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Prova Escrita de Física e Química A – versão 1
Prova 715: 1.ª Fase – 2024
A prova inclui 15 itens, devidamente identificados no enunciado, cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final.
Dos restantes 8 itens da prova, apenas contribuem para a classificação final os 4 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação.
1. As medalhas atribuídas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que decorreram em 2021, foram totalmente produzidas a partir de material reciclado de equipamentos eletrónicos.
A Figura 1 apresenta a massa de cada medalha, de ouro, de prata e de bronze, e a percentagem, em massa, dos elementos que as constituem.
1.1. Complete o texto seguinte, selecionando a opção correta para cada espaço.
Escreva, na folha de respostas, cada uma das letras seguida do número que corresponde à opção selecionada.
A interação responsável pela formação de ligações químicas é de natureza ___(a)___ .
Genericamente, uma interação deste tipo ___(b)___ .
Nas medalhas, a ligação química ocorre ___(c)___ e é designada ligação ___(d)___ .
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
⇒ (a) – (1) (eletromagnética)
⇒ (b) – (3) (pode ser atrativa ou repulsiva)
⇒ (c) – (3) (entre catiões e eletrões livres)
⇒ (d) – (2) (metálica)
🛑 A interação responsável pela formação das ligações químicas é de natureza eletromagnética porque envolve as interações entre protões e eletrões, que são partículas com carga elétrica constituintes dos átomos.
🛑 Como partículas de igual carga se repelem e partículas de cargas contrárias se atraem, essas interações podem ser atrativas ou repulsivas.
🔶 Nas ligações iónicas, a partilha de eletrões entre os núcleos é muito desigual, conduzindo à formação de iões positivos (catiões) e iões negativos (aniões), cujo posicionamento numa rede cristalina permite um equilíbrio entre as interações atrativas e repulsivas, mantendo-os juntos.
🔶 Nas ligações metálicas, como é o caso das medalhas aqui apresentadas, os átomos do metal compartilham os seus eletrões de valência de forma deslocalizada, criando uma nuvem (ou “mar”) de eletrões livres. Essa nuvem móvel é atraída pelos catiões dos átomos metálicos, resultando em numa forte ligação eletrostática.
🔶 Nas ligações covalentes, os átomos compartilham eletrões de forma localizada, criando uma ligação baseada na distribuição de cargas.
1.2. Na medalha de ouro, o número de átomos de prata, quando comparado com o número de átomos de ouro, é, aproximadamente,
(A) 183 vezes superior.
(B) 82 vezes superior.
(C) 99 vezes superior.
(D) 150 vezes superior.
- Opção (D) ……………. 10 pontos
1.3. O cobre tem dois isótopos naturais, o cobre-63 e o cobre-65.
A massa isotópica relativa do cobre-63 é 62,93, e existem 4,653 mol deste isótopo na medalha de bronze.
Determine a percentagem, em massa, do isótopo cobre-63 no cobre da medalha.
Apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 Informações fornecidas:
⇒ Massa isotópica relativa do cobre-63: 𝐴rCu−63 = 62,93
⇒ Quantidade de matéria do cobre-63: 𝑛Cu−63 = 4,653 mol
⇒ Percentagem em massa de cobre na medalha de bronze: 95%
⇒ Massa total da medalha de bronze: 450 g
🛑 Cálculo da massa do isótopo cobre-63 na medalha
🛑 Determinação da massa total de cobre na medalha
- 𝑚Cu =0,95 × 450 = 427,5 g
🛑 Cálculo da percentagem em massa do isótopo cobre-63 no cobre da medalha
❇️ A percentagem em massa do isótopo cobre-63 no cobre da medalha é 68,5%.
Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:
⇒ Calcula a massa do isótopo cobre-63 na medalha (292,8 g) ………. 5 pontos
⇒ Calcula a percentagem, em massa, do isótopo cobre-63 no cobre da medalha (68,5 %) ………. 5 pontos
2. Na reciclagem de equipamentos eletrónicos, a extração de metais pode ser feita através de diferentes processos.
2.1. Na pirometalurgia, removem-se os metais líquidos à medida que estes se vão fundindo por aumento da temperatura da mistura.
A tabela apresenta, para a prata, a capacidade térmica mássica (no estado sólido), o ponto de fusão (à pressão atmosférica normal) e a variação de entalpia mássica de fusão.
Considere que foram extraídos 1,40 kg de prata, no estado sólido, de diversos equipamentos eletrónicos.
Determine, em unidades SI, a potência mínima de um forno necessária para, em 600 segundos, fundir a totalidade da prata, inicialmente a 25,0 oC.
Apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 Informações fornecidas:
⇒ Capacidade térmica mássica da prata: cAg = 235 J ∙ kg−1 ∙ K−1
⇒ Variação da Entalpia de fusão da prata: ∆hfusão = 105 kJ ∙ kg−1 = 1,05 × 105 J ∙ kg−1
⇒ Massa de prata: 𝑚Ag = 1,40 kg
⇒ Temperatura inicial: 𝜃i = 25,0 °C
⇒ Temperatura de fusão: 𝜃fusão = 961,8 °C
⇒ Intervalo de tempo: ∆𝑡= 600 s
🛑 Cálculo da energia necessária para o aumento da temperatura de 1,40 kg de prata de 25,0°C para 961,8°C
⇒ 𝐸 = 𝑚 × cAg × ∆𝜃
⇒ ∆𝜃 (°C)= ∆𝑇 (K) = 961,8 − 25,0
- 𝐸aquecimento = 1,40 × 235 × (961,8 − 25,0) = 3,082 × 105 J
🛑 Cálculo da energia necessária para fundir 1,40 kg de prata:
-
𝐸fusão = 𝑚 × ∆hfusão = 1,40 × 1,05 × 105 = 1,470 × 105 J
🛑 Cálculo da potência mínima do forno, para fundir a totalidade da prata em 600 s:
- 𝐸total = 𝐸𝑎𝑞𝑢𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 + 𝐸fusão = 3,082 × 105 + 1,470 × 105 = 4,552 × 105 J
❇️ É necessária a potência mínima de 759 W para que um forno funda totalmente 1,40 kg de prata, com uma temperatura inicial de 25°C, em 600 s.
Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:
⇒ Calcula a energia transferida para a prata de modo que a sua temperatura se eleve de 25,0 ºC até 961,8 ºC (3,082 x 105 J) (ver nota) ………. 3 pontos
⇒ Calcula a energia transferida para a prata de modo que a sua fusão seja completa (1,470 x 105 J) (ver nota) ………. 3 pontos
⇒ Calcula a potência mínima do forno (759 W) ………. 3 pontos
Nota ‒ A ordem das duas primeiras etapas é arbitrária.
2.2. A água régia é uma mistura de ácido nítrico, HNO3, e ácido clorídrico, HCl, que permite extrair o ouro presente em equipamentos eletrónicos, de acordo com a reação traduzida por
Au (s) + HNO3 (aq ) + 4 HCl (aq ) → 2 H2O ( l ) + NO ( g ) + HAuCl4 (aq )
2.2.1. Nesta reação, o ouro é _______ , e o HNO3 é o agente ________ .
(A) oxidado … oxidante
(B) reduzido … redutor
(C) oxidado … redutor
(D) reduzido … oxidante
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (A)
🛑 A Trata-se de uma reação de oxidação – redução porque há transferencia de eletrões, como se verifica pela variação dos números de oxidação do ouro e do nitrogénio:
⇒ Au (s)
- n.o. (Au) = 0
⇒ HNO3 (aq)
(+1) + x + 3 x (-2) = 0
- n.o. (N) = +5
⇒ NO (g)
x + (-2) = 0
- n.o. (N) = +2
⇒ HAuCl4 (aq)
(+1) + x + 4 x (-1) = 0
- n.o. (Au) = +3
🛑 O ouro é oxidado, pois o número de oxidação de Au aumentou de zero, em Au (s), para +3, em HAuCl4, ocorreu uma perda de eletrões.
🛑 O HNO3 é o agente oxidante, pois o n.o. de N diminuiu, de +5, em HNO3 (aq), para +2, em NO (g), ocorreu um ganho de eletrões, tendo sido, portanto reduzida a espécie HNO3 (aq).
- Opção (A) ……………. 10 pontos
2.2.2. Determine o volume mínimo da solução de HCl (ρ = 1,19 g cm-3) com 37%, em massa, de HCl (M = 36,46 g mol-1) que deve ser utilizado para a extração completa de 60,0 g de ouro.
Considere que o HNO3 se encontra em excesso.
Apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 Informações fornecidas:
⇒ 𝜌𝑠𝑜𝑙𝑢çã𝑜 = 1,19 g.cm-3
⇒ 𝑚𝐴𝑢 = 60 g
⇒ % 𝑚⁄𝑚 = 36%
⇒ 𝑀(𝐻𝐶𝑙) = 36,46 g.mol-1
⇒ 𝑉 = ?
🛑 Pela estequiometria da reação e optando por trabalhar com as massas apresentadas, pode-se calcular a massa de HCl utilizado:
🛑 Cálculo da massa da solução de ácido clorídrico que contem 44,43 g de HCl:
🛑 Cálculo do volume mínimo de solução de HCl que deve ser utilizado:
Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:
⇒ Calcula a quantidade de HCl necessária para a reação completa (1,22 mol) ………. 4 pontos
⇒ Calcula a massa de solução de HCl necessária para a reação (120 g) ………. 3 pontos
⇒ Calcula o volume mínimo da solução de HCl que deve ser utilizado (1,0 x 102 cm3) ………. 3 pontos
2.2.3. O ouro pode originar um ião positivo, representado simbolicamente por 19779Au3+.
Este ião contém
(A) 76 neutrões.
(B) 79 neutrões.
(C) 118 neutrões.
(D) 197 neutrões.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (C)
🛑 O número de neutrões de um elemento químico corresponderá à diferença entre o seu número de massa, A (número de nucleões, correspondendo à soma dos protões com os neutrões) e o seu número atómico, Z (número de protões).
🛑 Um átomo (neutro) e qualquer um dos seus iões possuem sempre o mesmo número de neutrões.
🛑 Para o elemento ouro A=197 e Z=79, pelo que o número de neutrões será 197 − 79 = 118.
- Opção (C) ……………. 10 pontos
3. A Figura 2, que não está à escala, representa uma pista de atletismo onde dois atletas, A e B, realizam uma corrida de treino para uma prova de 400 metros planos.
Considere que os atletas podem ser representados pelo seu centro de massa, segundo o modelo da partícula material.
3.1. Considere o troço curvilíneo da pista destacado no lado direito da Figura 2, em que os atletas se mantêm lado a lado, descrevendo arcos de circunferência de raios diferentes com movimento circular uniforme.
Nesse troço, a intensidade da resultante das forças que atuam em cada um dos atletas é
(A) zero, e os módulos das velocidades de ambos são iguais.
(B) zero, e os módulos das velocidades angulares de ambos são iguais.
(C) diferente de zero, e os módulos das velocidades de ambos são iguais.
(D) diferente de zero, e os módulos das velocidades angulares de ambos são iguais.
- Opção (D)
🛑 No troço salientado o movimento de cada um dos atletas é circular e uniforme.
🛑 A magnitude da velocidade de cada um deles permanece constante, mas a sua direção varia durante o percurso, pois o vetor velocidade é um vetor tangente à trajetória em cada ponto.
🛑 Como o vetor velocidade varia em direção, há aceleração e a resultante das forças aplicadas não pode ser nula.
🛑 Os atletas se mantêm “lado a lado” no percurso considerado e, portanto, percorrem ângulos iguais em intervalos de tempos iguais.
🛑 Como a velocidade angular média corresponde ao ângulo varrido por unidade de tempo e o movimento é uniforme, a sua velocidade angular será igual.
- Opção (D) ……………. 10 pontos
3.2. Quando o atleta B entra na reta da meta, a 84 m desta, o atleta A encontra-se 10 m à sua frente, tal como esquematizado na Figura 2.
Considere que, nesse instante, os módulos das velocidades dos dois atletas são 6,5 m s-1 e que, até chegar à meta, o atleta A mantém um movimento retilíneo e uniforme, enquanto o atleta B se movimenta retilineamente com uma aceleração constante de módulo 0,10 m s-2.
Considere o referencial Ox representado na Figura 2.
Justifique que o atleta A vence a corrida.
Na sua resposta, comece por apresentar as equações do movimento dos dois atletas e apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 Informações fornecidas:
- Atleta A:
⇒ x0 = 10 m
⇒ v0 = 6,5 m s−1
⇒ A velocidade é constante, o movimento será retilíneo e uniforme no sentido positivo do referencial, pelo que a aceleração é nula.
- Atleta B:
⇒ x0 = 0 m
⇒ v0 = 6,5 m s−1
⇒ a = 0,10 m s−2
⇒ O movimento deste atleta será retilíneo uniformemente acelerado no sentido positivo do referencial.
🛑 A partir das equações do movimento, qual dos atletas chegará primeiro à meta, 𝑥 = 84 m:
- Atleta A:
⇒ x (t) = x0 + v t ⇔ 84 = 10 + 6,5 t ⇔ tA = 11,4 s
- Atleta B:
⇒ x (t) = x0 + v t + ½ a t2 ⇔ 84 = 6,5 t + ½ x 0,10 x t2 ⇔ tB = 11,8 s
❇️ O primeiro atleta a chegar à meta e a vencer a corrida é o atleta A.
- tA = 11,4 s < tB = 11,8 s
Elementos de resposta:
⇒ As equações do movimento dos atletas A e B são respectivamente :
- xA = 10 + 6,5 t
- xB = 6,5t + ½ 0,10 t2
⇒ Os atletas A e B chegam à meta, respectivamente, nos instantes 11,4 s e 11,8 s;
ou
⇒ Os atletas A e B iriam cruzar-se na posição 102 m;
ou
⇒ O atleta A chega à meta (no instante 11,4 s), quando o atleta B se encontra na posição 80,6 m;
⇒ O atleta A (vence a corrida, pois) demora menos tempo a chegar à mesa (ou equivalente)
ou
⇒ O atleta A (vence a corrida, pois) só seria ultrapassado pelo atleta B após a meta (ou equivalente)
4. A prova de 400 metros planos exige um esforço muscular intenso, o que pode levar à formação de ácido lático, CH3CH(OH)COOH, que, em excesso, causa dores musculares e cansaço.
4.1. A Figura 3 representa um modelo tridimensional da molécula de ácido lático, na qual todas as ligações são covalentes, simples ou duplas.
Comparada com a ligação C – O , a ligação C = O apresenta
(A) menor energia de ligação e maior comprimento de ligação.
(B) menor energia de ligação e menor comprimento de ligação.
(C) maior energia de ligação e maior comprimento de ligação.
(D) maior energia de ligação e menor comprimento de ligação.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (D)
🛑 Na ligação C=O há partilha de dois pares de eletrões entre os dois átomos (ligação covalente dupla), enquanto que na ligação C─O (ligação covalente simples) há apenas a partilha de um par de eletrões.
🛑 A primeira ligação é mais forte que a segunda, há libertação de mais energia aquando da formação da ligação C=O.
🛑 O comprimento da ligação dupla, C=O, é menor relativamente à ligação C-O, devido ao aumento da densidade eletrónica entre os núcleos atómicos, o que resulta numa maior atração eletrostática e na diminuição da distância média internuclear de equilíbrio.
🛑 A energia de ligação dupla, C=O, é maior relativamente à ligação C-O, devido à partilha de dois pares de eletrões, conferindo maior estabilidade e requerendo mais energia para ser quebrada.
- Opção (D) ……………. 10 pontos
4.2. A produção de ácido lático pode provocar uma descida de pH muscular.
Quando, a uma determinada temperatura, o pH diminui em 0,5, a concentração de H3O+ (aq )
(A) aumenta, aproximadamente, para o triplo.
(B) diminui, aproximadamente, para um terço.
(C) aumenta, aproximadamente, para o dobro.
(D) diminui, aproximadamente, para metade.
- Opção (A)
🛑 A escala de pH é logarítmica, significando que uma redução de uma unidade de pH corresponde a um aumento de 10 vezes na concentração de H3O+.
- pH = – log [H3O+]
🛑 Uma diminuição de 0,5 unidades de pH implica em um aumento na concentração de H3O+.
❇️ A concentração de H3O+ aumenta, aproximadamente, três vezes quando o pH diminui em 0,5 unidades.
- Opção (A) ……………. 10 pontos
4.3. O ácido lático é um ácido monoprótico que se ioniza parcialmente em água, de acordo com a equação
CH3CH(OH)COOH (aq ) + H2O (l) ⇋ CH3CH(OH)COO– (aq ) + H3O+ (aq)
À temperatura de 25 ºC, a constante de acidez, Ka, é 1,38 x 10-4 .
Num laboratório, encontra-se um frasco que apresenta um rótulo manuscrito: «ácido lático (aq), pH 2,65».
Para confirmar esta informação, foi retirada do frasco uma amostra de 50,00 mL da solução de ácido lático e foi feita uma titulação com uma solução padrão de NaOH, de concentração 1,00 x 10-2 mol dm-3, tendo-se gastado 11,20 mL até se atingir o ponto de equivalência.
Determine o pH da solução de ácido lático, a 25 oC, mostrando que o valor apresentado no rótulo está incorreto.
Apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 Informações fornecidas:
⇒ Constante de acidez: Ka (CH3CH(OH)COOH)= 1,38 x 10-4
⇒ pH = 2,65
⇒ VCH3CH(OH)COOH = 50,00 mL
⇒ VNaOH = 11,20 mL
⇒ cNaOH = 1,00 x 10-2 mol dm-3
🛑 Cálculo da concentração da solução da solução titulada de ácido láctico:
⇒ Equação da titulação:
CH3CH(OH)COOH (aq ) + NaOH (aq) → CH3CH(OH)COO– (aq ) + Na+ (aq) + H2O (l)
⇒ No ponto de equivalência, as quantidades de titulante e titulado estão em proporções estequiométricas.
De acordo com a estequiometria da reação de titulação:
- nCH3CH(OH)COOH = nNaOH
🔶 nNaOH = c x V = 1,120 x 10-2 x 1,00 x 10-2 = 1,120 x 10-4 mol
🔶 nCH3CH(OH)COOH = 1,120 x 10-4 mol
- nCH3CH(OH)COOH = c x V ⇔ cCH3CH(OH)COOH = 1,120 x 10-4 / 5,00 x 10-2 ⇔ cCH3CH(OH)COOH = 2,24 x 10-3 mol dm-3
🛑 Cálculo do pH da solução de ácido láctico:
- pH = – log [ H3O+] = 3,31
❇️ O valor de pH indicado no rótulo do frasco não estava correto.
Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:
⇒ Calcula a concentração da solução de ácido lático (2,24 x 10-3 mol dm-3) ………. 4 pontos
⇒ Calcula a concentração de H3O+ no equilíbrio (4,91 x 10-4 mol dm-3) ………. 5 pontos
⇒ Calcula o pH da solução de ácido lático (3,31) ………. 3 pontos
4.4. Associe cada um dos átomos, no estado fundamental, apresentados na Coluna I, à afirmação correspondente, apresentada na Coluna II.
Escreva, na folha de respostas, cada letra da Coluna I seguida do número correspondente da Coluna II.
A cada letra corresponde apenas um número.
⇒ (a) – (2)
⇒ (b) – (1)
⇒ (c) – (4)
🛑 Configuração eletrónica dos elementos:
Carbono (C):
- Número atómico: 6
- Configuração eletrónica: 1s2 2s2 2p1x 2p1y
- Tem quatro eletrões de valência: 2s2 2p1x 2p1y
Oxigénio (O):
- Número atómico: 8
- Configuração eletrónica: 1s2 2s2 2p1x 2p1y 2p1z
- Tem seis eletrões de valência: 2s2 2p1x 2p1y 2p1z
Hidrogénio (H):
- Número atómico: 1
- Configuração eletrónica: 1s1
- Tem um eletrões de valência: 1s1
❇️ Nenhum destes elementos apresenta os eletrões de valência emparelhados.
❇️ Nenhum destes elementos tende a formar iões dipositivos estáveis.
⇒ (a) – (2)
⇒ (b) – (1)
⇒ (c) – (4)
- ……………. 10 pontos
5. As lesões desencadeiam processos inflamatórios que, geralmente, levam a um aumento localizado da temperatura.
Em medicina desportiva, obtêm-se imagens com gradientes térmicos corporais, chamadas termografias, para diagnosticar lesões.
A Figura 4 apresenta uma imagem termográfica que revela um aumento da temperatura, θ, da região medial do joelho de um atleta.
Na termografia, regista-se a intensidade
(A) da radiação infravermelha emitida pelo atleta.
(B) da radiação infravermelha absorvida pelo atleta.
(C) dos raios X emitidos pelo atleta.
(D) dos raios X absorvidos pelo atleta.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (A)
🛑 Todos os corpos emitem radiações eletromagnéticas, visíveis ou invisíveis pelo ser humano.
🛑 No caso dos corpos à temperatura ambiente, a radiação emitida corresponde à zona infravermelha (IV) do espectro, não visível. Esta radiação é utilizada para a realização de termografias e outras aplicações.
🛑 Em geral, as zonas lesionadas estão a maior temperatura que as zonas saudáveis. Por isso, as zonas lesionadas emitem radiação IV de maior radiância.
🛑 Este meio de diagnóstico (termografias) permite, portanto, detetar fenómenos inflamatórios.
- Opção (A) ……………. 10 pontos
.
6. O desfibrilhador automático externo (DAE) é um aparelho que, através da aplicação de uma descarga elétrica no tórax, permite reverter a paragem cardíaca.
Nos recintos desportivos, o DAE é fundamental para socorrer os atletas em caso de paragem cardíaca.
Considere que uma descarga elétrica transfere uma energia E, quando aplicada a um paciente cujo tórax apresenta uma resistência elétrica R e é submetido a uma diferença de potencial elétrico U.
6.1. A duração dessa descarga elétrica pode ser calculada por
- Opção (A) ……………. 10 pontos
6.2. A corrente elétrica que circula nos fios de cobre do desfibrilhador consiste no movimento de
(A) eletrões livres do polo positivo para o polo negativo.
(B) cargas positivas do polo positivo para o polo negativo.
(C) eletrões livres do polo negativo para o polo positivo.
(D) cargas positivas do polo negativo para o polo positivo.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (C)
🛑 A corrente elétrica resulta do movimento orientado dos portadores de carga elétrica (eletrões ou iões).
🛑 Os portadores de carga na corrente elétrica, que surgem em metais, são os eletrões livres do metal, que se movimentam no sentido oposto ao campo elétrico gerado, ou seja, do polo negativo para o polo positivo.
🛑 Muitas vezes associamos este sentido ao termo “sentido real da corrente”.
- Opção (C) ……………. 10 pontos
7. Um atleta, com 70 kg, efetua pequenos saltos verticais durante o treino.
A Figura 5, que não está à escala, representa esquematicamente um salto vertical desse atleta. Este inicia o movimento a partir do repouso (instante t0), perde o contacto com o solo (instante t1), atinge a altura máxima (instante t2) e volta ao contacto com o solo (instante t3).
Considere que:
– o atleta pode ser representado pelo seu centro de massa, segundo o modelo da partícula material;
– a resistência do ar é desprezável;
– entre os instantes t0 e t1, decorrem 0,20 s e, entre os instantes t1 e t2, decorrem 0,15 s.
7.1. Determine a intensidade da força de reação que, em média, o solo exerce no atleta entre os instantes t0 e t1.
Apresente todos os cálculos efetuados.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
⇒ Dado que a resistência do ar é desprezável, o movimento e ascensão e queda do atleta é de queda livre pois só ocorre por ação da sua força gravítica, que é uma força conservativa.
Considerando-se um referencial vertical, de baixo para cima, ter-se-á:
🛑 Determinar a magnitude da velocidade inicial com que o atleta inicia o salto dado que, no ponto mais alto, a sua velocidade é nula.
- v = v0 – gt ⇔ 0 = v0 – 9,80 x 0,15 ⇔ v0 = 1,47 m s-1
🛑 Calcular a magnitude da força de reação média que o solo exerce no atleta:
- Fr = m x a ⇔ N – Fg = m x a ⇔ N – m x g = m x a ⇔ N = 70 x 9,80 + 70 x 7,4 ⇔ N = 1200 N ⇔ N = 1,20 x 103 N
Determina o valor solicitado, percorrendo as etapas seguintes:
⇒ Calcula o módulo da velocidade do atleta no instante t1 (ou t3) (1,47 m s-1) ………. 4 pontos
⇒ Calcula o módulo da aceleração média do atleta entre os instantes t0 e t1 (7,35 m s-2) ………. 4 pontos
⇒ Calcula a intensidade da força de reação que, em média, o solo exerce no atleta entre os instantes t0 e t1 (1,2 x 103 N) ………. 4 pontos
7.2. Qual dos esboços de gráfico seguintes representa o trabalho realizado pela força gravítica, WFg, que atua no atleta, em função do deslocamento, d, durante o seu movimento ascendente?
- Opção (C) ……………. 10 pontos
7.3. Considere que um astronauta realiza um salto vertical na Lua, abandonando o solo com a mesma velocidade com que um atleta o faria na Terra.
A aceleração gravítica na Lua é, aproximadamente, 1/6 da aceleração gravítica na Terra.
Por comparação com o salto do atleta na Terra, na Lua, o astronauta salta
(A) três vezes mais alto.
(B) seis vezes mais alto.
(C) doze vezes mais alto.
(D) trinta e seis vezes mais alto.
- Opção (B)
🛑 Dado que a resistência do ar é desprezável, o movimento e ascensão e queda do aleta é de queda livre pois só ocorre por ação da sua força gravítica, que é uma força conservativa.
- ΔEc = Wtotal ⇔ Ecfinal – Ecinicial = WFg ⇔ Ecinicial = Fg x d x cos 180º ⇔ Ecinicial = m x g x d
🛑 Dado que, quer na Terra, quer na Lua, ao atleta iniciaria o salto com uma velocidade de igual módulo, tal faria com que a sua energia cinética inicial fosse igual nesses dois momentos, pois a sua massa é constante.
- m x gLua x dLua = m x gTerra x dTerra ⇔ gLua x dLua = gTerra x dTerra ⇔ gLua x dLua = 6 gLua x dTerra ⇔ dLua = 6 x dTerra
- Opção (B) ……………. 10 pontos
8. Um professor desafiou os alunos a planearem uma experiência, para determinar um valor aproximado da velocidade de propagação do som no ar, utilizando um apito, uma lanterna, uma fita métrica e um cronómetro.
Dois alunos, A e B, planearam uma experiência em que, para minimizar os erros experimentais, estariam suficientemente afastados um do outro, numa zona plana e livre de obstáculos.
8.1. Descreva um procedimento experimental que permita aos dois alunos obterem o módulo da velocidade de propagação do som no ar, respeitando as condições indicadas.
Considere apenas um ensaio.
Apresente um texto bem estruturado e utilize linguagem científica adequada.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 A velocidade de propagação da luz no ar é praticamente igual à velocidade de propagação da luz no vazio, e de valor muito elevado, o que faz com que se possa considerar a sua propagação como praticamente instantânea, para distâncias quotidianas.
🛑 Se um som e uma luz forem produzidos simultaneamente pode, em princípio, medir-se a velocidade de propagação do som dividindo-se a distância por ele percorrida pelo intervalo de tempo que decorreu entre o instante em que se percecionou a luz e se ouviu o som.
🛑 A velocidade de propagação do som pode ser obtida por:
1 – mede-se a distância entre o aluno A e o aluno B;
2 – o aluno A faz soar o apito e simultaneamente acende a lanterna;
3 – o aluno B inicia o cronómetro quando vê a luz da lanterna e desliga-o quando ouve o som do apito;
4 – divide-se a distância entre os dois alunos pelo intervalo de tempo medido.
OU
1 – mede-se a distância entre o aluno A e o aluno B;
2 – o aluno A faz soar o apito e aciona o cronómetro;
3 – o aluno B acende a lanterna quando ouve o som;
4 – o aluno A desliga o cronómetro quando vê a luz da lanterna;
5 – divide-se a distância entre os dois alunos pelo intervalo de tempo medido.
OU
1 – mede-se a distância entre o aluno A e o aluno B;
2 – o aluno A acende a lanterna e aciona o cronómetro;
3 – o aluno B faz soar o apito quando vê a luz da lanterna;
4 – o aluno A desliga o cronómetro quando ouve o som do apito;
5 – divide-se a distância entre os dois alunos pelo intervalo de tempo medido.
Elementos de resposta:
⇒ Os alunos medem a distância que os separa [com a fita métrica] (ou equivalente);
⇒ Um dos alunos liga a lanterna e, em simultâneo, apita (ou equivalente);
⇒ O outro aluno inicia a contagem do tempo [com o cronómetro] no instante em que vê a luz da lanterna e para no instante em que ouve o som do apito (ou equivalente).
8.2. No ar, o som é uma onda
(A) mecânica e longitudinal.
(B) mecânica e transversal.
(C) eletromagnética e longitudinal.
(D) eletromagnética e transversal.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
- Opção (A)
🛑 O som propaga-se no ar como uma sucessão de aumentos e de diminuições da pressão atmosférica ocorrida numa determinada região devido aos movimentos oscilatórios das partículas que ocorrem com a mesma direção de propagação da perturbação produzida.
❇️ É, por isso, uma onda mecânica e longitudinal.
- Opção (A) ……………. 10 pontos
9. Um grupo de alunos adicionou, num gobelé, uma solução amarela contendo iões ferro(3+), Fe3+, a uma solução incolor contendo iões tiocianato, SCN–, a uma determinada temperatura T, obtendo uma solução de cor vermelha, devido à presença do ião complexo tiocianato de ferro(III), [FeSCN]2+.
O equilíbrio que se estabelece pode ser traduzido por
Fe3+ (aq) + SCN– (aq) ⇋ [FeSCN]2+ (aq)
amarela incolor vermelha
9.1. Para testar o efeito da temperatura no equilíbrio em estudo, arrefeceu-se a solução preparada no gobelé, tendo sido observada uma intensificação da cor vermelha.
Conclua, justificando, se a variação de entalpia associada à reação de formação do ião [FeSCN]2+ (aq ) é positiva ou negativa.
Apresente um texto bem estruturado e utilize linguagem científica adequada.
A pontuação obtida na resposta contribui obrigatoriamente para a classificação final da prova
🛑 As observações efetuadas permitem concluir que o sistema em equilíbrio, quando sujeito a uma diminuição da temperatura, evolui no sentido direto, uma vez que, tendo-se intensificado a cor vermelha, isso indica a presença de uma maior concentração do produto da reação. Então, a reação direta é favorecida por baixas temperaturas.
🛑 Pelo Princípio de Le Châtelier, um sistema em equilíbrio químico reage a uma diminuição da sua temperatura favorecendo a reação que, ao ocorrer, liberta energia, para contrariar a causa da perturbação introduzida – ou seja, favorecendo a reação exotérmica.
❇️ Como a reação direta foi favorecida por baixas temperaturas e sabe-se que terá de ser favorecida a reação exotérmica, então conclui-se que a reação de formação do ião [FeSCN]2+ é exoenergética, pelo que a sua variação de entalpia é negativa.
Elementos de resposta :
⇒ Quando se arrefece a solução, [observa-se uma intensificação da cor vermelha, o que indica que] o sistema evolui no sentido de formação de [FeSCN]2+ [, isto é, no sentido direto]
⇒ [de acordo com o princípio de Le Châtelier,] a diminuição da temperatura favorece a reação exotérmica (ou equivalente);
⇒ A reação de formação de [FeSCN]2+ é uma reação exotérmica, sendo negativa a variação de entalpia associada à reação de formação do ião [FeSCN]2+.
9.2. Para testar o efeito da concentração no equilíbrio em estudo, os alunos dispunham ainda de soluções aquosas de trinitrato de ferro, Fe(NO3)3, e de hidróxido de sódio, NaOH, cujos iões hidróxido, OH–, formam com o ião Fe3+ um sal pouco solúvel de tri-hidróxido de ferro, Fe(OH)3.
Mantendo a temperatura constante, adicionaram ao gobelé algumas gotas de uma destas soluções e observaram uma diminuição da intensidade da cor vermelha.
Na solução preparada inicialmente no gobelé, encontram-se presentes _______ . A diminuição da intensidade da cor vermelha deve-se à adição da solução aquosa de _______ .
(A) os iões Fe3+, SCN– e [FeSCN]2+ … Fe(NO3)3
(B) apenas os iões Fe3+ e SCN– … Fe(NO3)3
(C) os iões Fe3+, SCN– e [FeSCN]2+ … NaOH
(D) apenas os iões Fe3+ e SCN– … NaOH
- Opção (C)
🛑 Nos equilíbrios químicos encontram-se presentes as espécies químicas dos reagentes e dos produtos, dado que a reação é incompleta. Estão, então, presentes as três espécies químicas: iões ferro (3+),Fe3+, iões tiocianato, SCN− e iões tiocianato de ferro(III), [FeSCN]2+.
🛑 Este equilíbrio foi alterado por modificação da concentração de uma das espécies presentes, devido à adição de uma solução, cujo efeito foi a diminuição da intensidade da coloração vermelha, pelo que se conclui que foi favorecida a reação no sentido inverso. Tal poderá acontecer, com base no Principio de Le Châtelier, porque foi adicionado um produto ou porque foi removido um reagente.
❇️ Perante as duas opções de soluções possíveis de adicionar que tenha provocado tal desequilíbrio, conclui-se que apenas a solução aquosa de cloreto de sódio poderia ter sio a causadora, dado que, ao formar o precipitado de tri-hidróxido de ferro, retira o ião ferro (3+) da solução.
- Opção (C) ……………. 10 pontos
FIM




























