2014 – Teste Intermédio – 11ºAno

  • Prova Escrita de Física e Química A – Versão 1
  • Prova: Teste Intermédio – 11ºAno – 2014
  • Duração do Teste: 90 minutos | 12.02.2014

GRUPO I

A água é uma substância vital para qualquer organismo vivo. Mas é também uma substância extraordinária, pois as propriedades que a caracterizam apresentam valores, em geral, muito diferentes dos que seriam de esperar. Consideremos, por exemplo, o calor de vaporização da água. Verifica-se que é relativamente elevado, o que é bom, porque, assim, a água constitui um meio eficiente de arrefecimento do nosso corpo, por evaporação, quando transpiramos. Mas quão elevado é o calor de vaporização da água? Se aquecermos uma determinada massa de água, inicialmente a 0 ºC, poderá demorar, por exemplo, 5 minutos a atingir o ponto de ebulição. Se continuarmos a fornecer energia, à mesma taxa temporal, a essa mesma massa de água, demorará cerca de 20 minutos até que toda a água se vaporize completamente. Isto significa que vaporizar uma determinada massa de água consome cerca de quatro vezes mais energia do que aquecer a mesma massa de água de 0 ºC até 100 ºC, para o que apenas(!) são necessários 420 kJ por quilograma de água.

L. J. F. Hermans, Europhysics News, 43 (2), 13 (2012) (traduzido e adaptado)

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1. Indique, com dois algarismos significativos, o calor (ou variação de entalpia) de vaporização da água, a partir da informação dada no texto.

Resolução
  • ΔHvap (H2O) = 420 × 4 = 1,69 × 10= 1,7 × 103 kJ kg−1

⇒ Tendo em consideração a informação dada no texto o calor (ou variação de entalpia) de vaporização da água, é 1,7×103 kJ kg−1.

Critérios
  • 1,7 x 103 Kj kg-1 ou equivalente …………. 8 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

2. Utilizou-se uma resistência de aquecimento, com uma potência de 250W, para aquecer uma amostra de água de massa 500 g, inicialmente a 20 ºC. Verificou-se que, ao fim de 5,0 min de aquecimento, a temperatura da amostra era 41 ºC.

Determine o rendimento do processo de aquecimento da amostra de água.

Utilize o valor da capacidade térmica mássica da água que pode ser determinado a partir da informação dada no texto.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
 Determinar a capacidade térmica mássica da água a partir da informação do texto. 
  • Para aquecer um quilograma de água de 0 ºC até 100 ºC, são necessários 420 kJ. 
⇒ Determinar a energia transferida para a amostra de água durante o aquecimento   ⇒ Determinar energia utilizada para aquecer a amostra de água  ⇒  Determinar o rendimento do processo de aquecimento da amostra de água 
  • O rendimento do processo de aquecimento da amostra de água foi de 58,8%. 
Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentadas as seguintes etapas:

A) Cálculo da energia transferida para a amostra de água durante o aquecimento (E = 7,50 × 104 J) …….. 6 pontos

B) Cálculo da energia utilizada para aquecer a amostra de água (E = 4,41 × 104 J) (ver nota) …….. 5 pontos

C) Cálculo do rendimento do processo de aquecimento da amostra de água (59%) …….. 5 pontos

Nota A utilização de um valor de capacidade térmica mássica da água diferente de 4,20 × 103 J kg-1 ºC-1 implica que esta etapa seja pontuada com zero pontos.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3. A densidade do vapor de água, à temperatura de 100 ºC e à pressão de 1 atm, é 0,590 g dm-3.

Determine o volume ocupado por 3,01 × 1024 moléculas de H2O, contidas numa amostra pura de vapor de água, nas condições de pressão e de temperatura referidas.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  •  Processo 1

⇒  Determinar o volume molar do gás, nas condições de pressão e de temperatura referidas 

  • Mr (H2O) = 2 Ar(H) + Ar(O) = 2 (1,01) + 16,00 =18,02 ⇒ M (H2O) = 18,02 g mol−1

⇒  Determinar a quantidade química de água correspondente a 3,01 ×1024 moléculas 

⇒  Determinar o volume ocupado por 0,500 mol de H2O, contidas na amostra pura de vapor de água, nas condições de pressão e de temperatura referidas 

  • V = n ×Vm ⇔ V = 5,00 ×30,54 ⇔ V = 152,7 dm3 

O volume ocupado por 3,01 ×1024 moléculas de H2O, contidas na amostra pura de vapor de água, nas condições de pressão e de temperatura referidas é 153 dm3. 

  • Processo 2

⇒  Determinar a quantidade química de água correspondente a 3,01 ×1024 moléculas 

 Determinar a massa de água correspondente a 5,00 mol de água 

  • Mr (H2O) = 2 Ar(H) + Ar(O) = 2 (1,01) + 16,00 = 18,02 ⇒ M (H2O) = 18,02 g mol−1 
  • m(H2O) = n(H2O)× M(H2O) ⇔ m(H2O) = 5,00 x 18,02 ⇔ m(H2O) = 90,10 g 

⇒  Determinar o volume ocupado por 90,10 g de água sabendo que a densidade nas condições de pressão e de temperatura referidas é de 0,590 g dm−3 

O volume ocupado por 3,01 ×1024 moléculas de H2O, contidas na amostra pura de vapor de água, nas condições de pressão e de temperatura referidas é 153 dm3.

Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentadas as seguintes etapas:

A) Cálculo do volume molar do gás, nas condições de pressão e de temperatura referidas (Vm = 30,54 dm3 mol-1).

ou

  • Cálculo da massa de 3,01 × 1024 moléculas de H2O (m = 90,10 g) …….. 6 pontos

B) Cálculo do volume ocupado por 3,01 × 1024 moléculas de H2O, contidas na amostra pura de vapor de água, nas condições de pressão e de temperatura referidas (V = 153 dm3) …….. 6 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)
4. Qual é a geometria da molécula de água?
Resolução
  • A geometria da molécula de água é angular.

Na molécula de água, H2O, cada átomo de hidrogénio liga-se ao átomo de oxigénio através de uma ligação covalente simples, ligação que é assegurada por um par de eletrões (dupleto eletrónico ligante), existindo ainda dois pares de eletrões de valência não ligantes no átomo de oxigénio.

⇒ As repulsões que se estabelecem entre estes pares de eletrões e os restantes dois pares de eletrões de valência ligantes forçam a molécula a assumir uma geometria angular.

Critérios
  • Geometria angular …………. 8 pontos

 

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

5. Numa molécula de água,

(A) não existem eletrões de valência não ligantes, e existem, no total, quatro eletrões ligantes.

(B) existem eletrões de valência não ligantes, e existem, no total, quatro eletrões ligantes.

(C) não existem eletrões de valência não ligantes, e existem, no total, dois eletrões ligantes.

(D) existem eletrões de valência não ligantes, e existem, no total, dois eletrões ligantes.

Resolução
  • Opção (B)

⇒ Na molécula de água, H2O, cada átomo de hidrogénio liga-se ao átomo de oxigénio através de uma ligação covalente simples, ligação que é assegurada por um par de eletrões (dupleto eletrónico ligante), o que confere um total de quatro eletrões ligantes.

⇒ Existem ainda dois pares de eletrões de valência não ligantes no átomo de oxigénio.

Critérios
  • Opção (B)…………. 8 pontos

GRUPO II

A Figura 1 (que não está à escala) ilustra uma experiência realizada numa aula de Física, na qual um carrinho é abandonado sobre uma calha inclinada, montada sobre uma mesa de tampo horizontal.

O carrinho, abandonado na posição A, percorre a distância sobre a calha até à posição B, movendo-se depois, sobre o tampo da mesa, até à posição C.

Considere desprezáveis todas as forças dissipativas e admita que o carrinho pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1. No percurso AB, o trabalho realizado pelo peso do carrinho é ____, e a variação da energia mecânica do sistema carrinho + Terra é ______.

(A) positivo … nula

(B) positivo … positiva

(C) nulo … nula

(D) nulo … positiva

Resolução
  • Opção (A)

⇒ No percurso AB o trabalho do peso, Wp = |P| x AB x cos θ é positivo porque o ângulo entre a direção do peso e a direção do deslocamento está compreendido entre 0º e 90º, sendo inferior a 90º, ou seja, θ < 90º.

⇒ O coseno de θ será obrigatoriamente positivo, pelo que Wp > 0.

⇒ São desprezáveis todas as forças dissipativas, e só atuam o peso e a reação normal (que não realiza trabalho por ser normal à direção do movimento), a única força que realiza trabalho é o peso.

⇒ Sendo esta uma força conservativa, vai ocorrer conservação da energia mecânica do sistema, ou seja, a variação da energia mecânica naquele trajeto será nula.

Critérios
  • Opção (A)…………. 8 pontos

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 2 (Interações e os seus efeitos)

2. Explique porque é que a resultante das forças que atuam no carrinho não é nula no percurso AB.

Comece por identificar as forças que atuam no carrinho nesse percurso.

Resolução

⇒ No percurso AB, as forças que atuam sobre o carrinho são o peso, P, e a força de reação normal, N, exercida pela superfície de apoio.

⇒ A força de reação normal é perpendicular à trajetória AB e o peso é vertical, pelo que têm direções diferentes.

⇒ Decompondo o peso segundo a direção tangente à trajetória, Pt, e segundo a perpendicular a esta, Pn, como se mostra na figura 1, verifica-se que N e Pn se anulam e que a resultante das forças é igual a Pt.

Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentados os seguintes tópicos:

A) No percurso AB, atuam sobre o carrinho a força gravítica (ou o peso) e a [força de] reação normal (ou a força exercida pela superfície sobre a qual o carrinho se desloca).

B) No percurso AB, aquelas forças têm direções diferentes [pelo que a sua resultante não é nula].

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

 

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 2 (Interações e os seus efeitos)

3. Qual é o esboço do gráfico que pode representar o módulo da aceleração do carrinho, a, em função do tempo, t, decorrido desde o instante em que este inicia o movimento até ao instante em que atinge a posição C?

Resolução
  • Opção (C)

⇒ No percurso AB o movimento do carrinho é retilíneo uniformemente acelerado.

⇒ As forças que atuam no carrinho são a reação normal (força exercida pela superfície sobre a qual o carrinho se desloca) e o peso (força gravítica) sendo que a resultante das forças que atuam no carrinho é constante nesse percurso e corresponde à componente eficaz do peso, ou seja, a componente do peso na direção tangente à trajetória. Assim no percurso AB a aceleração mantém-se constante.

⇒ No percurso BC as forças que atuam no carrinho são a reação normal (força exercida pela superfície sobre a qual o carrinho se desloca) e o peso (força gravítica).

⇒ No percurso BC estas forças têm a mesma direção e intensidade, mas sentidos opostos, motivo pelo qual a força resultante é zero. Se a força resultante é nula, também será nula, nesse percurso, a aceleração.

⇒ Durante a primeira parte do percurso AB o valor algébrico da aceleração é diferente de zero e positivo (atendendo ao eixo de referência), diminuindo o seu valor a partir do ponto B e até C para um valor nulo.

Critérios
  • Opção (C)…………. 8 pontos

4. Na ausência de um anteparo, o carrinho pode cair ao chegar à posição C, situada a 80 cm do solo.

Determine a componente escalar, segundo o eixo Oy, da velocidade do carrinho, vy, quando este, caindo da posição C, se encontra a 30 cm do solo.

Recorra exclusivamente às equações do movimento, y (t ) e vy (t ).

Apresente todas as etapas de resolução.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

⇒ Se, na ausência de anteparo, o carrinho cai quando chega à posição C, podemos dizer que teve um movimento similar ao de um lançamento horizontal, isto é, a velocidade inicial tem direção horizontal, sendo acelerado na vertical, à medida que avança horizontalmente com velocidade constante.

⇒ Este movimento pode ser estudado, decompondo-o segundo duas direções: a vertical em que se considera o movimento uniformemente acelerado, sendo a aceleração a da gravidade local e sem velocidade inicial; a horizontal em que se considera o movimento uniforme com velocidade constante, igual à velocidade de lançamento.

⇒ Determinar a lei horária das posições, para a direção vertical :

  • x = xo + vot + ½at ⇔ 0,30 = 0,80 – 5 t2 

⇒ Calcular o tempo que o carrinho demora a atingir a posição situada a 30 cm do solo: 

  • 0,30 = 0,80 – 5,0 t2 ⇔ 0,50 = 5 t2   t = 0,316 s 

⇒ Determinar a lei horária das velocidades, para a direção vertical:

  • v = vo + at ⇔ v = −10 t 

 Calcular a componente escalar, segundo o eixo Oy, da velocidade do carrinho, vy, quando este se encontra a 30 cm do solo 

  • v = −10 t ⇔ v = −10 × 0,316 ⇔ v = − 3,16 m s−1 

 A componente escalar, segundo o eixo Oy, da velocidade do carrinho, vy, quando este caindo da posição C se encontra a 30 cm do solo é −3,2 m s−1.

Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentadas as seguintes etapas:

A) Cálculo, a partir da equação 0,30 = 0,80 – 5,0 t2, do tempo que o carrinho demora a atingir a posição situada a 30 cm do solo (t = 0,316 s) …….. 6 pontos

B) Cálculo da componente escalar, segundo o eixo Oy, da velocidade do carrinho, vy, quando este se encontra a 30 cm do solo (vy = -3,2 m s-1) …….. 6 pontos

5. A mesa usada na experiência tem um tampo de madeira e pernas metálicas.

Se colocarmos uma mão na madeira e a outra no metal, sentiremos mais frio na mão que está a tocar no metal.

Isso acontece porque

(A) o metal se encontra a uma temperatura inferior à da madeira.

(B) a capacidade térmica mássica do metal é superior à da madeira.

(C) a madeira tem uma densidade inferior à do metal.

(D) a condutividade térmica do metal é superior à da madeira.

Resolução
  • Opção (D)

⇒ Ambos os materiais, a madeira e o metal, da mesa encontram-se à mesma temperatura, a ambiente.

⇒ A sensação de frio na mão, quando colocada em contacto com o metal, deve-se ao facto de a taxa temporal de transferência de energia, sob a forma de calor, Q/Δt, da mão para o metal ser superior à verificada da mão para a madeira.

Sendo que:

  • e que todas as grandezas físicas são comuns às duas situações apresentadas exceto a natureza dos materiais com que as mãos estão em contacto, a madeira e o metal, conclui-se que o metal é melhor condutor de calor do que a madeira, ou seja, a condutividade térmica, k, do metal é superior à da madeira. 

Critérios
  • Opção (D) …………. 8 pontos

GRUPO III

A Figura 2 ilustra uma experiência habitualmente realizada no estudo da Lei de Faraday. A figura representa um carrinho de plástico, sobre o qual se colocou uma espira metálica retangular, E. O carrinho move-se, com velocidade constante, entre as posições P e Q, atravessando uma zona do espaço, delimitada a tracejado, onde foi criado um campo magnético uniforme, B, de direção perpendicular ao plano da espira. Fora dessa zona, o campo magnético é desprezável.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)

1. Qual é o esboço do gráfico que pode representar o fluxo magnético, Фm, que atravessa a superfície delimitada pela espira, em função do tempo, t, à medida que o carrinho se move entre as posições P e Q?

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Considere-se uma região do espaço onde existe um campo magnético, B , uniforme.

⇒ Define-se fluxo magnético, Φm, que atravessa uma superfície plana de área, A, mergulhada nessa região, pelo produto da intensidade do campo magnético, |B |, pela área, A, e pelo coseno do ângulo θ formado pela direção do vetor campo magnético e pela direção normal ao plano da espira:

  • Φm = |B | A cos θ
⇒  Enquanto o carrinho se movimenta fora da zona onde se faz sentir o campo magnético, B, o fluxo do campo magnético, Φm, é nulo porque a espira não é atravessada por qualquer linha de campo.
  • À medida que o carrinho avança e a espira metálica retangular colocada sobre ele entra na região onde se faz sentir o campo magnético, B, o fluxo magnético, Φm, vai aumentando, à medida que aumenta o número de linhas de campo que atravessam a espira.
  • Enquanto a espira se movimenta na zona do espaço, delimitada a tracejado, onde o campo magnético, B, é uniforme, o fluxo magnético, Φm, mantêm-se constante.
  • À medida que o carrinho avança e a espira metálica retangular colocada sobre ele, vai saindo da região onde se faz sentir o campo magnético, B, o fluxo magnético, Φm, vai diminuindo, à medida que diminui o número de linhas de campo que atravessam a espira.
Critérios
  • Opção (A)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)

2. Existe força eletromotriz induzida na espira quando

(A) a espira está completamente imersa no campo magnético, B.

(B) a espira está completamente fora do campo magnético, B.

(C) o fluxo magnético que atravessa a superfície delimitada pela espira é constante.

(D) o fluxo magnético que atravessa a superfície delimitada pela espira é variável.

Resolução
  • Opção (D)

⇒ Considerando a lei de Faraday, a força eletromotriz, f.e.m., induzida, εi, numa espira de um condutor metálico é igual, em módulo, à taxa de variação temporal do fluxo magnético que atravessa a espira.

⇒ Considerando apenas módulos dos valores médios, a lei de Faraday, para uma variação de fluxo magnético, ΔΦm, durante um intervalo de tempo, Δt, pode escrever-se |εi| = | ΔΦm/Δt |, pelo que, para que exista uma f.e.m. induzida, é necessário que haja variação do fluxo magnético no tempo.

Critérios
  • Opção (D)…………. 8 pontos

GRUPO IV

1. Na Figura 3, está representado o perfil de um troço de uma ponte, que se admite formar um arco de circunferência num plano vertical. As posições P e Q estão situadas num mesmo plano horizontal.

Sobre essa ponte, desloca-se um automóvel com velocidade de módulo constante.

Considere que o automóvel pode ser representado pelo seu centro de massa.

A figura não se encontra à escala.
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.1. Em qual das figuras seguintes se encontra corretamente representada a resultante das forças, FR, que atuam sobre o automóvel?

Resolução
  • Opção (B)

⇒ O carro descreve um movimento circular uniforme porque o módulo da velocidade é constante, assim a força resultante que atua no automóvel deverá ser radial (tem a direção do raio) e centrípeta (aponta para o centro da trajetória), o que apenas valida a representação da resultante das forças, R, que atuam sobre o automóvel na figura (B)

Critérios
  • Opção (B)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.2. Admita que, entre as posições P e Q, o automóvel percorre 300m com velocidade de módulo 54 km h-1.

Qual das seguintes expressões permite calcular o tempo, em segundos (s), que o automóvel demora a percorrer o troço entre as posições P e Q?

Resolução
  • Opção (B)
⇒ Reduzir a unidade do módulo da velocidade às unidades do Sistema Internacional, SI ⇒  Determinar o tempo gasto para percorrer os 300 m entre as posições P e Q 
Critérios
  • Opção (B)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

1.3. Justifique a afirmação seguinte.

A energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.

Resolução

⇒ A energia cinética do automóvel, Ec,a = ½ mava2, é igual nas posições P e Q uma vez que o automóvel se move com velocidade de módulo constante e que a massa do automóvel não se altera.

⇒ A energia potencial gravítica do sistema automóvel + Terra, Epa + Terra = m g h é igual nas posições P e Q, uma vez que essas posições se encontram num mesmo plano horizontal, isto é à mesma altura em relação ao nível de referência e porque a massa do automóvel não se altera.

⇒ Sendo a energia mecânica a soma das energias cinética e potencial gravítica, conclui-se que a energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.

Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentados os seguintes tópicos:

A) A energia cinética do automóvel é igual nas posições P e Q, uma vez que o automóvel se move com velocidade de módulo constante.

B) A energia potencial gravítica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q, uma vez que essas posições se encontram num mesmo plano horizontal (ou à mesma altura).

C) Sendo a energia mecânica a soma das energias cinética e potencial gravítica, conclui-se que a energia mecânica do sistema automóvel + Terra é igual nas posições P e Q.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

1.4. Admita que, sobre a ponte, se desloca também um camião de massa 12 vezes superior à massa do automóvel, com velocidade de módulo igual a metade do módulo da velocidade do automóvel.

Qual das seguintes expressões relaciona corretamente a energia cinética do camião, Ec,camião , com a energia cinética do automóvel, Ec,automóvel, enquanto se deslocam sobre a ponte?

(A) Ec,camião = 24 Ec,automóvel

(B) Ec,camião = 12 Ec,automóvel

(C) Ec,camião = 6 Ec,automóvel

(D) Ec,camião = 3 Ec,automóvel

Resolução
  • Opção (D)
⇒ Recorrer à expressão , para calcular a energia cinética do automóvel, Ec,a  ⇒ Recorrer à expressão , para calcular a energia cinética do camião, Ec,c  ⇒ Estabelecer a razão entre a energia cinética do camião, Ec,c, e a energia cinética do automóvel, Ec,a 
Critérios
  • Opção (D)…………. 8 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

2. Um automóvel de massa 1,0 × 103 kg, inicialmente parado numa estrada horizontal, acelera durante 10 s, sendo a potência fornecida pelo motor 72 cv.

Calcule o módulo da velocidade que o automóvel pode atingir 10 s depois de arrancar, se 15% da energia fornecida pelo motor, nesse intervalo de tempo, for transformada em energia cinética.

Apresente todas as etapas de resolução.

1 cv = 750 W

Resolução
⇒ Calcular a energia fornecida pelo motor durante o intervalo de tempo de 10 s ⇒  Calcular a energia fornecida pelo motor, Emotor, que se converte em energia cinética  ⇒  Calcular o módulo da velocidade que o automóvel pode atingir 10 s depois de arrancar     ⇒ O módulo da velocidade que o automóvel pode atingir 10 s depois de arrancar, admitindo que 15% da energia fornecida pelo motor se converte, nesse intervalo de tempo, em energia cinética foi 12,7 m s−1. 
Critérios
  • Na resposta, devem ser apresentadas as seguintes etapas:

A) Determinação da energia fornecida pelo motor em 10 s (E = 5,40 × 105 J) …….. 6 pontos

B) Determinação do módulo da velocidade que o automóvel pode atingir 10 s depois de arrancar (v = 13 m s-1) …….. 6 pontos

GRUPO V

Com o objetivo de determinar experimentalmente a velocidade de propagação do som no ar, um grupo de alunos usou um osciloscópio, um gerador de sinais, um altifalante, um microfone e uma fita métrica. Os alunos colocaram o microfone e o altifalante um em frente do outro, a distâncias, d, sucessivamente maiores e mediram o tempo, t, que um sinal sonoro demorava a percorrer cada uma dessas distâncias. O valor tabelado da velocidade de propagação do som no ar, nas condições em que foi realizada a experiência, é 345 ms-1.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
  • 11ºanoFísica – A.l. – 2.2 – Velocidade de propagação do som 

1. Para realizarem a experiência, os alunos ligaram

(A) o microfone ao gerador de sinais e o altifalante ao osciloscópio.

(B) o microfone ao osciloscópio e o altifalante ao gerador de sinais.

(C) o microfone e o altifalante unicamente ao gerador de sinais.

(D) o microfone e o altifalante unicamente ao osciloscópio.

Resolução
  • Opção (B)

⇒ Os alunos ligaram o altifalante ao gerador de sinais para que o sinal elétrico, produzido por este, fosse convertido num sinal sonoro e o microfone ao osciloscópio para que o sinal elétrico, resultante da conversão do sinal sonoro no microfone, fosse registado no osciloscópio.

Critérios
  • Opção (B)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
  • 11ºanoFísica – A.l. – 2.2 – Velocidade de propagação do som 

2. Com os valores de distância, d, e de tempo, t, medidos experimentalmente, os alunos traçaram um gráfico no qual o inverso do declive da reta obtida foi identificado com o valor experimental da velocidade de propagação do som no ar.

Os alunos terão, assim, traçado um gráfico de

(A) d em função de t.

(B) d em função de 1/t.

(C) t em função de d.

(D) t em função de 1/d.

Resolução
  • Opção (C)

A relação entre a distância, d, percorrida pelo som, o respetivo tempo, t, e a velocidade de propagação, v, é: d = v t onde v é a constante a determinar pelos alunos, representada na expressão anterior pelo declive da reta d = f (t).

⇒ Dado que o inverso do declive da reta obtida pelos alunos, em função das grandezas medidas, d e t, é igual à velocidade de propagação do som, isto é, v = d/t declive, então:

  • declive = 1/v , donde se conclui que o gráfico traçado pelos alunos é: t = (1/v) d
Critérios
  • Opção (C)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)
  • 11ºanoFísica – A.l. – 2.2 – Velocidade de propagação do som 

3. O valor experimental da velocidade de propagação do som no ar, obtido pelos alunos, foi 319 m s-1.

Qual é o erro relativo, em percentagem, desse valor?

(A) 7,5%

(B) 8,2%

(C) 26%

(D) 92%

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Erro absoluto, er, é o módulo da diferença entre o valor medido da grandeza, x, e o seu valor exato, xv. 

⇒ Erro relativo, er, em percentagem, será 

⇒ Pelo que o valor experimental da velocidade de propagação do som no ar, obtido pelos alunos, apresenta um erro relativo, em percentagem, de 7,5%. 

Critérios
  • Opção (A)…………. 8 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 3 (Ondas eletromagnéticas)

4. O índice de refração do ar é 1,00.

Comparando, em termos das respetivas ordens de grandeza, a velocidade de propagação da luz no ar com a velocidade de propagação do som no ar, conclui-se que a velocidade de propagação da luz é

(A) 108 vezes superior.

(B) 107 vezes superior.

(C) 106 vezes superior.

(D) 105 vezes superior.

Resolução
  • Opção (C)

⇒ Ordem de grandeza de um valor numérico é a potência de base 10 mais próxima desse número.

⇒ Considerando a velocidade de propagação do som no ar, vsom ar, 345 m s−1 e a velocidade de propagação da luz no ar, c, 3,00×108 m s−1.

⇒ Estabelecendo a razão entre a velocidade de propagação da luz, c, 3,00×108 m s−1 e a velocidade de propagação do som no ar, vsom ar, 345 m s−1

⇒ A ordem de grandeza de um valor numérico é igual à potência de base 10 caso o primeiro algarismo seja menor que 5 e soma-se uma unidade à potência de base 10 se o primeiro algarismo for superior a 5.

Assim, como neste caso o primeiro algarismo é 8, a ordem de grandeza será 105+1.

  •  A velocidade de propagação da luz no ar é cerca de 106 vezes superior à velocidade de propagação do som no ar.
Critérios
  • Opção (C)…………. 8 pontos

FIM

2 thoughts on “2014 – Teste Intermédio – 11ºAno”

  1. Boa tarde, porquê que no exercicio 2 do grupo V a aceleracao não é logo o valor dado pelo declive de d/t^2 uma vez que a aceleracao corresponde à variação da velocidade em função do tempo (ou seja a= (d/t)/t ?

    1. Prof. Vítor

      Olá Maria, o objetivo é obter o inverso da velocidade. Nas opções temos relações entre o tempo e a distância. Comparando a equação da reta y = mx + b, com a fórmula da velocidade V= d/t, ficará t = (1/V) d ; pelo será o mais correto, do que recorrer à fórmula da aceleração, que em nenhum lugar da pergunta é mencionada. Bons estudos

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