penta-hidratado, CuSO4 . 5 H2O, o reagente limitante que condiciona a quantidade possível (teórica) que se pode obter do(s) produto(s) da reação. 

  • A quantidade de CuSO4 . 5 H2O é 𝒏=𝟎,𝟎𝟐𝟎𝟎 𝒎𝒐𝒍. 

⇒ 1.º Calcular a quantidade (teórica) de sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado, [Cu(NH3)4] SO4 . H2O. 

De acordo com a estequiometria desta reação, 1 mol de CuSO4 . 5 H2O reage formando 1 mol de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O. 

1 mol de CuSO4 . 5 H2O ____ 1 mol de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O 

0,0200 mol de CuSO4 . 5 H2O ____ x mol de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O 

  • x = 0,0200 mol de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O 

⇒ 2.º Calcular a massa (teórica) de sulfato de tetra-aminocobre (II) mono-hidratado, [Cu(NH3)4]SO4 . H2O.

  • 𝒏 = 𝒎/𝑴 ⟺ 𝒎 = 𝒏 × 𝑴 ⟺ 𝒎 = 𝟎,𝟎𝟐𝟎𝟎 × 𝟐𝟒𝟓,𝟖 ⟺ 𝒎𝒕𝒆𝒐𝒓𝒊𝒄𝒂 = 𝟒,𝟗𝟐 𝒈 

⇒ 3.º Calcular o rendimento da reação de síntese, η?

Critérios
  • A resolução deve apresentar as seguintes etapas:

A) Cálculo da massa de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s) que se obteria se o rendimento da reação fosse 100% (m = 4,922 g).

B) Cálculo do rendimento da reação de síntese (η = 52,8%).

A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.

A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

3. O rendimento da reação de síntese poderá depender

(A) das quantidades iniciais dos reagentes.

(B) do volume de água utilizado para dissolver completamente o sulfato de cobre.

(C) do volume de solução aquosa de amoníaco adicionado em excesso.

(D) da massa de cristais de sulfato de tetra-aminocobre perdida na filtração.

Resolução
  • Opção (D)

O rendimento de uma reação depende, exclusivamente, da quantidade de produto obtido, relativamente à quantidade teoricamente prevista, ou seja, relativamente à quantidade que se obteria se o rendimento da reação fosse 100%.

Quanto maior for a massa de sulfato de tetra-aminocobre perdida na filtração, menor será a quantidade de produto obtido e, consequentemente, menor o rendimento da reação de síntese, o que está de acordo com a expressão (D).

⇒ A opção (C) é falsa porque a solução de amoníaco está em excesso, e portanto a quantidade de amoníaco não altera o rendimento da reação.

⇒ A opção (B) é falsa porque o sulfato de cobre(II) penta-hidratado já se encontrava completamente dissolvido em 5 cm3 de água e a adição de mais solvente não altera a quantidade de sulfato de cobre(II) e, como este vai ser o reagente limitante, também não altera a quantidade esperada de produto.

⇒ A opção (A) é falsa porque as quantidades iniciais de reagentes (reagente(s) limitante(s)) influenciam as quantidades de produto obtido e teoricamente previsto na mesma proporção.

Critérios
  • Opção (D)…………. 5 pontos

4. Na reação de síntese considerada, a precipitação dos cristais de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s) é facilitada pela

(A) adição de uma solução de etanol.

(B) adição de mais água.

(C) filtração da solução a pressão reduzida.

(D) trituração inicial do sulfato de cobre.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (A)

Os cristais de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s) são solúveis em água e insolúveis em etanol.

Por esta razão, a precipitação destes cristais é facilitada pela adição de uma solução de etanol, o que está de acordo com a opção (A).

⇒ A afirmação (B) é falsa porque, pela razão exposta, a adição de água irá dissolver os cristais de [Cu(NH3)4]SO4 . H2O (s).

⇒ As opções (C) e (D) são falsas porque estes procedimentos não facilitam a precipitação dos cristais.

⇒ A filtração da solução a pressão reduzida permite uma melhor recolha dos cristais e a trituração inicial do sulfato de cobre favorece a dissolução destes cristais por aumentar a superfície de contacto com a água.

Critérios
  • Opção (A)…………. 5 pontos

Grupo IV

1. A Figura 1 representa uma garrafa térmica, contendo 100 g de água.

Quando se inverte a garrafa, pode considerar-se que a água cai 40 cm. Repetindo diversas vezes este procedimento, verifica-se um pequeno aumento da temperatura da água.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1.1. Identifique, para a situação descrita, o principal processo de transferência de energia para a água.

Resolução

⇒ O principal processo de transferência de energia para a água é o trabalho.

⇒ Ao inverter a garrafa, a água desloca-se pela ação da força gravítica, cujo trabalho realizado sobre a massa de água é responsável pelo aumento da temperatura desta.

Critérios
  • Trabalho …………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1.2. Determine o intervalo de tempo necessário para que a temperatura da água aumente 0,50 ºC, se a garrafa térmica for invertida cerca de 30 vezes por minuto.

Apresente todas as etapas de resolução.

c (capacidade térmica mássica da água) = 4,18 x 103 J kg–1 ºC–1

Resolução
  • ΔT = 0,50 ºC 
  • Garrafa invertida cerca de 30 vezes por minuto 
  • Cágua = 4,18 × 103 J kg-1 ºC-1 

⇒  Intervalo de tempo (para aumentar 0,50 ºC), Δt? 

1.º Calcular a energia ganha pelas 100 g de água devido ao aumento de 0,50ºC.

  • 𝑬 = 𝒎 𝒄 Δ𝑻 = 𝟎, 𝟏𝟎𝟎 × 𝟒, 𝟏𝟖 × 𝟏𝟎𝟑 × 𝟎, 𝟓𝟎 ⟺  𝑬 = 𝟐𝟎𝟗 𝑱 

A energia necessária para aumentar 0,50 ºC é de 209 J. 

2.º Calcular a energia transferida para a água em cada inversão da garrafa térmica. 

⇒ Energia Potencial Gravítica é a energia armazenada num corpo ou sistema com consequência da pode ser transformada noutros tipos de energia (como a energia sob a forma de calor).

  • 𝑬𝑷 = 𝒎 𝒈 𝒉 = 𝟎, 𝟏𝟎𝟎 × 𝟏𝟎 × 𝟎, 𝟒𝟎 ⟺  𝑬𝑷 = 𝟎, 𝟒𝟎𝟎 𝑱 

⇒ Numa inversão da garrafa a energia transferida para a água é de 0,400 J. 

3.º Calcular o número de inversões da garrafa para que a temperatura da água aumente 0,50 ºC. 

1 inversão _____ 0,400 J 

x inversões ______ 209 J

  • 𝒙 = 𝟐𝟎𝟗/𝟎,𝟒𝟎𝟎 = 𝟓𝟐𝟐,𝟓 𝒗𝒆𝒛𝒆𝒔 𝒊𝒏𝒗𝒆𝒓𝒔ã𝒐 

4.º Calcular o intervalo de tempo (Δt) necessário, para que a temperatura da água aumente 0,50 ºC. 

30 inversões ____ 1 minuto 

522,5 inversões ______ Δt

  • Δ𝒕 = 𝟓𝟐𝟐,𝟓 × 𝟏𝟑𝟎 = 𝟏𝟕,𝟒 = 𝟏𝟕 𝒎𝒊𝒏𝒖𝒕𝒐𝒔 
Critérios
  • A resolução deve apresentar as seguintes etapas:

A) Cálculo da massa energia que é necessário fornecer a 100 g de água para que a sua temperatura aumente 0,50 ºC (E = 2,09 x 102 J).

B) Cálculo da energia transferida para a água em cada inversão da garrafa térmica (E = 0,400 J).

C) Cálculo do intervalo de tempo necessário para que a temperatura da água aumente 0,50 ºC (Δt = 17 min).

A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.

A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.

2. Introduziu-se a mesma massa de água em três latas idênticas, Q, R e S, pintadas com tintas diferentes.

As latas, devidamente fechadas com uma rolha atravessada por um termómetro, foram colocadas à mesma distância de uma lâmpada de 100 W.

Acendeu-se a lâmpada e mediu-se, para cada uma das latas, a temperatura da água nelas contida ao longo de um determinado intervalo de tempo.

A Figura 2 apresenta os esboços dos gráficos traçados a partir dos valores experimentais de temperatura em função do tempo, obtidos na experiência descrita.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

2.1. Conclua, justificando, qual das latas terá uma superfície mais refletora.

Resolução
  • A lata S é a lata que terá uma superfície mais refletora. 

⇒ A água contida na lata S sofre uma variação de temperatura menor às variações de temperatura registadas para a água contida mas latas Q e R, o que significa que terá absorvido menor energia no mesmo intervalo de tempo. 

Critérios
  • A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:

A) A água contida na lata S sofre uma variação de temperatura inferior às variações de temperatura registadas para a água contida nas outras duas latas, o que significa que terá absorvido menos energia, num mesmo intervalo de tempo.

B) Conclui-se, assim, que das três latas, a lata S é a que terá uma superfície mais refletora.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

2.2. A partir de um determinado instante, a temperatura da água contida na lata S manteve-se aproximadamente constante, o que significa que

(A) as taxas temporais de emissão e de reflexão de energia da lata são iguais.

(B) a lata deixou de absorver energia do exterior.

(C) as taxas temporais de emissão e de absorção de energia da lata são iguais.

(D) a lata deixou de emitir energia para o exterior.

Resolução
  • Opção (C)

⇒  Em equilíbrio térmico, a temperatura do corpo é constante, logo, as taxas de absorção e de emissão de radiação são iguais. Isto é, a energia emitida é igual a absorvida. 

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

3. Considere diversas amostras puras de líquidos, todas inicialmente a 50 ºC, que sofrem um processo de arrefecimento até atingirem a temperatura ambiente.

A energia cedida por cada uma dessas amostras será tanto maior quanto

(A) menor for a massa da amostra e menor for a capacidade térmica mássica do líquido.

(B) maior for a massa da amostra e maior for a capacidade térmica mássica do líquido.

(C) maior for a massa da amostra e menor for a capacidade térmica mássica do líquido.

(D) menor for a massa da amostra e maior for a capacidade térmica mássica do líquido.

Resolução
  • Opção (B)

E = m c ΔT 

A variação de temperatura (ΔT) é igual para todas as amostras. 

⇒  A energia cedida (E) é diretamente proporcional à massa da amostra (m) e à capacidade térmica mássica (c) do líquido. Conclui-se, que quanto maior for a massa e a capacidade térmica mássica, maior é a energia cedida. 

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos

Grupo V

A Figura 3 (que não está à escala) representa uma calha inclinada, montada sobre uma mesa.

Uma esfera de aço, de massa 30,0 g, é abandonada na posição A, situada a uma altura de 50,0 cm em

relação ao tampo da mesa. Depois de percorrer a calha, a esfera move-se sobre o tampo da mesa, entre as posições B e C, caindo seguidamente para o solo.

Considere desprezável a força de resistência do ar e admita que a esfera pode ser representada pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1. Admita que a energia dissipada é desprezável no trajeto entre as posições A e C e que a esfera atinge a posição C com velocidade de módulo vC.

Para que a esfera atinja a posição C com velocidade de módulo 2vC, deverá ser abandonada numa posição situada a uma altura, em relação ao tampo da mesa, de

(A) 100 cm.

(B) 140 cm.

(C) 200 cm.

(D) 280 cm.

Resolução
  • Opção (C)

1.º Calcular a vC, quando a esfera é abandonada na posição A (0,500 m). 

Como a energia dissipada é desprezável no trajeto entre as posições A e C, existe conservação da emergia mecânica.

Δ𝐸𝑚 = 0

⟺ 𝐸𝑚𝐹 − 𝐸𝑚𝐼 = 0  ⟺

⟺ 𝐸𝑚𝐹 = 𝐸𝑚𝐼

⟺ 𝐸𝐶𝐹 + 𝐸𝑃𝐹 = 𝐸𝐶𝐼 + 𝐸𝑃𝐼 

⇒  Posição A (vA = 0 ms-1 e hA = 0,500 m) – Inicio 

⇒  Posição C (vC =? e hC = 0 m) – Final

𝐸𝐶A + 𝐸𝑃A = 𝐸𝐶C + 𝐸𝑃C

⟺ 0 + 𝑚 𝑔 ℎ𝐴 = ½ 𝑚 𝑣𝐶+ 0 ⟺

⟺ 𝑣𝑐 = √(2 𝑔 ℎ𝐴) ⟺

⟺ 𝑣𝑐 = √2 × 10 × 0,500 ⟺

⟺ 𝑣𝑐 = 3,162 𝑚𝑠−1 

2.º Calcular a altura da posição A em relação ao tampo da mesa, hA, (se atingir a posição com a velocidade de 2vC). 

  • vc = 2 × 3,162 = 6,324 ms-1 

Posição A (vA = 0 ms-1 e hA = ?) – Inicio 

Posição C (vC = 6,324 ms-1 e hC = 0 m) – Final

𝐸c𝐹 + 𝐸p𝐹 = 𝐸c𝐼 + 𝐸p𝐼

⟺ 0 + 𝑚 𝑔 ℎ𝐴 = ½ 𝑚 𝑣𝐶2 + 0 ⟺

⟺ ℎ𝐴 = ½ × 𝑣𝐶2/𝑔 ⟺

⟺ ℎ𝐴 =  200 𝑐𝑚 

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos

2. Considere o trajeto da esfera entre a posição C e o solo e, nesse trajeto, as componentes escalares da posição da esfera, x e y, em relação ao referencial bidimensional xOy, representado na Figura 3.

Qual das opções seguintes apresenta os esboços dos gráficos da componente x e da componente y da posição da esfera, em função do tempo, t ?

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (B)

Entre a posição C e o solo a esfera é lançada horizontalmente. 

O movimento da esfera lançada horizontalmente, pode ser explicado em termos de duas componentes: 

Uma componente segundo a direção horizontal (eixo de x), em que a esfera é lançada com velocidade de valor constante m.r.u. 

Outra componente segundo a direção vertical (eixo de y) em que a esfera cai em queda livre – m.r.u.a. 

Cada um destes movimentos é independente do outro. 

Movimento: 

Eixo de x: m.r.u. 

x = x0 + v0x t (x0 = 0 m e v0x é constante e positiva) 

x = 0 + vt (x é diretamente proporcional ao t) 

Eixo de y: m.r.u.a. 

𝒚 = 𝒚𝟎 + 𝒗𝟎𝒚𝒕 + ½ 𝒂𝒕𝟐 (y0 = hc e v0y = 0 e a = – g) 

𝒚 = 𝒉𝒄 − ½ 𝒈𝒕𝟐 

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos

3. Considere agora duas situações distintas.

– Situação I: a energia dissipada é desprezável no trajeto entre as posições A e C;

– Situação II: a energia dissipada não é desprezável no trajeto entre as posições A e C.

Conclua, justificando, em qual das situações (I ou II) será maior o alcance da esfera.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

Situação I: 

  • Entre A e C, EmecI = EmecF 

Situação II: 

  • Entre A e C, EmecI ≠ EmecF 

A esfera atinge a posição C com um maior módulo de velocidade na situação I. 

Durante o lançamento: 

Alcance máximo (x). (x = x0 + v0x t) 

⇒ xI = vcI tI 

⇒ xII = vcII tII 

vcI > vcII  e  tI = tII 

Logo, xI  > xII 

Na situação II a energia dissipada não é desprezável no trajeto entre as posições A e C, ou seja, existe perda de energia durante esse trajeto. Significa que a esfera atinge a posição C com menor energia que na situação I (energia dissipada é desprezável) e consequentemente com menor módulo da velocidade. 

O tempo de queda da esfera é o mesmo nas situações I e II, uma vez que a altura de queda é igual nas duas situações. 

Na situação I será maior o alcance da esfera que na situação II. 

Critérios
  • A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:

A) O módulo da velocidade com que a esfera atinge a posição C [(velocidade de lançamento)] é superior na situação I, uma vez que, nessa situação, a energia dissipada no trajeto entre as posições A e C   desprezável.

B) Conclui-se, assim, que das três latas, a lata S é a que terá uma superfície mais refletora.

C) Conclui-se, assim, que das três latas, a lata S é a que terá uma superfície mais refletora.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

4. Calcule a energia dissipada no trajeto entre as posições A e C, se a esfera passar na posição C com velocidade de módulo 2,8 m s–1.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Energia dissipada no trajeto entre as posições A e C, Edis? 

Calcular a variação da energia mecânica (ΔEm). 

A variação da energia mecânica (ΔEm).

  • Δ𝑬𝒎 = Δ𝑬𝑪 + Δ𝑬𝑷 

Calcular a variação da energia cinética (ΔEc).

  • Δ𝑬c = 𝑬𝑪f − 𝑬𝑪i
  • 𝑬c = ½ 𝒎 𝒗𝟐 

vA = 0 ms-1 e vc = 2,8 ms-1

Δ𝑬c = 𝟏𝟐 𝒎 𝒗𝒄𝟐 − 𝟏𝟐 𝒎 𝒗𝑨𝟐 = 𝟏𝟐 × 𝟑𝟎,𝟎 × 𝟏𝟎−𝟑 × 𝟐,𝟖𝟐 = 𝟏,𝟏𝟖×𝟏𝟎−𝟏 𝑱 

Calcular a variação da energia potencial gravítica (ΔEp).

  • Δ𝑬p = 𝑬𝑷f− 𝑬𝑷i
  • 𝑬𝑷 = 𝒎 𝒈 𝒉
  • 𝑔 = 10 𝑚𝑠−2
  • 𝐴 = 0,500 𝑚
  • ℎ𝑐 = 0 𝑚

Δ𝑬p = 𝒎 𝒈 𝒉𝒄 − 𝒎 𝒈 𝒉𝑨 = 𝟎 − 𝟑𝟎,𝟎 × 𝟏𝟎−𝟑 × 𝟏𝟎 × 𝟎,𝟓𝟎𝟎 = −𝟏,𝟓𝟎×𝟏𝟎−𝟏 𝑱 

– Calcular a variação da energia mecânica (ΔEm).

  • Δ𝑬𝒎 = Δ𝑬c + Δ𝑬p ⟺ Δ𝑬𝒎 = 𝟏,𝟏𝟖 × 𝟏𝟎−𝟏 + ( − 𝟏,𝟓𝟎 × 𝟏𝟎−𝟏)  ⟺ Δ𝑬𝒎 = −𝟑,𝟐 × 𝟏𝟎−𝟐 𝑱 

– Logo a energia dissipada é 3,2 × 10-2 J. 

Critérios
  • A resolução deve apresentar as seguintes etapas:

A) Determinação da energia potencial gravítica do sistema esfera + Terra na posição A (Ep = 1,50 x 10-1 J).

B) Determinação da energia cinética da esfera na posição C (Ec = 1,18 x 10-1 J).

C) Determinação da energia dissipada no trajeto entre as posições A e C (Ed = 3,2 x 10-2 J).

A resposta a este item deve ser enquadrada num dos níveis de desempenho relacionados com a consecução das etapas, de acordo com a tabela seguinte.

A classificação a atribuir à resposta resulta da pontuação decorrente do enquadramento num dos níveis de desempenho atrás descritos, à qual podem ser subtraídos pontos, de acordo com o enquadramento nos níveis de desempenho relacionados com o tipo de erros cometidos.

Grupo VI

Na Figura 4, está esquematizado um automóvel que se move, com aceleração constante, segundo uma trajetória retilínea, coincidente com o eixo Ox de um referencial unidimensional.

Na figura, estão ainda representados os vetores velocidade, v, e aceleração, a, num certo instante, t1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1. Em que sentido se move o automóvel no instante considerado?

Resolução

⇒ No instante considerado o automóvel desloca-se no sentido negativo do referencial, visto que é neste sentido que está orientado o vetor velocidade, v.

Critérios
  • No sentido negativo [do referencial] Ou [da direita] para a esquerda …………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

2. Considere o intervalo de tempo [t0, t1], sendo t0 um instante anterior a t1.

Conclua, justificando, como variou o módulo da velocidade do automóvel no intervalo de tempo considerado, admitindo que em t0 o automóvel se movia no mesmo sentido que em t1.

Resolução

⇒ O vetor velocidade e o vetor aceleração têm sentidos contrários, logo temos um movimento retilíneo e uniformemente retardado (m.r.u.r.). 

⇒ Conclui-se, assim, que o módulo da velocidade do automóvel diminui nesse intervalo de tempo. 

Critérios
  • A resposta deve apresentar os seguintes tópicos:

A) [No intervalo de tempo considerado,] os vetores velocidade e aceleração têm sentidos opostos.

B) Conclui-se, assim, que o módulo da velocidade do automóvel diminuiu nesse intervalo de tempo.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

3. A comunicação entre o recetor GPS, com o qual o automóvel estava equipado, e os satélites do sistema GPS faz-se por meio de sinais eletromagnéticos, na gama das micro-ondas.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

3.1. A radiação micro-ondas é utilizada na transmissão de sinais entre os satélites e os recetores do sistema GPS, dado que aquela radiação

(A) sofre reflexão apreciável na atmosfera.

(B) é muito absorvida pela atmosfera.

(C) se propaga na atmosfera praticamente em linha reta.

(D) sofre difração apreciável na atmosfera.

Resolução
  • Opção (C)

⇒ As micro-ondas usadas nas comunicações propagam-se praticamente em linha reta, pelo que as antenas transmissora e recetora têm de estar colocadas à vista uma da outra. 

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

3.2. As ondas eletromagnéticas são ondas

(A) transversais que não se propagam no vazio.

(B) transversais que se propagam no vazio.

(C) longitudinais que se propagam no vazio.

(D) longitudinais que não se propagam no vazio.

Resolução
  • Opção (B)

⇒ Ondas eletromagnéticas não necessitam de um suporte material para se propagarem.

⇒ Propagam-se no vazio (vácuo) e são ondas transversais (as partículas do meio oscilam perpendicularmente à direção em que se move a onda. 

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos

4. O rádio do automóvel estava sintonizado para uma estação em frequência modulada (FM).

Na modulação FM, a frequência da onda

(A) portadora é superior à frequência do sinal a transportar.

(B) modulada é constante ao longo do tempo.

(C) portadora é variável ao longo do tempo.

(D) modulada é inferior à frequência do sinal a transportar.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Modulação FM – Consiste na variação da frequência de onda portadora, cuja amplitude se mantém constante, pelo sinal a transmitir.

(A frequência da onda portadora é menor que a frequência da onda modulada FM.) 

Critérios
  • Opção (A)…………. 5 pontos

FIM

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