2008 – Época Especial – Prova Escrita de Física e Química A

  • Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
  • Prova 715: Época especial – 2008
1. Leia atentamente o seguinte texto.

       Mais de 2/3 da superfície do nosso planeta está coberta de água líquida e mais de 5% da superfície está coberta de gelo. A atmosfera da Terra contém água nos três estados físicos – sólido, líquido e gasoso. O ciclo hidrológico – a constante circulação da água entre os reservatórios na terra, no mar e no céu – é determinante para a vida na Terra. Sugerir que a água é um líquido muito invulgar poderia, assim, parecer absurdo. No entanto, ela apresenta diversas peculiaridades e comportamentos anómalos. Uma das peculiaridades da água é o facto de ela dissolver quase tudo. Por esse motivo, as águas naturais contendo CO2 dissolvido, ao infiltrarem-se no solo, atravessam diversas camadas rochosas, tornando-se geralmente ricas em sais provenientes da dissolução dos minerais existentes nessas rochas. Quando as águas naturais, ligeiramente ácidas, entram em contacto com rochas calcárias – compostas principalmente por carbonato de cálcio em combinação com algum carbonato de magnésio –, os iões H3O+(aq) reagem com os carbonatos, daí resultando bicarbonatos relativamente solúveis: a água transforma-se numa solução bicarbonatada, que é, com frequência, fracamente alcalina. Esta é a «água dura» que causa o entupimento das canalizações e a formação de incrustações calcárias nas caldeiras. Um dos comportamentos anómalos da água, que é traduzido pelo elevado valor de uma das suas propriedades físicas, pode ser descrito do seguinte modo: é necessário gastar mais energia para aumentar a temperatura de uma dada massa de água, no estado líquido, do que para aumentar, de outro tanto, a temperatura de uma massa igual da maior parte das outras substâncias no estado líquido! Mas este comportamento também tem benefícios: a água quente arrefece muito lentamente, uma vez que, para que a sua temperatura desça significativamente, precisa de perder uma grande quantidade de energia.

Philip Ball, H2O – Uma Biografia da Água, Temas e Debates, 2002 (adaptado)

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)
1.1. Identifique a propriedade física a que se refere o último parágrafo do texto.
Resolução
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  • A propriedade física a que se refere o ultimo parágrafo do texto é a capacidade térmica mássica (c).
Critérios
  • Capacidade térmica mássica …………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

1.2. Com base na informação apresentada no texto, seleccione a alternativa que contém os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte.

Quando águas naturais, ligeiramente ácidas, entram em contacto com rochas calcárias, a concentração dessas águas em iões H3O+ (aq) __(a) _ e o seu pH __(b) _.

(A) … aumenta … aumenta

(B) … aumenta … diminui

(C) … diminui … aumenta

(D) … diminui … diminui

Resolução
  • Opção (C)

Se as águas são ligeiramente ácidas, [H3O+] > [OH], então a quantidade de H3O+ em solução é superior à quantidade de OH.

Quando estas “águas” entram em contacto com as rochas calcárias, ricas em ião carbonato, CO32-, ocorre uma reacção ácido-base que pode ser traduzida pela equação:

H3O+ (aq) + CO32- (aq) ⇋ HCO3 (aq) + H2O (l)

A formação do ião hidrogenocarbonato, HCO3, provoca consumo do ião H3O+. Assim, se a quantidade de H3O+ diminui, a sua concentração também diminui e o pH aumenta.

Uma vez que: pH = – log [H3O+], quanto menor for a concentração de H3O+ maior será o pH da solução.

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Ligação química)

1.3. Justifique o facto de a molécula de água apresentar uma geometria angular, e também o facto de o ângulo de ligação nesta molécula  (104,5º) ser inferior ao ângulo correspondente a uma geometria tetraédrica regular (109,5º).

Resolução

Na molécula da água, os átomos de oxigénio têm dois pares de eletrões de valência não ligantes, que repelem os pares de eletrões ligantes (existentes entre O e H), pelo que a molécula apresenta uma geometria angular.

Como a repulsão entre os dois pares não ligantes é superior à repulsão entre pares ligantes, os átomos de hidrogénio são forçados a aproximar-se mais do que o esperado numa disposição tetraédrica.

Critérios

A resposta deve contemplar os seguintes elementos:

O átomo de oxigénio da molécula de água tem dois pares de electrões de valência não ligantes, que repelem os pares de electrões ligantes, pelo que a molécula apresenta uma geometria angular.

Como a repulsão entre pares não ligantes é superior à repulsão entre pares ligantes, os átomos de hidrogénio são forçados a aproximar-se mais do que o esperado numa disposição tetraédrica.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 3 (Soluções e equilíbrio de solubilidade)

1.4. A dureza de uma água está normalmente relacionada com a sua concentração em iões cálcio, Ca2+ (aq), e magnésio, Mg2+ (aq).

Escreva um texto relativo à dureza de uma água, no qual:

• refira uma causa antropogénica que pode influenciar a dureza de uma água de consumo doméstico;

• relacione a concentração em iões cálcio e magnésio numa água com a eficiência da lavagem com sabão, referindo o efeito dessa concentração sobre a formação de espuma e de escuma;

• indique o motivo pelo qual a eficiência da lavagem com detergente é pouco afectada pela dureza da água.

Resolução

A dureza de uma água de consumo doméstico pode ser alterada pela adição de compostos de cálcio nas Estações de Tratamento de Águas.

Os iões Ca2+ e Mg2+, presentes em águas duras, formam, com o sabão, compostos muito pouco solúveis que precipitam – a chamada escuma –, o que reduz a formação de espuma.

Assim, quanto maior for a concentração daqueles iões, menor é a eficiência da lavagem com sabão.

Os detergentes não precipitam em águas duras (ou não formam escuma, ou contêm agentes complexantes que dificultam a formação de escuma).

Critérios

A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

A dureza de uma água de consumo doméstico pode ser alterada pela adição de compostos de cálcio nas Estações de Tratamento de Águas.

Os iões Ca2+ e Mg2+, presentes em águas duras, formam, com o sabão, compostos muito pouco solúveis, que precipitam – a chamada escuma – o que reduz a formação de espuma.

Assim, quanto maior é a concentração daqueles iões, menor é a eficiência da lavagem com sabão.

Os detergentes não precipitam em águas duras (ou não formam escuma, ou contêm agentes complexantes que dificultam a formação de escuma).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

2. Nos barcos de pesca modernos é fundamental a utilização do sonar para a medição da profundidade das águas e para a detecção de  cardumes.

O funcionamento do sonar baseia-se na emissão e recepção de ultra-sons que, tal como esquematizado na figura 1, ao incidirem num obstáculo, são por este reflectidos.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2.1. Admita que é possível registar, com um osciloscópio existente na cabina do barco, os instantes em que o sinal sonoro é enviado e  recebido, após reflexão no fundo do mar.

Para medir a profundidade da água do mar num determinado local, a base de tempo do osciloscópio foi regulada para 100 ms/cm, tendo-se obtido o registo representado na figura 2.

Admita que a velocidade de propagação do som na água do mar, nas condições de temperatura e salinidade locais, é de 1524 m s–1.

Calcule a profundidade da água, h, naquele local.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Determinar o intervalo de tempo que decorre entre a emissão do ultrassom e a sua recepção, Δt.

  • 100 ms / 1 cm = Δt / 4,0  ⇔ Δt = 400 ms

O tempo de ida e volta do sinal é 400 ms, isto é, 0,400 s.

⇒ Determinar o tempo que o sinal demora a atingir o obstáculo, Δt’.

O tempo que o sinal demora a atingir o obstáculo, Δt”,é metade do tempo de ida e volta do sinal.

  • Δt’ = ½ Δt ⇔ Δt’ = 0,400/2 ⇔ Δt” = 0,200 s

⇒ Determinar a altura h.

Utilizando a expressão v = d/Δt, e sabendo que a velocidade do som nas referidas condições é 1524 m s-1, determina-se h, que é a distância percorrida pelo som, d, na expressão:

  • d = v x Δt’ ⇔d =1524 x 0,200 ⇔ d = 305 m

A profundidade da água, h, naquele local é 305 m.

Critérios

A resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas, para ser considerada correcta:

Identifica, implícita ou explicitamente, o intervalo de tempo que decorre entre a emissão do ultra-som e a sua recepção (Δt = 400 ms) ou identifica, implícita ou explicitamente, o intervalo de tempo que decorre entre a emissão do ultra-som e a sua reflexão no fundo do mar (Δt = 200 ms).

Calcula a profundidade da água naquele local (h = 305 m).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2.2. Os ultra-sons têm uma frequência superior àquela que o ouvido humano pode detectar.

Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte.

Para o mesmo meio de propagação, quanto maior for a frequência de uma onda sonora…

(A) … menor será a sua amplitude.

(B) … menor será o seu comprimento de onda.

(C) … maior será o seu período.

(D) … maior será a sua velocidade de propagação.

Resolução
  • Opção (B)

Sabendo que λ = v/ f , pode concluir-se que para o mesmo meio de propagação (a velocidade e o comprimento de onda dependem do meio de propagação), quanto maior for a frequência, menor será a comprimento de onda já que a velocidade é constante.

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos
  • 11ºanoFísica  – Domínio 2 – subdomínio 1 (Sinais e ondas)

2.3. Os tripulantes do barco, ao avistarem um cardume, têm a sensação de que os peixes estão mais próximos da superfície da água do que na realidade se encontram.

Tendo em conta esta informação, seleccione a alternativa que contém os termos que devem substituir as letras letras (a) e (b),  respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte.

A velocidade de propagação da luz na água é __(a) _ à velocidade de propagação no ar, sendo o índice de refracção da água __(b) _ ao do ar.

(A) … superior … superior …

(B) … inferior … superior …

(C) … inferior … inferior …

(D) … superior … inferior …

Resolução
  • Opção (B)

Para o mesmo meio de propagação, a frequência e o comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais, já que: λ = v/f .

Também, a frequência e o período são grandezas inversamente proporcionais. Assim, quanto maior for a frequência de uma onda sonora menor será o seu período. Contudo, para o mesmo meio de propagação, a velocidade não depende da frequência.

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos

3. O amoníaco, NH3, é um dos compostos de azoto melhor conhecidos e estudados.

É um gás incolor, à temperatura ambiente, com um cheiro bastante irritante. O amoníaco é muito solúvel em água, sendo as soluções aquosas de amoníaco, NH3 (aq), designadas por amónia.

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Reações de oxidação redução)

3.1. A libertação de amoníaco gasoso para a atmosfera constitui uma das principais fontes de poluição ambiental, uma vez que o amoníaco libertado pode dar origem, entre outros compostos, a óxidos de azoto, com implicações para a saúde e o ambiente.

Destes óxidos, um dos mais tóxicos e poluentes é o dióxido de azoto, NO2, que reage rapidamente com a água para formar ácido nitroso, HNO2 (aq), e ácido nítrico, HNO3 (aq), de acordo com a equação química seguinte:

2 NO2 (g) + H2O (l) →HNO2 (aq) + HNO3 (aq)

Seleccione a alternativa que traduz como varia o número de oxidação do azoto (N) na transformação da espécie NO2 (g) na espécie HNO3 (aq).

(A) de +2 para +6

(B) de +4 para +3

(C) de +6 para +3

(D) de +4 para +5

Resolução
  • Opção (D)

O n.o. do azoto no composto dióxido de azoto (NO2) é mais quatro (+4) porque a soma algébrica dos números de oxidação dos átomos que constituem uma molécula é igual a zero (regra da eletroneutralidade) e porque o número de oxidação do oxigénio é menos dois (-2), exceto nos peróxidos em que é menos um (-1).

  • 2 x n.o.(O)NO2 + n.o.(N)NO2 = 0 ⇔ 2 x (-2) + n.o.(N)NO2 = 0 ⇔n.o.(N)NO2 = + 4

O n.o. do azoto no composto ácido nítrico (HNO3) é mais  cinco (+5) porque a soma algébrica dos números de oxidação dos átomos que constituem uma molécula é igual a zero (regra da eletroneutralidade) e porque o número de oxidação do oxigénio é menos dois (-2), exceto nos peróxidos em que é   menos um (-1) e o número de oxidação do hidrogénio é mais um, exceto nos hidretos em que é menos um (-1).

Assim:

  • 3 x n.o. (O)HNO3 + n.o.(N)HNO3 + n.o.(H)HNO3 = 0 ⇔ 3 x (-2) + (1) + n.o.(N)HNO3 = 0 ⇔ n.o.(N)HNO3 = + 5
Critérios
  • Opção (D)…………. 5 pontos

3.2. Nos laboratórios químicos, as soluções aquosas de amoníaco, com as quais se trabalha habitualmente, são preparadas a partir de soluções aquosas comerciais, em geral muito concentradas.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.2.1. Uma solução aquosa comercial de amoníaco, NH3 (aq) (M = 17,04 g mol–1), tem uma concentração, expressa em percentagem em massa, igual a 25 %, e uma densidade igual a 0,91 g cm–3, a uma determinada temperatura.

Calcule a concentração, expressa em mol dm–3, dessa solução de amoníaco.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução
  • c = 13 mol dm-3
  • M (NH3) = 17,04 g mol−1  
  • ρ (solução de NH3) 0,91 g cm-3 
  • % mássica (NH3) = 25% (= 0,25)
Considerando 1,000 dm3 (= 1000 cm3) de solução: 

ou

⇒ Considerar 100 g de solução
Critérios

A resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas, para ser considerada correcta:

Calcula a quantidade de amoníaco existente em 25 g desta substância (n = 1,47 mol).

Calcula o volume de 100 g de solução (V = 110 cm3).

Calcula a concentração da solução na unidade pedida (c = 13 mol dm–3).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 2 (Gases e dispersões)

3.2.2. O amoníaco, em solução aquosa, quando ingerido, pode originar violentas dores de estômago e estado de choque, muitas vezes  acompanhados de edema da glote.

Tendo em conta esta informação, seleccione a alternativa que corresponde à classificação daquela substância.

(A) Tóxica

(B) Radioactiva

(C) Oxidante

(D) Inflamável

Resolução
  • Opção (A)

⇒ Tendo em conta o conceito de toxicidade – indicação do quão nociva é uma substância quando entra no organismo por ingestão, inalação ou absorção cutânea – e ainda a informação do texto que é respeitante a sintomas de ingestão do amoníaco, então a alternativa a selecionar terá de ser a A.

Critérios
  • Opção (A)…………. 5 pontos

3.3. A reacção de ionização do amoníaco em água é uma reacção reversível, que pode ser traduzida pela seguinte equação química:

NH3 (aq) + H2O (l) ⇋ NH4+ (aq) + OH (aq)

  • 11ºanoQuímica – Domínio 2 – subdomínio 1 (Reações ácido-base)

3.3.1. Sendo o comportamento ácido-base da espécie NH3 (aq) evidenciado pela reacção acima indicada, seleccione a alternativa que identifica correctamente um par ácido-base conjugado naquela reacção.

(A) NH3 (aq) e H2O (l)

(B) NH3 (aq) e OH (aq)

(C) H2O (l) e OH (aq)

(D) NH4+ (aq) e H2O (l)

Resolução
  • Opção (C)

⇒ H2O (l) e OH (aq) constituem par conjugado ácido-base pois são espécies químicas que diferem entre si de um só protão.

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

3.3.2. Escreva a expressão que traduz a constante de equilíbrio, Kc, da reacção de ionização do amoníaco em água.

Resolução
Critérios
  • …………. 5 pontos
Nota: Deve ser atribuída a cotação total do item se o examinando escrever a expressão de Kc omitindo [H2O]e
  • 11ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 2 (Equilíbrio químico)

3.3.3. Relativamente às reacções reversíveis, seleccione a alternativa que contém os termos que devem substituir as letras (a), (b) e (c), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte.

O valor da constante de equilíbrio de uma reacção química __(a) _ das concentrações iniciais de reagentes e de produtos da reacção, dá informação sobre a __(b) _ da reacção e __(c)__ com a temperatura à qual a reacção ocorre.

(A) … depende … extensão … varia …

(B) … não depende … velocidade … não varia …

(C) … não depende … extensão … varia …

(D) … depende … velocidade … não varia …

Resolução
  • Opção (C)

A constante de equilíbrio de uma determinada reacção é o produto da concentração dos produtos da reacção, elevados aos respectivos coeficientes estequiométricos, a dividir pelo produto da concentração dos reagentes, igualmente elevadas aos respectivos coeficientes.

Esta razão é constante a uma determinada temperatura.

Reações com constantes de equilíbrio muito elevadas são reações muito extensas, isto é, têm rendimentos muito elevados, estando a reação muito deslocada no sentido dos produtos da reação.

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos

4. A Tabela Periódica corresponde a uma forma de organização dos elementos químicos de acordo com a periodicidade das suas propriedades físico-químicas, que reflecte a periodicidade das suas configurações electrónicas.

  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)

4.1. Considerando os elementos que constituem os três primeiros períodos da Tabela Periódica e tendo em conta as suas posições relativas nessa Tabela, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes.

(A) O átomo de alumínio origina um ião tripositivo, Al3+, cuja configuração electrónica é idêntica à do átomo de néon.

(B) O azoto forma com o hidrogénio um composto cujas moléculas têm geometria piramidal trigonal.

(C) O sódio é o elemento que apresenta o valor mais baixo de raio atómico.

(D) O sódio forma com o cloro um composto cujas ligações são covalentes.

(E) O flúor é, dos elementos do seu grupo, aquele que apresenta maior energia de ionização.

(F) O átomo de oxigénio origina um ião binegativo, O2–, cuja configuração electrónica é idêntica à do átomo de néon.

(G) O átomo de alumínio tem, no estado fundamental, a configuração electrónica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3.

(H) O carbono forma com o hidrogénio um composto cujas moléculas têm geometria tetraédrica.

Resolução
  • Verdadeiras : (A), (B), (E), (F), (H)………… 10 pontos
  • Falsas : (C), (D), (G)

⇒ (A) Afirmação verdadeira.

O número atómico do néon é 10 pelo que a sua configuração eletrónica no estado fundamental é 1s2 2s2 2p6. O número atómico do alumínio é 13 pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1. O ião tripositivo, Al3+, forma-se quando o alumínio perde três eletrões pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é: 1s2 2s2 2p6, o que traduz uma configuração eletrónica igual à do néon no estado fundamental.

⇒ (B) Afirmação verdadeira.

O azoto forma com o hidrogénio um composto, o amoníaco (NH3), cujas moléculas têm geometria piramidal trigonal. Atendendo apenas à estequiometria do composto, a geometria poderia ser triangular plana. Porém, no amoníaco existe um par de eletrões de valência não ligantes no átomo de azoto (átomo central). As repulsões que se estabelecem entre estes eletrões e os pares de valência ligantes forçam a molécula a assumir uma geometria piramidal trigonal.

⇒ (C) Afirmação falsa.

De forma genérica, o raio atómico diminui ao longo do período com o aumento do número atómico e aumenta ao longo do grupo com o aumento do número atómico, pelo que, por exemplo, o lítio apresenta menor raio atómico. O elemento que apresenta menor raio atómico é o hidrogénio.

⇒ (D) Afirmação falsa.

O sódio forma com o cloro um composto, o cloreto de sódio (NaCl), cujas ligações são iónicas.

⇒ (E) Afirmação verdadeira.

A energia de ionização diminui, genericamente, ao longo do grupo com o aumento do número atómico. Como o flúor é o elemento do respetivo grupo de menor número atómico, é o que possui maior energia de ionização.

⇒ (F) Afirmação verdadeira.

O número atómico do néon é 10 pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é 1s2 2s2 2p6. O número atómico do oxigénio é 8 pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é 1s2 2s2 2p4 . O ião binegativo, O2–, forma-se quando o átomo de oxigénio capta dois eletrões, pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é 1s2 2s2 2p6, o que traduz uma configuração eletrónica igual à do néon no estado fundamental.

⇒ (G) Afirmação falsa.

O número atómico do alumínio é 13 pelo que a sua configuração eletrónica de estado fundamental é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1.

⇒ (H) Afirmação verdadeira.

O carbono forma com o hidrogénio um composto, o metano (CH4), cujas moléculas têm geometria tetraédrica.

Critérios
  • Verdadeiras : (A), (B), (E), (F), (H)………… 10 pontos
  • Falsas : (C), (D), (G)
A classificação deste item deve ser efectuada de acordo com a tabela seguinte.
  • 10ºanoQuímica – Domínio 1 – subdomínio 3 (Tabela periódica)

4.2. O gráfico da figura 3 representa a relação entre a energia de ionização e o número atómico dos elementos, ao longo do 2.º Período da Tabela Periódica.

Justifique o facto de a energia de ionização apresentar uma tendência geral para aumentar ao longo do 2.º Período da Tabela Periódica.

Resolução

⇒ A carga nuclear aumenta ao longo do segundo período da Tabela Periódica, com o aumento do número atómico.

⇒ Com o aumento do número atómico aumentam as interações atrativas eletrões-núcleo e as repulsivas eletrões-eletrões. O aumento das interações atrativas eletrões-núcleo é predominante o que origina contração da nuvem eletrónica e consequente diminuição do raio atómico ao longo de um período.

Para um mesmo período, os eletrões de valência encontram-se no mesmo nível energético.

⇒ Ao longo do 2.° período da Tabela Periódica, estando todos os eletrões de valência no mesmo nível energético, a força de atração núcleo-eletrão torna-se mais intensa com a diminuição do raio, pelo que quanto maior é o número atómico mais difícil é remover um dos eletrões de valência.

Critérios

A resposta deve contemplar os seguintes elementos:

A carga nuclear aumenta ao longo do 2.º período da Tabela Periódica, provocando uma diminuição do raio atómico.

ou

A carga nuclear aumenta ao longo do 2.º período da Tabela Periódica, estando todos os electrões de valência no mesmo nível energético.

Como consequência, a força de atracção núcleo-electrão torna-se mais intensa, pelo que é mais difícil remover um dos electrões de valência.

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

5. Um automóvel, de massa 1200 kg, encontrava-se estacionado no cimo de uma rampa, conforme representado na figura, quando,  acidentalmente, se destravou.

Deslizou ao longo da rampa, com aceleração aproximadamente constante, até colidir com outro veículo, que se encontrava parado num semáforo. Considere que o desnível entre as posições A e B, representadas na figura, é de 8,0 m e que o automóvel percorreu 60 m entre essas duas posições.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

5.1. Com a colisão, o ponteiro do velocímetro do automóvel que deslizou ao longo da rampa ficou encravado, indicando que a sua velocidade no instante do choque era 42 km h–1.

Calcule o módulo da energia dissipada pelo sistema automóvel + Terra, no percurso considerado.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

⇒ Determinar a energia mecânica inicial do sistema.

No início, o sistema só possui energia potencial pois parte do repouso (estava parado).

  • Em(i) = Ec + Ep ⇔Em (i) = ½mvi2 + mghi

Como parte do repouso, vi = 0, obtém-se:

  • Em (i) = mghi ⇔Em(i) = 1200 x 10 x 8,0 = 9,6 x 104 J

⇒ Determinar a energia mecânica final do sistema.

No final, o sistema só possui energia cinética pois a altura, hf, é zero.

  • Em(f) = Ec + Ep ⇔ Em(f) = ½mv2 + mghf

como hf = 0, pode escrever-se:

  • Em(f) = ½mv2 = ½ x 1200 x (12)2  = 8,2 x 104 J

Determinar o módulo da energia dissipada.

  • Em(i) = Em(f) + |Em(dis)| ⇔ |Em(dis)| = |Em(i) – Em(f)| = |9,6 x 104 − 8,2 x 104| = 9,6 x 104 J

⇒ O módulo da energia dissipada pelo sistema automóvel + Terra no percurso considerado foi 9,6 x 104 J.

Critérios

A resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas, para ser considerada correcta:

Calcula a energia mecânica inicial do sistema (Emi = 9,60 × 104 J).

Calcula a energia mecânica final do sistema (Emf = 8,17 × 104 J) e o módulo da energia dissipada (|E| = 1,4 × 104 J).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

5.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte.

O trabalho realizado pelo peso do automóvel, no percurso entre as posições A e B, pode ser calculado pela expressão…

(A) … W = – 10 × 1200 × 8,0 J

(B) … W = 10 × 1200 × 8,0 J

(C) … W = – 10 × 1200 × 60 J

(D) … W = 10 × 1200 × 60 J

Resolução
  • Opção (B)

⇒ WP = − ΔEp  = − (Epf – Epi) = −(mghf – mghi) = − mg(hf − hi)  = −(1200 x 10 x (0 – 8,0)) = 1200 x 10 x 8,0 J

Critérios
  • Opção (B)…………. 5 pontos
  • 10ºanoFísica – subdomínio 1 (Energia e movimentos)

5.3. Seleccione o gráfico que traduz a relação entre a energia cinética, Ec, do automóvel e a distância, d, por ele percorrida desde a posição A até à posição B.

Resolução
  • Opção (A)

⇒ ΔEc = Ec(final) – Ec(inicial) = Ec(final) pois Ec(inicial) = 0; já que parte do repouso, v0 = 0 m s-1.

  • ΔEc = WFr ⇔Ec(final) = WFr ⇔ Ec(final) = Fr x d x cos 0° = m x a x d,

⇒ o que permite concluir que quanto maior é a distância percorrida pelo automóvel maior, é a energia cinética adquirida e que se a distância percorrida for nula a energia cinética também o será.

⇒ Concluindo pode dizer-se que a representação da energia cinética em função da distância percorrida entre A e B é uma recta que passa pela origem (quando a energia cinética é zero a distância percorrida também é zero) e cujo declive, ma, ou seja, a resultante das forças, sendo esta constante.

Critérios
  • Opção (A)…………. 5 pontos

5.4. Pretende-se instalar um painel fotovoltaico para carregar a bateria que alimenta o circuito eléctrico do semáforo representado na figura 5.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

5.4.1. Considere que uma célula fotovoltaica com a área de 1,00 × 10–2 m2 fornece, em média, durante um dia, a energia de 3,89 × 104 J.

Admitindo que a potência consumida pelo semáforo é 5,0 x 102 W, funcionando este 24 horas por dia, e que o rendimento da bateria é 50%, calcule a área de painel fotovoltaico necessária para alimentar o circuito eléctrico do semáforo.

Apresente todas as etapas de resolução.

Resolução

Determinar a energia necessária para alimentar o semáforo, durante um dia, Eu.

  • Δt = 24 h = (24 x 60 x 60)s
  • Eu = Pu x Δt = 5,0 x 102 x (24 x 60 x 60) = 4,32 x 107 J

Determinar a energia que é necessário transferir, por dia, para a bateria, Et (tendo em conta a energia necessária para alimentar o semáforo, durante um dia).

Determinar a área (A) de painel fotovoltaico necessária.

A área de painel fotovoltaico necessária para alimentar o circuito eléctrico do semáforo é 22,0 m2.

Critérios

A resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas, para ser considerada correcta:

Calcula a energia necessária para alimentar o semáforo, durante um dia (Eu = 4,32 × 107 J).

Tendo em conta a energia necessária para alimentar o semáforo, calcula a energia que é necessário transferir, por dia, para a bateria (Ef = 8,64 × 107 J).

Calcula a área de painel fotovoltaico necessária (A = 22 m2).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

  • 10ºanoFísica – subdomínio 3 (Energia, fenómenos térmicos e radiação)

5.4.2. Com base na informação apresentada no texto, seleccione a alternativa que contém os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte.

O rendimento médio do painel fotovoltaico __(a) _ da sua orientação relativamente aos pontos cardeais e __(b) _ da sua inclinação.

(A) … não depende … não depende …

(B) … não depende … depende …

(C) … depende … depende …

(D) … depende … não depende …

Resolução
  • Opção (C)

⇒ O posicionamento e a orientação do painel fotovoltaico condicionam o seu rendimento médio.

⇒ Painéis orientados para norte recebem menor intensidade de radiação que os voltados para sul.

⇒ Por outro lado, a inclinação do painel também influencia a quantidade de radiação que lhe chega.

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos

6. Para estudar a relação entre a velocidade de lançamento horizontal de um projéctil e o seu alcance, um grupo de alunos usou o seguinte material:

– uma calha polida flexível, montada sobre uma mesa, de modo a que o troço final fosse horizontal;

– uma fita métrica;

– uma caixa, de altura muito reduzida, contendo areia;

– uma pequena esfera de aço.

O material foi montado de acordo com o esquema representado na figura 6 (a figura não se encontra à escala).

A esfera foi abandonada no ponto A, situado sobre a calha, e acabou por cair na caixa com areia, onde deixou uma marca (ponto E).

6.1. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte.

Para medir o alcance da esfera, os alunos devem medir a distância entre os pontos…

(A) … A e E.

(B) … C e E.

(C) … B e E.

(D) … D e E.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (D)

⇒ Numa superfície horizontal, o alcance de um projétil corresponde à distância x percorrida até (x = xmáximo) atingir o solo. Assim, os alunos deverão medir a distância entre os pontos D e E.

Critérios
  • Opção (D)…………. 5 pontos

6.2. Considere que a caixa que contém areia tem um comprimento de 30,0 cm.

Verifique que, sendo desprezáveis o atrito e a resistência do ar, os alunos podem colocar a caixa na posição indicada na figura 6, quando abandonam a esfera na posição A.

Apresente todas as etapas de resolução.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução

Determinar a velocidade de lançamento, vB.

vB – velocidade da esfera no ponto B

Em A, a esfera só possui energia potencial pois está parada e se se considerar o referencial ao nível da mesa:

  • EmA = EmB ⇔ vB = 2,19 m/s

Determinar o tempo que demora a atingir o solo, ou seja, o tempo de queda, tq.

O último instante de queda corresponde à chegada ao solo (y = 0).

Assim, considerando o referencial orientado verticalmente para cima:

  • y = y0 + v0t + ½ at2 ⇔ tq = 0,400 s

Determinar o alcance.

O projétil atinge o seu alcance (x = xmáximo) quando chega ao solo.

xmáximo = vB x tq ⇔ xmáximo = 2,19 x 0,400 = 0,880 m.

A caixa colocada na posição indicada na figura 6 permite um intervalo de alcance de ]65,0 a 95,0[ cm; como este intervalo contém o valor de 88,0 cm, a caixa está colocada de forma satisfatória.

Critérios

A resolução deve apresentar, no mínimo, as seguintes etapas, para ser considerada correcta:

Calcula a velocidade da esfera no ponto B (v = 2,19 m s–1).

  Calcula o tempo de voo da esfera (t = 0,400 s).

Calcula o alcance (x = 88 cm).

A classificação da resposta a este item é feita em função do enquadramento da mesma num dos níveis de desempenho, de acordo com a tabela seguinte:

* Descritores apresentados no segundo quadro da página C/3 dos critérios gerais de classificação.

6.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte.

Se, na experiência realizada pelos alunos, o atrito entre a calha e a esfera não for desprezável…

(A) … o tempo de voo da esfera aumenta.

(B) … o tempo de voo da esfera diminui.

(C) … a esfera cai mais próximo da mesa.

(D) … a esfera cai mais longe da mesa.

*O conteúdo deste item  já não faz parte dos atuais referenciais programáticos da disciplina. 

Resolução
  • Opção (C)

⇒ O alcance (xmáximo = vB x tq) atingido pela esfera depende da velocidade de lançamento (vB). Se o atrito entre a calha e a esfera não for desprezável, EpA = EcB + Edissipada, ou seja, EcB = EpA – Edissipada, pelo que a velocidade de lançamento diminui, o mesmo acontecendo com o alcance, caindo, assim, a esfera mais próximo da mesa.

⇒ O tempo de voo ou tempo de queda (tqueda = V ) mantém-se, pois não depende da velocidade de lançamento.

Critérios
  • Opção (C)…………. 5 pontos

FIM

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