2020 – Época Especial – Prova Escrita de FQ A

  • Prova Escrita de Física e Química A – versão 1

  • Prova 715: Época especial – 2020

Nota: A prova inclui 8 itens, devidamente identificados no enunciado, cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final (itens I ‒ 2., II ‒ 2., II ‒ 3.1., III ‒ 4., IV ‒ 2., IV ‒ 3.2., V ‒ 1.1. e V ‒ 1.2.).

Dos restantes 18 itens da prova, apenas contribuem para a classificação final os 12 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação.

GRUPO I

Lançaram-se verticalmente, de baixo para cima, uma bola de basquetebol, B, e uma bola de voleibol, V, sendo a massa da bola B superior à massa da bola V. Os lançamentos foram repetidos, alterando-se as condições iniciais. 

Considere desprezável a resistência do ar e considere que as bolas podem ser representadas pelo seu centro de massa (modelo da partícula material).

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 2 (Interações e os seus efeitos)

1. Considere o movimento de subida das bolas, após o lançamento.

Qual das opções pode representar, à mesma escala, a resultante das forças que atuam na bola de basquetebol, BF , e a resultante das forças que atuam na bola de voleibol, FV ?

Resolução

  • Opção (B)

Na ausência de resistência de ar, apenas a força gravítica a tua em cada bola, por isso, a força gravítica coincide com a resultante das forças.

À superfície terrestre, a força gravítica aplicada num objeto pode ser considerada constante, com direção vertical, sentido de cima para baixo e com intensidade igual ao produto mg (da massa, m, pelo módulo da aceleração gravítica, g).

A força aplicada na bola de basquetebol tem maior intensidade porque esta bola tem uma massa superior à de voleibol.

ou

Durante o percurso das bolas B e V, desprezando a resistência do ar, a única força que atua sobre cada uma das bolas é igual à força gravítica, que será a força resultante, representada, respetivamente, por FB e FV.  

A força gravítica, Fg, tem direção vertical e sentido descendente.

Todos os corpos que se encontram próximo da superfície da Terra e apenas sob a ação da gravidade têm a mesma aceleração, a aceleração gravítica, g.

De acordo com a 2.ª Lei de Newton, Fg = mg

  • Como mB > mV, vem FB > FV

Critérios

  • Opção (B)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

2. O trabalho realizado pela força gravítica que atua em cada uma das bolas, desde a posição em que a bola é lançada até atingir o solo, depende

(A) da velocidade com que a bola é lançada. 

(B) da altura máxima atingida pela bola. 

(C) da distância percorrida pela bola até atingir o solo. 

(D) da distância da bola ao solo na posição em que é lançada.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

  • Opção (D)

O trabalho realizado pela força gravítica é igual ao simétrico da variação da energia potencial gravítica:

WFg = – ΔEp = -mg (hf – hi)

onde hf é a altura final da bola e hi altura inicial da bola, em relação a um nível de referência, que poderá ser o solo.

Assim, em geral, o trabalho rezado pela força gravítica irá depender da diferença entre as alturas inicial e final da bola, hf – hi.

Neste caso, como a posição final coincide com o solo, o trabalho realizado pela força gravítica depende da distância da bola ao solo na posição em que é lançada.

ou

A força gravítica é uma força conservativa, isto é, o trabalho realizado por esta força é independente da trajetória, dependendo apenas da posição inicial e final. 

O trabalho realizado pela força gravítica, durante qualquer percurso, é simétrico da variação da energia potencial gravítica. 

 WFg = – ΔEp = -mg (hf – hi)

  • Como, para cada uma das bolas, m é constante, o trabalho realizado pela força gravítica que atua em cada uma das bolas, desde a posição em que a bola é lançada até atingir o solo, depende, exclusivamente, da distância da bola ao solo na posição em que é lançada.

Critérios

  • Opção (D)  ……………. 10 pontos

3. Num dos lançamentos efetuados, as duas bolas foram lançadas em simultâneo, tendo-se registado, em vídeo, o seu movimento.

A análise desse vídeo permitiu determinar que, desde que as bolas foram lançadas até terem atingido o solo, as componentes escalares das suas posições, yB e yV, em relação a um referencial vertical Oy, variaram com o tempo, t , de acordo com as equações

yB = 0,57 + 5,44t – 4,88 t2 (SI)

yV = 1,93 + 3,61t – 4,89 t2 (SI)

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

3.1. Considere a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol, ay,B, em relação ao referencial Oy.

Qual dos esboços de gráfico seguintes pode representar a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol, ay,B, em função do tempo, t ?

Resolução

  • Opção (C)

⇒ A equação do movimento da bola de basquetebol é da forma

y = y0 + v0t + ½ at2

  • que corresponde ao movimento com aceleração constante no eixo Oy.

⇒ Comparando esta equação com a equação dada para a bola de basquetebol verifica-se que a sua posição inicial é 0,57 m, a componente escalar da velocidade inicial é 5,44 m/s e a componente escalar da aceleração do movimento é 2 x (-4,88) m/s = -9,76 m/s2.

Assim, a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol é negativa e constante.

ou

De acordo com o referencial escolhido e com a equação que representa o valor das componentes escalares das posições da bola B, em função do tempo, verifica-se que a componente escalar da aceleração, ay,B, será:

½ x ay,B = -4,88 ⇔  ay,B = -9,76 m s-2

  • Conclui-se, assim, que a componente escalar da aceleração da bola de basquetebol em função do tempo é constante e negativa.

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

  • 11ºanoFísica  – Domínio 1 – subdomínio 3 (Forças e movimentos)

3.2. Determine, utilizando exclusivamente as potencialidades gráficas da calculadora, a componente escalar da velocidade da bola de voleibol, vy,V , em relação ao referencial Oy, no instante em que as duas bolas têm a mesma componente escalar da posição, y . 

Mostre como chegou ao valor solicitado.

Resolução

Utilizando uma calculadora gráfica e abrindo uma página de gráficos, introduzem-se as expressões das componentes escalares das posições da bola de basquetebol B (f1) e da bola de voleibol V (f2).

Seguidamente analisa-se o gráfico para determinar o ponto de interseção. 

As coordenadas desse ponto são (0.74, 1.92), ou seja, no instante 0,74 s as bolas têm a mesma componente escalar da posição, 1,92 m. 

Sabendo que a componente escalar da velocidade é obtida a partir do declive da reta tangente ao gráfico da componente escalar da posição, em função do tempo, no instante em que as bolas têm a mesma componente escalar da posição, há que solicitar essa tangente ao gráfico f2, no instante 0,74 s. 

Na figura, surge o traçado dessa tangente no instante pretendido, assim como a respetiva expressão. 

  • Verifica-se que o declive da tangente tem o valor de –3,63. 

Conclui-se, assim, que a componente escalar da velocidade da bola de voleibol é –3,63 m/s. 

⇒ Outro processo de responder à questão, depois de ter determinado o ponto de interseção, é pedir o valor da derivada da função f2 no instante 0,74 s. 

  • O valor obtido é –3,63 m/s. 

Critérios

Nota ‒ A apresentação da componente escalar da velocidade da bola de voleibol no intervalo [-3,65 ; -3,60 ] m s-1 não implica qualquer desvalorização, desde que o valor apresentado tenha, no mínimo, dois algarismos significativos. 

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

4. Considere o movimento da bola de basquetebol desde o instante imediatamente após a primeira colisão com o solo até ao instante imediatamente antes da segunda colisão com o solo.

Qual dos esboços de gráfico seguintes pode representar a energia mecânica, Em , do sistema bola de basquetebol + Terra, em função do tempo, t , no movimento considerado?

Resolução

  • Opção (A)

⇒ Considerando desprezável a resistência do ar, após a primeira colisão com o solo até ao instante imediatamente anterior ao da segunda colisão com o solo, a única força que atua sobre a bola é o peso, que é uma força conservativa.

  • Num sistema conservativo, há conservação de energia mecânica, Em = constante.

ou

⇒ Após a primeira colisão, e até sofrer a sua segunda colisão com o solo, a bola de basquetebol, desprezando a resistência do ar, apenas está sujeita à força gravítica, que é conservativa.

  • A energia mecânica da bola, Em = Ec + Ep, mantém-se constante durante o intervalo de tempo considerado.

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

GRUPO II

A Figura 1 representa um tubo cilíndrico de altura 1,10 m, fechado em ambas as extremidades. O tubo contém pequenas esferas metálicas.

Ao inverter-se rapidamente o tubo, as esferas caem, praticamente na vertical, colidindo com a base inferior do tubo. Repetindo diversas vezes este procedimento, verifica-se um aumento da temperatura das esferas. 

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

1. Identifique o principal processo de transferência de energia responsável pelo aumento da temperatura das esferas.

Resolução

⇒ O principal processo de transferência de energia para as esferas é o trabalho realizado pelas forças de fricção que o tubo exerce nas esferas e pelas forças que as outras esferas exercem em cada esfera.

ou

  • O principal processo de transferência de energia responsável pelo aumento de temperatura das esferas é o trabalho. 

⇒ Durante a colisão das esferas com a base inferior do tubo, a energia cinética que elas adquiriram durante a queda vai ser anulada pelo trabalho de forças resistentes no interior das esferas, que provocam maior agitação das partículas constituintes, manifestando-se macroscopicamente por um aumento de temperatura. 

Critérios

  • Identifica o principal processo de transferência de energia (trabalho)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)
  • 10ºanoFísica – A.l. – 1.2 – Movimento vertical de queda e ressalto de uma bola

2. Considere o intervalo de tempo desde o instante em que as esferas iniciam a queda, após uma dada inversão, até ao instante imediatamente após a sua colisão com a base inferior do tubo, e considere que a transferência de energia das esferas para o tubo não é desprezável.

No intervalo de tempo considerado, ______ da energia mecânica do sistema esferas + Terra é ______ à variação da energia interna das esferas. 

(A) o aumento … superior 

(B) o aumento … inferior 

(C) a diminuição … superior 

(D) a diminuição … inferior

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

  • Opção (C)

⇒ No intervalo de tempo considerado, na colisão das esferas com a base do tubo ocorre uma diminuição da energia mecânica do sistema, pois, como foi dito no enunciado, considera-se que a transferência de energia das esferas para no tubo não é desprezável.

Assim, parte da energia mecânica perdida, foi transferida para o tubo e outra parte, foi responsável pelo aumento da energia interna das esferas.

  • A diminuição da energia mecânica do sistema esferas + Terra  tem de ser superior à variação da energia interna das esferas.

ou

⇒ Durante a colisão das esfera de metal com a base do tubo, parte da energia mecânica do sistema é convertida em energia interna das esferas e do tubo. Levando ao aumento da temperatura local.

  • A diminuição da energia mecânica do sistema esferas + Terra será igual ao aumento da energia interna das esferas e do tubo, e o aumento da energia interna das esferas é menor que a diminuição da energia mecânica do sistema esfera + Terra que ocorre durante a colisão.

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

3. A experiência foi realizada com esferas de chumbo de massa total m, tendo sido repetida com esferas de ferro, com a mesma massa total.

Em cada experiência, o tubo foi invertido 50 vezes.

A capacidade térmica mássica do chumbo é 129 J kg-1 ºC-1, sendo a capacidade térmica mássica do ferro superior.

Considere que a transferência de energia entre as esferas e a sua vizinhança é desprezável.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

3.1 Determine o aumento da temperatura das esferas de chumbo na experiência realizada.

Explicite o seu raciocínio, indicando todos os cálculos efetuados.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

⇒ Se nesta experiência se considerar que a transferência de energia das esferas de chumbo para a vizinhança é desprezável, então toda a energia mecânica inicial das esferas foi  utilizada para aumentar a sua temperatura.

Numa queda das esferas, a diminuição da sua energia mecânica é igual à energia potencial no início do movimento, ou seja em cada queda a diminuição de energia mecânica será:

  • Ep,i = mgh = mpb x 10 x 1,10 = 11,0 mpb

⇒ Após 50 quedas, a energia, E, transferida para as esferas terá sido E = 50 Ep,i, o que provoca um aumento de temperatura dado por:

ou

⇒ Definindo a base inferior do tubo como a posição a que corresponde uma energia potencial gravítica nula, e como Ep = mgh, na queda das esferas, a energia potencial gravítica de cada esfera diminui.

A variação de energia potencial, em função de m, é:

  • ΔEp = mg x (0 – h) = – m x 10 x 1,10 = -11,0 m J 

⇒ Como o tubo foi invertido 50 vezes, a variação de energia potencial gravítica do sistema esferas + Terra em função de m é:  

  • ΔEp = 50 x (-11,0 m) = – 550 m  J

Como,  Wp = – ΔEp = 550 m  J

⇒ Considerando desprezável a transferência de energia entre as esferas e a sua vizinhança, o trabalho realizado pelo peso das esferas, nos percursos realizados, é integralmente transferido para as esferas, como calor, provocando um aumento da sua energia interna. 

  •  E = mc ΔT ⇔ 550 m = m x 129 x ΔT ⇔ ΔT = 4,26 ºC

O aumento de temperatura das esferas de chumbo na experiência realizada é 4,3 J. 

Critérios

  • Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:

Determina a diminuição da energia potencial gravítica do sistema esferas + Terra nas 50 quedas, em função da massa (550 m) …………. 4 pontos

Calcula o aumento da temperatura das esferas (ΔT = 4,3 ºC) …………. 6 pontos

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

3.2 Conclua se, nas experiências realizadas, o aumento da temperatura das esferas de ferro terá sido maior, igual ou menor do que o aumento da temperatura das esferas de chumbo.

Mostre como chegou à conclusão solicitada.

Resolução

⇒ A quantidade de energia transferida por calor, E, para as esferas é igualmente 550m J. A massa total das esferas de chumbo é igual à massa total das esferas de ferro e c(Fe) > c(Pb). 

⇒ Como E = mc ΔT, para uma mesma variação de energia interna e a mesma massa, uma maior capacidade térmica mássica implica uma menor variação de temperatura.

Assim, pode concluir-se que o aumento de temperatura das esferas de ferro terá sido menor do que o aumento de temperatura das esferas de chumbo. 

ou

⇒ Quando esferas caem, a energia mecânica dissipada em cada impacto é igual à energia potencial gravítica inicial do sistema esferas + Terra, que depende da massa das esferas e da altura de queda, que são as mesmas para as esferas de chumbo e de ferro.

⇒ O aumento de temperatura das esferas é igual ao quociente da energia dissipada pelo produto entre a massa das esferas e a capacidade térmica mássica do material que as constitui.

Como a energia absorvida e a massa são iguais nas duas situações e como o ferro tem uma capacidade térmica mássica superior à do chumbo, isso implica que o aumento da temperatura das esferas de ferro terá sido menor do que o aumento de temperatura das esferas de chumbo.

Critérios

GRUPO III

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)

1. Algumas lanternas produzem luz quando são agitadas.

Nessas lanternas, o movimento de vaivém de um íman através de uma bobina, inserida num circuito com díodos emissores de luz (LED), origina uma corrente elétrica.

Na Figura 2, encontram-se representados esquematicamente a bobina, o íman e um LED de uma dessas lanternas.

Explique o aparecimento de uma corrente elétrica no circuito.

Escreva um texto estruturado, utilizando linguagem científica adequada.

Resolução

⇒ Segundo a lei de Faraday, uma diferença de potencial é induzida num circuito elétrico pela variação do fluxo magnético no circuito.

⇒ Neste caso, o movimento de vaivém do íman por dentro da bobina leva à variação do campo magnético sobre os pontos da área delimitada por cada espira da bobina, o que conduz à variação do fluxo magnético na bobina.

  • É assim induzida uma força eletromotriz nos terminais da bobina que conduz ao aparecimento de uma corrente elétrica que passa pelo LED, levando à emissão de luz.

ou

O íman existente na lanterna cria um campo magnético na região em que se encontra. 

⇒ O movimento de vaivém do íman através da bobina cria um campo magnético variável na região onde se encontra a bobina. O fluxo do campo magnético, variável devido ao movimento do íman junto da bobina, que atravessa as superfícies delimitadas pelas espiras da bobina, provoca o aparecimento de uma corrente elétrica na bobina, que se designa por corrente elétrica induzida. 

⇒ A diferença de potencial elétrico que é responsável pelo aparecimento da corrente elétrica induzida designa-se força eletromotriz induzida, ε. 

De acordo com a lei de Faraday, a força eletromotriz induzida num circuito é, em módulo, igual à taxa de variação temporal do fluxo magnético que o atravessa. 

  • A produção de corrente elétrica na bobina tem por base a lei de Faraday. 

Critérios

  • Fundamentação: 

existência de um campo magnético variável na região onde se encontra a bobina, devido ao movimento do íman; 

variação de fluxo magnético através das superfícies delimitadas pelas espiras da bobina devida à variação do campo magnético; 

variação de fluxo magnético, indução de uma força eletromotriz no circuito e aparecimento de uma corrente elétrica nesse circuito. 

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 2 (Eletromagnetismo)

2. O esboço de gráfico da Figura 3 representa o módulo da força eletromotriz induzida, |εi|, numa espira metálica, em função do tempo, t.

Qual dos esboços de gráfico pode representar o fluxo magnético, Φm , que atravessa uma superfície delimitada pela espira, em função do tempo, t ?

Resolução

  • Opção (B)

⇒ Antes de haver movimento do íman, a superfície delimitada pela bobina já era atravessada por um dado fluxo magnético não nulo.

De acordo com a lei de Faraday, em cada intervalo de tempo, o módulo da força eletromotriz induzida num circuito, é:

 No primeiro intervalo de tempo, como i| tem um valor diferente de zero, significa que ocorreu uma variação temporal de fluxo magnético.

⇒ No segundo intervalo de tempo, como i | = 0 V, o fluxo magnético que atravessa a espira não se altera, mantendo-se com o valor adquirido no final do primeiro intervalo de tempo.

Critérios

  • Opção (B)  ……………. 10 pontos

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

3. O gráfico da Figura 4 representa um sinal elétrico, recebido num osciloscópio, em que a base de tempo foi regulada para 0,5 ms/div e o amplificador vertical para 0,2 V/div.

A frequência do sinal é e a amplitude do sinal é . 

(A) 0,50 kHz … 0,40 V 

(B) 0,50 kHz … 0,80 V 

(C) 2,0 kHz … 0,40 V 

(D) 2,0 kHz … 0,80 V

Resolução

  • Opção (A)

⇒ De acordo com as escalas definidas para o osciloscópio, cada divisão vertical corresponde a 0,2 V, logo a amplitude do sinal é 0,4 V, já que a altura de um pico corresponde a duas divisões.

⇒ A separação temporal entre dois máximos do sinal ( ou dois mínimos) corresponde ao período do sinal.

Deste modo, o período é igual a 2,0 ms (quatro divisões, 2,0 ms = 0,5 ms x 4).

  • A frequência é o inverso do período f = 0,50 kHz.

ou

⇒ De acordo com o gráfico da Figura 4 e sendo a base de tempo registada para 0,5 ms/div, o período do sinal, T = 4 x 0,5 = 2,0 ms  

  • Como, f = 0,50 kHz

⇒ Como a amplitude vertical foi regulada para 0,2 V/div (o que indica que o valor da tensão correspondente a cada divisão da escala vertical do ecrã é 0,2 V) e a deflexão vertical foi de duas divisões, a tensão será 2 x 0,2 V = 0,4 V  

  • A amplitude do sinal é 0,4 V

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoFísica – subdomínio 2 (Energia e fenómenos elétricos)

4. Considere o circuito esquematizado na Figura 5, em que R1 e R2 representam dois condutores óhmicos e G é um gerador que pode ser considerado ideal (um gerador cuja resistência interna pode ser considerada nula).

Quando o interruptor k2 está aberto, é medida uma corrente elétrica no amperímetro (ideal).

Preveja se a corrente elétrica medida pelo amperímetro aumenta, diminui ou se mantém constante quando se fecha o interruptor k2.

Mostre como chegou à previsão solicitada.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

⇒ Sendo o gerador ideal, a f.e.m. é igual à diferença de potencial, pois, como U = ε – rI, em que r seria a resistência interna do gerador, que é nula num gerador ideal .

  •  U = ε

⇒ Como os dois condutores óhmicos R1 e R2 estão ligados em paralelo, a diferença de potencial elétrico nos terminais do gerador é igual à diferença de potencial elétrico nos terminais do condutor R1, quer o interruptor esteja aberto ou fechado.  

⇒ De acordo com a Lei de Ohm, U = RI, e como a diferença de potencial elétrico nos terminais do gerador, U, é igual à diferença de potencial elétrico nos terminais do condutor R1, quer o interruptor K2 esteja aberto ou fechado, conclui-se que a diferença de potencial elétrico nos terminais do gerador é independente da corrente.

  • A corrente elétrica medida pelo amperímetro mantém-se constante quando se fecha o interruptor K2 . 

ou 

Quando o interruptor está aberto e no amperímetro passa uma corrente I1, vem que U = R1 I1. 

⇒ Quando o interruptor está fechado, admita-se que no amperímetro passa uma corrente I2.

⇒ Neste caso, a diferença de potencial seria U = R1 I1 , mas sendo U = ε, que se mantém constante, então R1 I1 = R2 I2

  •  I1 = I2, o que evidencia que a corrente elétrica medida pelo amperímetro se mantém constante quando se fecha o interruptor K2.  

Critérios

GRUPO IV

Os álcoois, muitos dos quais existentes na natureza, constituem uma família importante de compostos orgânicos. Na Figura 6, estão representados modelos tridimensionais de dois álcoois, o etanol e o propan-2-ol.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

1. Qual é o grupo funcional característico dos álcoois?

Resolução

  • O grupo funcional característico dos álcoois é OH, grupo hidroxilo. 

Critérios

  • Identifica o grupo solicitado (grupo OH ou grupo hidroxilo)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Transformações químicas)

2. A energia média da ligação C – C é 347 kJ mol-1.

No estabelecimento de uma ligação C – C é, em média, 

(A) libertada uma energia de 5,76 x 10-19 J. 

(B) absorvida uma energia de 5,76 x 10-19 J.  

(C) absorvida uma energia de 5,76 x 10-22 J.  

(D) libertada uma energia de 5,76 x 10-22 J.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

  • Opção (A)

⇒ A energia média de ligação é a energia que é absorvida, em média, por cada mole de ligações quebradas.

⇒ Como a energia libertada na formação de uma ligação é igual à energia absorvida na quebra dessa ligação, conclui-se que quando se forma uma ligação C-C é libertada, em média, uma energia de

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

3. O etanol, CH3CH2OH (M = 46,08 g mol-1), é um dos álcoois mais comuns, podendo ser usado, por exemplo, como biocombustível. 

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

3.1 Na molécula de etanol existem, no total,

(A) dezasseis eletrões de valência. 

(B) oito eletrões de valência ligantes. 

(C) quatro eletrões de valência não ligantes. 

(D) vinte eletrões.

Resolução

  • Opção (C)

⇒ Na molécula existem 2 átomos de carbono (cada um com 6 eletrões), 6 átomos de hidrogénio (cada um com 1 eletrão) e 1 átomo de oxigénio (com 8 eletrões).

⇒ O número total de eletrões na molécula é 2 x 6 + 6 x 1 + 8 = 26 e não 20.

Como é evidenciado na fórmula de estrutura da molécula de etanol, verifica-se que existem, no total, 4 eletrões de valência não ligantes em torno do átomo de oxigénio.

  • Os restantes eletrões de valência são ligantes.

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.2 Considere 14,0 cm3 de uma mistura de etanol e água, que contém 8,51 g de etanol. Essa mistura tem massa volúmica 0,868 g cm-3, à temperatura a que se encontra. 

Calcule a fração molar de etanol na mistura.

Explicite o seu raciocínio, indicando todos os cálculos efetuados.

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

⇒ Como , ρ = m/V , m(mistura) = 14,0 cm3 x 0,868 g cm-3 = 12,15 g

Se a massa de etanol é 8,51 g, a massa restante será de água: 

 

Critérios

  • Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:

Calcula a quantidade de etanol existente em 14,0 cm3 da mistura (n = 0,1847 mol) …………. 2 pontos

Calcula a massa de água existente em 14,0 cm3 da mistura (m = 3,64 g) …………. 4 pontos

Calcula a fração molar de etanol na mistura (x = 0,48 ) …………. 4 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.3 O etanol pode ser obtido a partir da sacarose, C12H22O11 (M = 342,34 g mol-1), extraída da beterraba sacarina, num processo que pode ser, globalmente, traduzido por

C12H22O11 (aq) + H2O (l) → 4 CH3CH2OH (aq) + 4 CO2 (g)

Determine a massa de etanol que se poderá obter, no máximo, a partir de 3,0 toneladas de beterraba sacarina, que têm, em média, um teor de sacarose de 20% (m/m). 

Explicite o seu raciocínio, indicando todos os cálculos efetuados.

Resolução

a beterraba sacarina tem, em média, um teor de 20% (m/m) de sacarose, em 3 toneladas (3,0 x 103 kg) de beterraba teremos uma massa de sacarose igual a :

⇒ De acordo com a estequiometria da reação, (1:4), 1 mole de sacarose produz 4 moles de etanol. 

Critérios

  • Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:

Calcula a massa de sacarose em 3,0 t de beterraba sacarina (m = 0,600 t) …………. 3 pontos

Calcula a massa de etanol que se poderá obter (m = 3,2 x 105 g) …………. 7 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

4. O acetato de etilo, CH3COOCH2CH3 (aq), o ácido acético, CH3COOH (aq), e o etanol, CH3CH2OH (aq), participam, em meio ácido, numa reação que pode ser traduzida por

CH3COOCH2CH3 (aq) + H2O (l) CH3COOH (aq) + CH3CH2OH (aq)

Quando um sistema químico no qual ocorre esta reação atinge um estado de equilíbrio, a concentração de etanol 

(A) tem de ser igual à concentração de acetato de etilo. 

(B) tem de ser igual à concentração de ácido acético. 

(C) pode ser maior do que a concentração de ácido acético. 

(D) é necessariamente maior do que a concentração de acetato de etilo.

Resolução

  • Opção (C)

⇒ De acordo com a estequiometria da reação química, por cada mole de acetato de etilo que reage origina-se uma mole ácido acético, CH3COOH, e uma mole de etanol, CH3CH2OH.

⇒ No entanto, as concentrações dos produtos da reação num estado de equilíbrio dependem também das concentrações iniciais dessas substâncias.

  • Num estado de equilíbrio, a concentração do etanol poderá ser superior, inferior ou igual à concentração de ácido acético, não sendo necessariamente maior ou igual.

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Aspetos quantitativos das reações químicas)

5. O propan-2-ol, (CH3)2 CHOH, pode ser convertido em propanona, (CH3)2 CO, através de uma reação que pode ser traduzida por

(CH3)2 CHOH (g) → (CH3)2 CO (g) + H2 (g)

A conversão de 1 mol de propan-2-ol nos produtos da reação, de acordo com a equação química anterior, envolve a absorção de 56 kJ, em determinadas condições de pressão e de temperatura.

Considere que, nas mesmas condições de pressão e de temperatura, para uma variação de entalpia de reação de 33 kJ, se isolou 0,50 mol de propanona.

Qual terá sido o rendimento da reação? 

(A) 59%

(B) 85%

(C) 41%

(D) 29%

Resolução

  • Opção (B)

⇒ ΔHreação = + 56 kJ mol-1, o que significa que: quando 1 mole de propan-2-ol se converte em propanona, são absorvidos 56 kJ.

⇒ Se nas mesmas condições de pressão e temperatura a variação de entalpia de reação foi de 33 kJ, ou seja, são absorvidos 33 kJ, a quantidade de propano-2-ol que se converteu nos produtos foi 33/56 moles, ou seja, 0,59 moles.

De acordo com a estequiometria da reação, (1:1) deveriam originar também 0,59 moles de propanona.

  • Como só se obtiveram 0,50 mol, o rendimento foi de:

Critérios

  • Opção (B)  ……………. 10 pontos

GRUPO V

1. O cálcio, Ca, é o elemento metálico mais abundante no corpo humano, encontrando-se maioritariamente nos ossos.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)

1.1. No estado fundamental, os eletrões do átomo de cálcio apresentam energias diferenciadas e distribuem-se por orbitais.

(A) seis … dez 

(B) quatro … dez 

(C) seis … seis 

(D) quatro … seis 

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

  • Opção (A)

  •  20Ca – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 

⇒ A configuração eletrónica do átomo de cálcio, no estado fundamental, mostra eletrões em seis estados energéticos (1s, 2s, 2p, 3s, 3p, 4s) e 10 orbitais (1s, 2s, 3 orbitais 2p, 3s, 3 orbitais 3p e 4s) 

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Energia dos eletrões nos átomos)
  • 10ºanoQuímica – A.l. – 1.2 – Teste de chama

1.2. Realizando um teste de chama com um sal de cálcio, observa-se que a chama adquire uma cor característica.

A cor observada deve-se à de radiação associada a transições eletrónicas para níveis energéticos . 

(A) emissão … superiores 

(B) emissão … inferiores 

(C) absorção … superiores 

(D) absorção … inferiores

A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova.

Resolução

  • Opção (B)

⇒ A cor observada deve-se à emissão de radiação visível, associada a transições eletrónicas para níveis energéticos inferiores 

Critérios

  • Opção (B)  ……………. 10 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Reações de oxidação redução)

1.3. O cálcio reage com a água de acordo com a reação traduzida por

Ca (s) + 2 H2O (l) → Ca (OH)2 (aq) + H2 (g)

Nesta reação, a variação do número de oxidação do hidrogénio é , atuando  como redutor. 

(A) +1 … o cálcio 

(B) +1 … a água 

(C) -1 … o cálcio 

(D) -1 … a água

Resolução

  • Opção (C)

n.o. (H em H2O) = +1

n.o. (H em H2) = 0

⇒ O número de oxidação do átomo de hidrogénio passa de a +1 (em H2O) a 0 em (H2).

Variação do número de oxidação:  Δn.o. (H) = 0 – (+1) = -1, pelo que as opções (A) e (B) não são válidas.

⇒ O átomo de cálcio, passando de Ca (s) a Ca2+ (aq) perdeu 2 eletrões; foi oxidado, atuando, portanto, como redutor.

Critérios

  • Opção (C)  ……………. 10 pontos

2. O hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, é utilizado no tratamento de águas e na indústria.

O equilíbrio de solubilidade do Ca(OH)2 em água pode ser traduzido por

Ca(OH)2 (s) ⇋ Ca2+ (aq) + 2 OH (aq)

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Soluções e equilíbrio de solubilidade)

2.1 Considere águas de diferentes durezas, contendo concentrações apreciáveis de ião Ca2+ (aq).

A solubilidade do Ca(OH)2 é numa água mais dura, com a adição de um ácido forte. 

(A) maior … diminuindo 

(B) maior … aumentando 

(C) menor … diminuindo 

(D) menor … aumentando

Resolução

  • Opção (D)

⇒ A solubilidade do Ca(OH)em água depende não só da temperatura mas também da presença de iões comuns, Ca2+ e OH . Numa água mais dura, a concentração de iões Ca2+ (aq) é maior.

⇒ O equilíbrio dinâmico que se estabelece entre o sal não dissolvido e os iões em solução, numa solução saturada de hidróxido de cálcio, é representado pela equação:

  • Ca(OH)2 (s) Ca2+ (aq) + 2 OH (aq)

Se a presença deste ião, Ca2+ (aq) , aumentar, a solubilidade diminui, porque, de acordo com o Princípio de Le Châtelier, o equilíbrio evolui no sentido inverso, de modo a consumir mais iões Ca2+ (aq) .

⇒ Em consequência disso, precipitará mais hidróxido de cálcio, até restabelecer um novo estado de equilíbrio.

Como as águas mais duras contêm maiores quantidades de iões cálcio, a solubilidade do hidróxido de cálcio diminui nessas águas.

Por adição de um ácido forte, os iões H+ (aq) provenientes do ácido reagem com o ião OH (aq)

  • H+ (aq) + OH (aq) → H2O (l)

diminuindo a sua concentração.

⇒ De acordo com o Princípio de Le Châtelier, o equilíbrio evolui no sentido direto, ocorrendo, assim, um aumento da solubilidade do sal.

Critérios

  • Opção (D)  ……………. 10 pontos

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Soluções e equilíbrio de solubilidade)

2.2 A 25 ºC, dissolveu-se Ca(OH)2 em água até se obter uma solução saturada e mediu-se o pH da solução, tendo-se obtido 12,4.

Determine, a partir da medição efetuada, o produto de solubilidade do hidróxido de cálcio, a 25 ºC.

Explicite o seu raciocínio, indicando todos os cálculos efetuados.

Resolução

Como pH = – log [H+], vem [H+] = 10-pH = 10-12,4 = 4 x 10-13 mol/L

⇒ Como para soluções aquosas:

  • [H+] x [OH] = Kw e Kw = 1 x 10-14 a 25 ºC, vem:
  • [OH] = 2,5 x 10-2 mol/L

⇒ De acordo com a estequiometria da reação, 

  • Ca (OH)2 (s)  Ca2+ (aq) + 2 OH (aq)  

verifica-se que, por dissolução de hidróxido de cálcio em água, por cada catião cálcio que se forma, formam-se dois aniões hidróxido, ou seja:

  • Kps = [Ca2+]e x [OH]e2 = (1,3 x 10-2) x (2,5 x 10-2)2 = 8 x 10-6 

Critérios

  • Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes: 

Calcula a concentração do ião hidróxido ([OH] = 2,5 x 10-2 mol dm-3 ) …………. 3 pontos

Calcula a concentração do ião cálcio ([Ca2+] = 1,3 x 10-2 mol dm-3 ) …………. 3 pontos

Calcula o produto de solubilidade do hidróxido de cálcio, a 25 ºC  ( Ks = 8 x 10-6 ) …………. 4 pontos

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 1 (Massa e tamanho dos átomos)

2.3 Qual das espécies químicas seguintes apresenta o mesmo número de eletrões que o ião Ca2+ ?

(A) K+ 

(B) Mg2+ 

(C) Sc+ 

(D) Ti

Resolução

  • Opção (A)

⇒ Como o número atómico, Z, do cálcio é igual a 20, 20Ca, o número de eletrões do átomo de cálcio é igual a 20.

  • O ião Ca2+ tem, portanto, 20 – 2 = 18 

⇒ Como o número atómico, Z, do potássio é igual a 19, 19K, o número de eletrões do átomo de potássio é igual a 19.

  • O ião K+ tem, portanto, 19 – 1 = 18 

Critérios

  • Opção (A)  ……………. 10 pontos

FIM

 

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