2006 – 1ª Fase – Prova Escrita de Física e Química A

Prova Escrita de Física e Química A – versão 1

Prova 715: 1.ª Fase – 2006

1. Leia atentamente as informações seguintes.

Mais de 70% da superfície da Terra está coberta por água, e 97% dessa água encontra-se nos oceanos.

A água dos oceanos é uma solução aquosa extremamente complexa (Tabelas 1 e 2). Há cerca de 1,5 × 1021 L de água salgada nos oceanos, dos quais 3,5% (em massa), em média, é matéria dissolvida.

Define-se a salinidade de uma água do mar como a massa, em gramas, de sais dissolvidos num quilograma dessa água e expressa-se em partes por mil (%0). Embora a salinidade da água de um oceano varie consideravelmente de lugar para lugar, as proporções relativas dos elementos permanecem constantes.

Há séculos que se estudam processos de dessalinização da água salgada, para obtenção de água potável.

O método mais antigo de dessalinização é a destilação. A dessalinização por congelação, que tem estado a ser desenvolvida há vários anos, baseia-se no facto de que, quando uma solução aquosa congela, o sólido que se separa da solução é praticamente água pura. A dessalinização por osmose inversa é, atualmente, muito utilizada e é economicamente o processo mais viável.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

1.1. Com base na informação apresentada, selecione a alternativa CORRECTA.

(A) A massa de sódio que se encontra na água dos oceanos é cerca de cinco vezes maior do que a massa de magnésio.

(B) A água existente nos rios representa 3% da água existente na Terra.

(C) A massa de cloreto de sódio dissolvida nos oceanos é calculada por (3,5 x 1,5 x 1021)/100 g

(D) A salinidade média da água dos oceanos é 35 partes por mil.

Resolução
  • Opção (D)

(A) Errado.

Da tabela, conclui-se que em cada litro de água do mar há 10,70 g de sódio e 1,29 g de magnésio. Há, pois, 10,70/1,29 = 8,3 vezes mais massa de sódio do que de magnésio.

(B) Errado.

No texto afirma-se que 97% da água está nos oceanos. Os restantes 3% estão nos rios, mas também nos lagos, glaciares, gelos das camadas polares, etc.

(C) Errado.

No texto afirma-se que há 1,5 × 1021 L de água salgada e 3,5% em massa é matéria dissolvida. O cálculo apresentado em (C), 3,5% de 1,5 × 1021 L não se pode referir ao cloreto de sódio, pois em sítio algum se indica que há 3,5% em massa de cloreto de sódio na água do mar.

(D) Correto.

No texto refere-se que a salinidade é o quociente entre a massa de sais dissolvidos e a massa de água, expresso em partes por mil. Como o texto indica que há 3,5% de sais, em massa, num quilograma (1000 g) de água do mar há 3,5% × 1000 = 35 g de sais. Logo, a salinidade é, em média, 35 g de sais por 1000 gramas de água do mar, ou seja 35 partes por mil.

Critérios
  • Opção (D)…………. 7 pontos

1.2*. Com base na informação apresentada, selecione a alternativa INCORRETA.

(A) O composto de fórmula química MgCl2 está dissolvido na água do oceano.

(B) A dessalinização da água salgada por destilação e a dessalinização por congelação envolvem mudanças de fase.

(C) A dessalinização da água salgada por destilação é, dos três processos referidos, o mais económico.

(D) A salinidade diminui em zonas oceânicas que recebem grandes descargas de água de rios.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (C) – RESPOSTA INCORRETA…

(A) Correto.

Há iões magnésio e cloro na água do mar, logo há MgCl2.

(B) Correto.

A destilação e a congelação envolvem mudanças de fase, respetivamente de líquido para vapor e de líquido para sólido.

(C) Incorreto.

De acordo com o texto, é a dessalinização por osmose inversa que é economicamente o processo mais viável.

(D) Correto.

Como a água de rios apresenta muito menor teor de sais dissolvidos, nas zonas de descarga de águas de rios é de esperar menor salinidade.

Critérios
  • Opção (C)…………. 7 pontos

1.3. O esquema da figura 1 representa um processo simples de dessalinização da água salgada.

1.3.1*. Descreva num texto, com base no esquema da figura 1, como se obtém água dessalinizada através deste processo.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

A incidência de radiação no vidro transparente e no tanque com água salgada provoca a evaporação da água.

O vapor de água assim formado mistura-se com o ar e tende a saturar o ar, aumentando a humidade deste.

O vapor de água no ar saturado, quando entra em contacto com o teto, condensa, passando novamente ao estado líquido e escorrendo ao longo do teto para os depósitos laterais.

Nestes depósitos, obtém-se, pois, água dessalinizada, uma vez que apenas a água se evaporou, não os sais dissolvidos na água salgada.

Critérios

A composição deve contemplar os seguintes tópicos:

Por Acão da radiação solar que atravessa o teto de vidro, a água do tanque evapora.

No teto de vidro, o vapor de água condensa e, devido à inclinação do vidro, a água líquida é recolhida nos tanques laterais.

A classificação deste item utiliza os níveis de desempenho registados nos critérios gerais, apresentados de acordo com os tópicos descritos.

Se o examinando referir apenas 1 tópico:

– atribuir a cotação de 5 pontos se este estiver correto;

– atribuir a cotação de 4 pontos se for utilizada ocasionalmente uma terminologia científica não adequada e/ou com incorreções.

1.3.2*. Apresente duas desvantagens da aplicação deste processo em grande escala.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Duas desvantagens:

Processo moroso, uma vez que a evaporação é lenta.

Necessita de radiação solar o mais intensa possível, o que não acontece em muitas regiões da Terra.

Ainda outra desvantagem: seriam necessárias grandes áreas para instalação do processo.

Critérios

Exemplos de desvantagens que podem ser referidas:

Este processo exige tanques que ocupam grandes superfícies.

É um processo muito lento de obtenção de água dessalinizada.

A eficiência deste processo depende da intensidade da radiação solar.

Nota: Se o examinando apresentar mais de duas desvantagens, devem ser consideradas apenas as duas primeiras.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

1.4. Recolheu-se uma amostra de 5,0 dm3 de água do oceano.

Calcule, com base nas informações apresentadas nas tabelas 1 e 2 e na Tabela Periódica, a massa de cloreto de sódio obtida por evaporação completa da água da amostra referida.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒ 5,0 dm3 = 5,0 L

  • NaCl (S) → Na+ (aq) + Cl (aq)

Iões sódio na água do mar Na+  (aq)

concentração mássica de iões sódio na água do mar = 10,70 g/L

massa molar dos iões sódio = 22,99 g/mol

quantidade de substância de iões sódio, por litro de água do mar:

22,99 g / 1 mol = 10,70 g / n ⇔ n = 0,4654 mol

iões cloreto na água do mar Cl (aq)

concentração mássica de iões cloreto na água do mar = 19,22 g/L

massa molar dos iões cloreto = 35,45 g/mol

quantidade de substância de iões cloreto, por litro de água do mar:

35,45 g / 1 mol = 19,22 g / n ⇔ n = 0,5422 mol

portanto, há excesso de iões cloreto, em relação a iões sódio

em 5,0 L de água do mar, há 5 × 0,4654 mol = 2,327 mol de iões sódio, a que tem de corresponder igual quantidade de iões cloreto, no cloreto de sódio NaCl

  • massa de 2,327 mol de iões sódio: Na+ (aq)

⇒ (2,327 mol  x 22,99 g) / 1 mol = 53,50 g

  • massa de 2,327 mol de iões cloreto:

⇒ (2,327 mol x 35,45 g) / 1 mol = 82,49 g

massa de 2,327 mol de NaCl:

⇒ 53,50 g + 82,49 g = 135,99 g

Critérios

Uma metodologia de resolução deverá apresentar, no mínimo, as seguintes etapas de resolução para ser considerada correta:

Calcula a quantidade n (Na+) = 2,33 mol existente em 5,0 dm3 de água do oceano.

Escreve n (NaCl) = n (Na+) e obtém m (m (NaCl) = 1,36 × 102 g).

Nota: Se o examinando utilizar a mesma metodologia de resolução para o ião Cl, considerar que cometeu um erro de tipo 2.

Se a resposta apresentar ausência de metodologia de resolução ou metodologia de resolução incorreta, ainda que com um resultado final correto, a cotação a atribuir será zero pontos.

Erros de tipo 1 – erros de cálculo numérico, transcrição incorreta de dados, conversão incorreta de unidades ou ausência de unidades / unidades incorretas no resultado final.

Erros de tipo 2 – erros de cálculo analítico, erros na utilização de fórmulas e outros erros que não possam ser incluídos no tipo 1.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

1.5. Para além de sais, também o CO2 atmosférico se dissolve na água do oceano, dissolução essa que se pode traduzir pelo equilíbrio CO2 (g) ⇋ CO2 (aq).

Selecione a alternativa que permite completar corretamente a frase seguinte.

A solubilidade do CO2 na água é aumentada devido à ocorrência da reação reversível traduzida pela equação…

(A) … CO2 (aq) + H2O (l) ⇋ 2 HCO3 (aq) + H3O+ (aq).

(B) … CO2 (aq) + 2 H2O (l) ⇋ HCO3 (aq) + H3O+ (aq).

(C) … CO2 (aq) + H2O (l) ⇋ HCO3 (aq) + H3O+ (aq).

(D) … CO2 (aq) + 2 H2O (l) ⇋ HCO3+ (aq) + H3O+ (aq).

Resolução

(A) … CO2 (aq) + H2O (l) ⇋ 2 HCO3 (aq) + H3O+ (aq).  errado, não há conservação da carga…

(B) … CO2 (aq) + 2 H2O (l) ⇋ HCO3 (aq) + H3O+ (aq).

(C) … CO2 (aq) + H2O (l) ⇋ HCO3 (aq) + H3O+ (aq).  errado, 3 O num lado e 4 O no outro…

(D) … CO2 (aq) + 2 H2O (l) ⇋ HCO3+ (aq) + H3O+ (aq). errado, não há conservação da carga…

Critérios
  • Opção (B)…………. 7 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

1.6. O magnésio, Mg, e o bromo, Br, são extraídos comercialmente, em grande escala, da água do oceano.

Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes. Consulte a Tabela Periódica.

(A) Os átomos de bromo e de flúor têm o mesmo número de eletrões de valência.

(B) A configuração eletrónica 1s2 2s2 2p6 3s1 3p1 pode corresponder a um átomo de magnésio.

(C) O raio atómico do elemento bromo é superior ao raio iónico do anião brometo.

(D) A energia de primeira ionização do átomo de magnésio é inferior à energia de primeira ionização do átomo de cloro.

(E) Os eletrões do átomo de magnésio, no estado de energia mínima, estão distribuídos por seis orbitais.

(F*) Três eletrões do átomo de bromo ocupam uma orbital cujos números quânticos, n, l e ml, têm, respetivamente, os valores 1, 0 e 0.

(G*) Os eletrões do átomo de bromo, no estado de energia mínima, estão distribuídos por orbitais de número quântico principal 1, 2, 3, 4 e 5.

(H) O magnésio e o bromo são elementos que pertencem, respetivamente, às famílias dos metais alcalino-terrosos e dos halogéneos.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • (A) Verdadeira.

O bromo e o flúor estão ambos no grupo 17 da TP.

  • (B) Verdadeira.

No estado fundamental, no terceiro nível, ambos os eletrões de valência estão em orbitais s. Em estados excitados, podem estar noutras orbitais, com maior energia.

  • (C) Falsa.

O ião brometo é um ião negativo (1 eletrão em excesso; os átomos de bromo têm 7 eletrões de valência). Logo, o ião brometo deve ter maior raio do que o átomo de bromo.

  • (D) Verdadeira.

A energia de primeira ionização tende a aumentar ao longo do período (átomos cada vez mais pequenos… eletrões de valência atraídos cada vez mais fortemente). Como o magnésio e o cloro, estão no mesmo período, tendo o cloro maior número de eletrões de valência, a energia de primeira ionização do magnésio deve ser menor do que a do cloro.

  • (E) Verdadeira.

1 orbital no 1.º nível, 4 orbitais (uma s e três p) no 2.º nível, 1 orbital no 3.º nível. Portanto, 1 + 4 + 1 = 6 orbitais ao todo.

  • (F) Falsa.

Uma orbital apenas pode ter 2 eletrões …

  • (G) Falsa.

O bromo está no 4.º período, logo não tem orbitais com n = 5.

  • (H) Verdadeira.
Critérios
  • Verdadeiras : (A), (B), (E), (H)…………. 8 pontos
  • Falsas : (C), (F), (G) 
A classificação deste item deve ser efetuada de acordo com a tabela seguinte.

2. Um método utilizado, no início do século XX, para sinalizar a presença de barcos-farol quando havia nevoeiro, consistia no seguinte:

o barco-farol (A) emitia um sinal sonoro por uma sirene situada num ponto elevado do barco e, simultaneamente, outro sinal sonoro por um emissor (um gongo) situado debaixo de água. Ambos os sinais podiam ser detetados por outros barcos. Os tripulantes de um barco (B) que se encontrasse na vizinhança obtinham a distância ao barco-farol cronometrando o intervalo de tempo entre a chegada dos dois sinais sonoros (figura 2).

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

2.1. Suponha que a temperatura do ar é de 20 ºC e que a temperatura da água do mar é de 25 ºC.

Calcule, utilizando dados da tabela que considere apropriados, a distância entre os dois barcos se os dois sinais sonoros forem detetados pelo barco (B) com uma diferença de 9 s.

Despreze os efeitos dos ventos e das correntes marítimas na propagação do som.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • var = 343 m s-1
  • vágua mar = 1533 m s-1
⇒ dar = dágua mar = dAB ⇒ tar – tágua mar = 9 s substituindo em :

⇒ tar – tágua mar = 9 s

tem-se: logo, dAB = 343 x 11,6 ⇔ dAB = 4,0 x 103 m. ⇒ A distância que separa os dois barcos é de 4,0 x 103 m.
Critérios

Uma metodologia de resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas de resolução, para ser considerada correta:

Utiliza as igualdades d = vágua tágua = var tar para obter uma expressão da distância entre os barcos, d, em função da diferença dos intervalos de tempo para os dois sinais sonoros atingirem o barco B.

Calcula a distância entre os dois barcos (d = 4 × 103 m).

Se a resposta apresentar ausência de metodologia de resolução ou metodologia de resolução incorreta, ainda que com um resultado final correto, a cotação a atribuir será zero pontos.

Erros de tipo 1 – erros de cálculo numérico, transcrição incorreta de dados, conversão incorreta de unidades ou ausência de unidades / unidades incorretas no resultado final.

Erros de tipo 2 – erros de cálculo analítico, erros na utilização de fórmulas e outros erros que não possam ser incluídos no tipo 1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2.2. Ondas sonoras utilizadas para deteção de objetos submersos (ondas de sonar) têm comprimento de onda da ordem de 30 cm.

Ondas eletromagnéticas com o mesmo comprimento de onda são utilizadas no radar.

Indique duas diferenças nas características destes dois tipos de onda.

Resolução

As ondas sonoras são ondas mecânicas e, como tal, precisam de um meio para se propagarem.

As ondas eletromagnéticas podem propagar-se no vazio, não precisando de um meio material.

A velocidade das ondas eletromagnéticas é várias ordens de grandeza (5 ou 6) superior à das ondas sonoras.

As ondas sonoras são longitudinais e as ondas eletromagnéticas são transversais.

Critérios

Exemplos de diferenças entre estes tipos de ondas:

As ondas sonoras exigem um meio material para se propagarem, ao contrário das ondas eletromagnéticas.

ou

 As ondas sonoras não se propagam no vácuo, ao contrário das ondas eletromagnéticas.

As frequências das duas ondas são diferentes.

As velocidades de propagação das ondas são diferentes.

As ondas sonoras são longitudinais e as ondas eletromagnéticas são transversais.

Nota: Se o examinando apresentar mais de dois exemplos, devem ser considerados apenas os dois primeiros.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2.3. Uma partícula de um meio em que se propaga uma onda efetua um movimento oscilatório harmónico simples.

A equação que exprime a posição, x, da partícula que efetua este movimento, em função do tempo, t , é x = 2,0 × 10-2 sin 24π t (SI).

Selecione a alternativa CORRETA.

(A) A amplitude do movimento é de 24 m.

(B) A frequência angular do movimento é de 24 π rad s-1.

(C) O período do movimento é de 2,0 × 10-2 s.

(D) A frequência angular do movimento é de 24 s-1.

Resolução
  • Opção (B)

A equação do movimento oscilatório da partícula é x = A sin ω t, sendo A a amplitude e a frequência angular.

ω = 2 πf = 2π/T.

Comparando com a equação dada, obtém-se:

A = 2,0 × 10-2 m , ω = 24 rad s-1 e T = 8,3 × 10-2 s

  • (A) Errado.

A amplitude é 2,0 × 10–2 m.

  • (B) Correto.

A frequência angular é ω = 24π rad/s = 75,4 rad/s.

  • (C) Errado.

O período do movimento é 24 π = 2 π/T, logo T = 2/24 = 0,083 s.

  • (D) Errado.

A frequência angular é ω = 24 π rad/s = 75,4 rad/s.

Critérios
  • Opção (B)…………. 7 pontos

3. O amoníaco é uma substância gasosa, à temperatura ambiente, de grande utilidade para a sociedade em geral.

Assim, para fornecer as indústrias e as atividades que dependem do amoníaco como matéria-prima, é necessário ter um processo industrial rendível para a sua produção, como é o caso do processo Haber-Bosch, que utiliza o azoto e o hidrogénio gasosos como reagentes, de acordo com o seguinte equilíbrio:

N2 (g) + 3 H2 (g) ⇋ 2 NH3 (g)

A figura traduz a percentagem molar de amoníaco, em equilíbrio, na mistura gasosa obtida a partir de N2 e H2 para temperaturas no intervalo 400-600 ºC e a diferentes pressões.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

3.1. De acordo com a informação apresentada, selecione a alternativa CORRETA.

(A) Para uma mesma temperatura, quando a mistura reacional é comprimida, a percentagem molar de amoníaco obtida é menor.

(B) A síntese do amoníaco pelo método de Haber-Bosch é um processo endotérmico.

(C) Se ocorrer uma diminuição de temperatura, no sistema a pressão constante, a percentagem molar de amoníaco obtida é maior.

(D) Se ocorrer um aumento de pressão, no sistema a temperatura constante, o equilíbrio evolui no sentido inverso.

Resolução
  • Opção (C) 

Da figura conclui-se que:

à mesma temperatura o aumento de pressão favorece o aumento da percentagem de amoníaco (favorece o sentido direto da reação);

a diminuição de temperatura, à mesma pressão, favorece o aumento da percentagem de amoníaco, o que significa que o processo é exotérmico (a diminuição de temperatura favorece o sentido direto da reação).

Critérios
  • Opção (C)…………. 7 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

3.2. Num recipiente fechado de capacidade 2,00 L, a uma temperatura TA, foram colocados 1,00 mol de N2 (g) e 3,00 mol de H2 (g).

Sabe-se que, ao atingir o equilíbrio, existem 0,080 mol de NH3, 0,96 mol de N2 (g) e 2,88 mol de H2 (g).

Calcule a constante de equilíbrio, Kc, à temperatura TA.

Apresente todas as etapas de resolução, incluindo a expressão da constante de equilíbrio, Kc.

Resolução
  • V = 2,00 L ;
  • ne (NH3) = 0,080 mol ;
  • ne (N2) = 0,96 mol ;
  • ne (H2) = 2,88 mol .

N2 (g) + 3 H2 (g) ⇋ 2 NH3 (g)

a concentração de equilíbrio de cada uma das espécies é: A constante de equilíbrio, Kc , para este processo é: A constante de equilíbrio, à temperatura TA, é Kc = 1,1 x 10-3.
Critérios

Uma metodologia de resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas de resolução, para ser considerada correta:

Escreve a expressão de Kc.

Escreve como calcular as concentrações de N2 (g), H2 (g) e NH3 (g) no equilíbrio.

Substituindo, na expressão de Kc, as concentrações de N2 (g), H2 (g) e NH3 (g), obtém Kc (Kc = 1,1 × 10–3).

Se a resposta apresentar ausência de metodologia de resolução ou metodologia de resolução incorreta, ainda que com um resultado final correto, a cotação a atribuir será zero pontos.

Erros de tipo 1 – erros de cálculo numérico, transcrição incorreta de dados, conversão incorreta de unidades ou ausência de unidades / unidades incorretas no resultado final.

Erros de tipo 2 – erros de cálculo analítico, erros na utilização de fórmulas e outros erros que não possam ser incluídos no tipo 1.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.3. Um balão contém 4,48 dm3 de amoníaco, NH3 (g), em condições normais de pressão e temperatura (PTN).

Selecione a alternativa que permite calcular o número de moléculas de amoníaco que existem no balão.

Resolução
  • Opção (B)
  Quantidade de substancia
  • n = V/Vm
  Número de partículas (moléculas neste caso)
  • N = n NA
Então:
Critérios
  • Opção (B)…………. 7 pontos

3.4* Suponha que trabalha como engenheiro(a) químico(a) numa unidade industrial de produção de amoníaco.

Explique, num texto, de acordo com a informação apresentada, como poderia otimizar a produção de amoníaco pelo processo de Haber-Bosch, tendo em conta a influência da temperatura e da pressão, bem como a utilização de um catalisador.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

Atendendo à estequiometria da reação e ao facto de esta ser exotérmica, pelo princípio de Le Châtelier a reação é favorecida por utilização de temperaturas baixas e pressões elevadas.

Utilizando temperaturas demasiado baixas, a rapidez da reação direta diminui; por isso, devem ser usadas temperaturas não muito baixas.

Utilizando pressões demasiado elevadas, aumentam-se os riscos de acidente; por isso, devem ser usadas pressões moderadas e recipientes resistentes à pressão, para aumentar a segurança do processo.

O uso de um catalisador também otimiza o processo porque o torna mais rápido.

Critérios

A composição deve contemplar os seguintes tópicos:

Atendendo à estequiometria da reação e ao facto de esta ser exotérmica, pelo princípio de Le Chatelier, a reação é favorecida por utilização de temperaturas baixas e pressões elevadas.

Utilizando temperaturas demasiado baixas, a rapidez de reação direta diminui; por isso, devem ser usadas temperaturas não muito baixas.

Utilizando pressões demasiado elevadas, aumentam-se os riscos de acidente; por isso, devem ser usadas pressões moderadas, para aumentar a segurança do processo.

O uso de um catalisador também otimiza o processo, porque o torna mais rápido.

A classificação deste item utiliza os níveis de desempenho registados nos critérios gerais, apresentados de acordo com os tópicos descritos.

Se o examinando referir apenas 1 tópico:

– atribuir a cotação de 4 pontos se este estiver correto;

– atribuir a cotação de 3 pontos se for utilizada ocasionalmente uma terminologia científica não adequada e/ou com incorreções.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

3.5 A configuração eletrónica de um átomo de azoto, no estado de menor energia, pode ser representada por [He] 2s2 2p3.

Selecione a alternativa que completa corretamente a frase:

A geometria de uma molécula de amoníaco é…

(A) … piramidal triangular, e o átomo central possui apenas três pares de eletrões.

(B) … piramidal triangular, e o átomo central possui três pares de eletrões ligantes e um não ligante.

(C) … triangular plana, e o átomo central possui apenas três pares de eletrões.

(D) … triangular plana, e o átomo central possui três pares de eletrões ligantes e um não ligante.

Resolução
  • Opção (B)

A geometria de uma molécula (distribuição espacial dos átomos que a constituem) é tal que seja mínima a intensidade das forças repulsivas, que se manifestam, essencialmente, entre os dupletos ligantes e entre estes e os não ligantes.

O átomo de azoto tem 5 eletrões de valência enquanto o de hidrogénio tem apenas 1 eletrão de valência. Na molécula de amoníaco, o átomo de azoto (átomo central) está  ligado a três átomos de hidrogénio por três dupletos ligantes e possui um dupleto não ligante.

A geometria da molécula de amoníaco é piramidal triangular, pois estes dupletos, devido às forças repulsivas exercidas entre si, afastam-se o mais possível.

Os átomos de N e H localizam-se nos vértices de uma pirâmide triangular.

Critérios
  • Opção (B)…………. 7 pontos

4. Propôs-se a um grupo de alunos de uma Escola que criticassem e apresentassem sugestões sobre um projeto de uma pequena pista de treino para um desporto em que vários atletas se deslocam num trenó, ao longo de uma pista de gelo, procurando percorrê-la no mais curto intervalo de tempo possível.

A pista é constituída por três percursos retilíneos, com diferentes comprimentos e declives, e por um percurso circular, como mostra a figura 4. Suponha que a trajetória do trenó no percurso circular é horizontal, existindo uma parede vertical de gelo que o mantém nessa trajetória. Na figura 4, o percurso circular BCD é apresentado em perspetiva. O trenó deverá atingir o ponto F com velocidade nula e em segurança. Consideram-se desprezáveis todos os atritos no percurso ABCDE, bem como a resistência do ar na totalidade do percurso.

A massa total, m, do sistema trenó + atletas é de 300 kg, e o trenó parte do repouso no ponto A.
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

4.1. Nas condições apresentadas, qual é a variação da energia potencial gravítica do sistema constituído pela Terra e trenó + atletas, no percurso entre os pontos A e E?

Selecione a alternativa CORRECTA.

(A) –9,19 × 104 J

(B) +9,19 × 104 J

(C) –1,22 × 105 J

(D) +1,22 × 105 J

Resolução
  • Opção (C)

No percurso de A a E existe diminuição de energia potencial gravítica, logo a variação será negativa.

  A variação de energia potencial gravítica é :

  • ΔEp = m g Δh = 300 × 10 × (–40,6) = –121 800 = –1,22 × 105 J.

Critérios
  • Opção (C)…………. 7 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

4.2. Por questões de segurança, o módulo da aceleração do trenó não deverá ultrapassar no percurso AB o valor 0,80 g, sendo g o módulo da aceleração gravítica à superfície da Terra.

No seu relatório, os alunos concluíram que, efetivamente, esta exigência foi cumprida.

Verifique esta conclusão, partindo de um argumento energético. Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
No percurso AB as forças que atua, são as indicadas no esquema.

O trabalho da reação normal, é nulo, pois esta força é perpendicular ao deslocamento AB.

  • Opção 1:
O trabalho do peso é :
  • Wp = m g AB cos (90º – 50º) = m g AB cos 40º = m g AB sin 50º
O trabalho da resultante das forças é :
  • WF = m a AB
O dois trabalhos anteriores são iguais, logo:
  • m g AB sin 50º = m a AB ⇔ g sin 50º = a ⇔ a = 0,77 g < 0,80 g
Como 0,77 g < 0,80 g, o percurso foi comprido em segurança.
  • Opção 2:

 A diminuição da energia potencial gravítica no percurso AB corresponde ao aumento da energia cinética:

  • m g h = ½ m vB2 ⇔ vB2 = 2 g h
Aplicando a equação para um movimento uniformemente acelerado :
  • v2 = v02 + 2 a (x – x0) ⇔ vB2 = 2 a AB
Igualando as duas equações
  • 2 g h = 2 a AB ⇔ g sin 50º = a ⇔ a = 0,77 g < 0,80 g
Como 0,77 g < 0,80 g, o percurso foi comprido em segurança.
Critérios

Uma metodologia de resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas de resolução, para ser considerada correta:

Utiliza a expressão |∆Ep| = |∆Ec| entre os pontos A e B, para obter v2B = 80 g sin50º.
Utiliza a expressão da cinemática vB2 = 2 a LAB .
Igualando as expressões anteriores, obtém a = g sin50º = 0,77 g < 0,80 g

ou

Utiliza a expressão |∆Ep| = |∆Ec| entre os pontos A e B, para obter v2B = 80 g sin50º.
Utiliza a expressão WFres = ∆EC entre os pontos A e B, maLAB = mv2B, para obter vB2 = 2 a LAB .
Igualando as expressões anteriores, obtém a = g sin50º = 0,77 g < 0,80 g
Nota: Se o examinando obtiver o valor de a utilizando, apenas, a expressão a = g sin θ, atribuir a cotação de 3 pontos

Se a resposta apresentar ausência de metodologia de resolução ou metodologia de resolução incorreta, ainda que com um resultado final correto, a cotação a atribuir será zero pontos.

Erros de tipo 1 – erros de cálculo numérico, transcrição incorreta de dados, conversão incorreta de unidades ou ausência de unidades / unidades incorretas no resultado final.

Erros de tipo 2 – erros de cálculo analítico, erros na utilização de fórmulas e outros erros que não possam ser incluídos no tipo 1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

4.3. O módulo da velocidade, v, do trenó no ponto C é de 24,8 m s-1.

O módulo da força centrípeta que atua no sistema no ponto C é Fc = mv2/r , sendo r o raio da trajetória circular.

Calcule a aceleração do sistema trenó + atletas no ponto C, indicando o módulo, a direção e o sentido.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒ O raio da trajetória circular é metade do diâmetro:

  • r = 50/2= 25 m.

⇒ O valor da aceleração será:

  • a = F/m = v2/r =24,82/25 = 24,6 m s–2.

A aceleração tem direção radial, com sentido dirigido para o centro da trajetória circular.

Critérios

Uma metodologia de resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas de resolução, para ser considerada correta:

Utiliza ac = v2 /r, para calcular o módulo da aceleração do sistema (ac = 24,6 ms–2).

A direção da aceleração é radial; o sentido aponta para o centro da trajetória circular.

Se a resposta apresentar ausência de metodologia de resolução ou metodologia de resolução incorreta, ainda que com um resultado final correto, a cotação a atribuir será zero pontos.

Erros de tipo 1 – erros de cálculo numérico, transcrição incorreta de dados, conversão incorreta de unidades ou ausência de unidades / unidades incorretas no resultado final.

Erros de tipo 2 – erros de cálculo analítico, erros na utilização de fórmulas e outros erros que não possam ser incluídos no tipo 1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

4.4. Qual dos seguintes gráficos melhor representa o valor da aceleração do sistema trenó + atletas, em função da posição, l, ao longo do percurso AF?

Resolução

⇒ No movimento tem-se uma aceleração com a direção e sentido do movimento nos percursos AB e DE, tendo a sua componente escalar maior valor no percurso AB porque a inclinação é maior.

⇒ No percurso EF a aceleração também tem a direção do movimento, mas com sentido contrário.

⇒ Nestes percursos o movimento é retilíneo.

⇒ No percurso circular, BCD, a aceleração tem sempre a direção radial e aponta para o centro, com valor constante dado por , v2/r que é sempre constante.

A opção que foi considerada correta, aquando da correção dos exames, foi a (C).

No entanto, na formulação da pergunta existe uma incorreção.

⇒ O que se representa num gráfico é uma componente escalar de um vetor em função do tempo, ou, em alternativa, representa-se o módulo do vetor em função do tempo.

⇒ Como em nenhuma opção de resposta se representa o módulo da aceleração em função do tempo, pressupõe-se que se pretendem representar componentes escalares da aceleração.

⇒ Como, neste caso, a trajetória ora tem percursos retilíneos ora circulares, o sistema de eixos adequado para interpretar o movimento é um sistema de eixos ligado à partícula, conteúdo que se aborda na disciplina de Física 12.º ano, definindo-se, assim, as componentes da aceleração: a aceleração tangencial e a aceleração centrípeta.

⇒ Para descrever o modo como a aceleração varia são necessários, pois, dois gráficos: o da aceleração tangencial em função do tempo e o da aceleração centrípeta em função do tempo.

⇒ Nos trajetos retilíneos há apenas aceleração tangencial (positiva ou negativa, conforme o sentido do vetor aceleração é ou não o sentido do movimento), e no trajeto circular há apenas aceleração centrípeta (porque o movimento é uniforme), sempre positiva por definição.

Os gráficos respetivos representam-se em baixo.

Assim, nenhuma das opções apresentadas está correta e a resposta correta está fora do âmbito do Programa de Física e Química

Critérios
  • Opção (C)…………. 7 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

4.5 Para que o trenó atinja o final da pista com velocidade nula, é necessária uma força de atrito constante muito intensa no percurso EF.

Qual é a modificação que se pode efetuar nesse percurso, EF, para que o trenó atinja a extremidade da pista com velocidade nula, mas sujeito a uma força de atrito de menor intensidade?

Resolução

A opção mais evidente será utilizar um percurso horizontal mais comprido.

Neste caso, o trabalho da força de atrito será o mesmo, mas como ela tem menor intensidade o deslocamento tem de ser maior.

Outra opção será utilizar o percurso EF com o mesmo comprimento, mas em rampa, a subir.

Assim, o peso também realizaria um trabalho negativo e o trabalho da força de atrito poderia ser menor.

Critérios
  • Utilizar o percurso EF com o mesmo comprimento, mas com declive superior a zero. …………. 8 pontos

ou

  • Utilizar um percurso horizontal mais comprido.
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

4.6. Ao escreverem o relatório, alguns alunos discutiram se o módulo da velocidade do trenó se manteria, ou não, constante no percurso horizontal circular BCD, tendo em conta que nesse percurso há forças a atuar no trenó.

Escreva um texto em que justifique a conclusão que terá prevalecido no relatório.

Resolução

Note-se que não existe atrito no percurso horizontal circular BCD.

Então, as forças que sobre ele atuam são o peso (força exercida pela Terra), uma reação normal da superfície da pista na horizontal e outra reação normal da parede vertical.

Não existindo atrito, as forças têm a direção perpendicular ao movimento, e, portanto, o seu trabalho é nulo, não fazendo variar a energia cinética, o que leva a que o módulo da velocidade seja constante.

As forças que atuam devem ter resultante na direção horizontal apontando para o centro da trajetória, pois a trajetória é circular.

Nota: embora o perfil indicado tenha sentido do ponto de vista físico («uma parede vertical de gelo que o mantém nessa trajetória»), o perfil mais comum de uma pista de gelo é um perfil semelhante ao da figura seguinte. Neste caso, as duas forças também têm resultante na direção horizontal, apontando para o centro da trajetória.

Critérios
  • A composição deve contemplar os seguintes tópicos:

As forças que atuam no trenó têm direção perpendicular ao deslocamento, em cada ponto da trajetória circular, pelo que não realizam trabalho sobre o trenó.

Aplicando o teorema da energia cinética, conclui-se que se mantém constante a energia cinética do trenó e, consequentemente, o módulo da sua velocidade.

A classificação deste item utiliza os níveis de desempenho registados nos critérios gerais, apresentados de acordo com os tópicos descritos.

Se o examinando referir apenas 1 tópico:

– atribuir a cotação de 7 pontos se este estiver correto;

– atribuir a cotação de 6 pontos se for utilizada ocasionalmente uma terminologia científica não adequada e/ou com incorreções.

FIM

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